Discurso durante a 183ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogios ao Ministério da Educação, por buscar solucionar os problemas da contratação de professores para o curso de medicina em Rondonópolis (MT).

Críticas ao Ministério dos Transportes, por não reestruturar a concessão das BRs 163 e 164.

Defesa de urgência na tramitação de projeto de lei que libera repasses do Fundo de Exportação (FEX).

Autor
José Medeiros (PODE - Podemos/MT)
Nome completo: José Antônio Medeiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO:
  • Elogios ao Ministério da Educação, por buscar solucionar os problemas da contratação de professores para o curso de medicina em Rondonópolis (MT).
TRANSPORTE:
  • Críticas ao Ministério dos Transportes, por não reestruturar a concessão das BRs 163 e 164.
ECONOMIA:
  • Defesa de urgência na tramitação de projeto de lei que libera repasses do Fundo de Exportação (FEX).
Publicação
Publicação no DSF de 30/11/2017 - Página 59
Assuntos
Outros > EDUCAÇÃO
Outros > TRANSPORTE
Outros > ECONOMIA
Indexação
  • ELOGIO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), SOLUÇÃO, CONTRATAÇÃO, PROFESSOR, CURSO SUPERIOR, MEDICINA, MUNICIPIO, RONDONOPOLIS (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT).
  • CRITICA, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), MOTIVO, AUSENCIA, REESTRUTURAÇÃO, CONTRATO, CONCESSÃO, RODOVIA, AMBITO NACIONAL, ESTADO DE MATO GROSSO (MT).
  • DEFESA, URGENCIA, TRAMITAÇÃO, PROJETO DE LEI DA CAMARA (PLC), OBJETO, AUXILIO FINANCEIRO, ESTADOS, DISTRITO FEDERAL (DF), MUNICIPIOS, OBJETIVO, FOMENTO, EXPORTAÇÃO.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT. Sem revisão do orador.) – Muito obrigado, Sr. Presidente.

    Hoje eu estive conversando no Ministério da Educação e tive a grata satisfação em saber que o Ministério está trabalhando arduamente para resolver um problema que surgiu com a contratação de professores para o curso de medicina na cidade de Rondonópolis, no Mato Grosso.

    Também, Sr. Presidente, fizemos uma gestão junto ao Ministério dos Transportes, porque, no entroncamento das BRs 163 e 364, em Mato Grosso, há um grande gargalo, porque ali há um terminal ferroviário de cargas que cria um grande congestionamento.

    Ficou acertado, depois da concessão das rodovias, BRs 163 e 164, que seriam feitas ali obras para terminar aquele conflito. Mas, infelizmente, até agora continua o mesmo problema. O Ministro prometeu que, tão logo seja feita a reestruturação do contrato da concessionária, será o primeiro problema a ser resolvido.

    Também, Sr. Presidente, eu gostaria de solicitar a V. Exª que pudesse ser colocado... Já fizemos esse pedido ontem, mas eu gostaria de reforçar hoje. Estados como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, afinal, o Centro-Oeste inteiro e também parte do Sul, dependem muito do pagamento do FEX (Fundo de Exportação). Esse projeto está sendo aprovado na Câmara. Nós solicitamos que, tão logo chegue aqui ao plenário, V. Exª possa colocar em votação. Tão logo chegue aqui ao Senado, que ele possa ser colocado em votação, porque disso depende, em muitos Estados, o pagamento da folha dos funcionários.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/11/2017 - Página 59