Discurso durante a 182ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Alerta para a importância da prevenção no tratamento do câncer e seu diagnóstico precoce.

Autor
Eduardo Amorim (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SE)
Nome completo: Eduardo Alves do Amorim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Alerta para a importância da prevenção no tratamento do câncer e seu diagnóstico precoce.
Publicação
Publicação no DSF de 29/11/2017 - Página 33
Assunto
Outros > SAUDE
Indexação
  • REGISTRO, COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL, COMBATE, CANCER, APREENSÃO, ORADOR, AUMENTO, DOENÇA, NECESSIDADE, SOCIEDADE CIVIL, MOBILIZAÇÃO, PREVENÇÃO, DEFESA, CONSTRUÇÃO, HOSPITAL, ESTADO DE SERGIPE (SE).

    O SR. EDUARDO AMORIM (Bloco Social Democrata/PSDB - SE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Obrigado, Sr. Presidente, Senador Reguffe, que preside a sessão neste momento, Srªs e Srs. Senadores, ouvintes da Rádio Senado, espectadores da TV Senado, todos que nos acompanham pelas redes sociais e todos que estão aqui nas galerias do Senado, especialmente os servidores da Associação dos Servidores Públicos que aguardam a votação da Medida Provisória 791, boa sorte a todos.

    Sr. Presidente, no dia 27 de novembro, é comemorado – instituído pela Portaria do Ministério da Saúde 707 – o Dia Nacional de Combate ao Câncer, data criada em 1988 com a finalidade de ampliar o conhecimento da população sobre as formas de prevenção e de tratamento dessa doença que, a cada ano, acomete mais e mais pessoas em todo o mundo, e no Brasil não é diferente.

    O câncer, que no passado foi considerado uma doença de países desenvolvidos, nas últimas quatro décadas vem apresentando aumento não só na incidência, mas também na mortalidade, nos países em desenvolvimento, incluindo o Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que, até o final deste ano, sejam registrados 600 mil novos casos de câncer, nas suas diversas formas, nos seus diversos tipos, em todo o País.

    Sr. Presidente, em média, um terço das mortes por câncer está relacionado aos conhecidos, e muitas vezes ignorados, fatores de risco, como, por exemplo, o fumo, o consumo de bebidas alcoólicas, o sedentarismo e a alimentação inadequada, gatilhos que podem ser evitados com mudanças simples no estilo de vida.

    Por isso, colegas Senadores, o primeiro passo para que possamos começar a vencer essa doença é, sem sombra de dúvida, a prevenção. A prevenção é o melhor de todos os tratamentos, é aquele que não tem sofrimento, é aquele que, com certeza, valoriza a vida e evita muitas mortes. E, para tal, é importante que tenhamos conhecimento de quem são os vilões presentes no dia a dia de todos nós, dos maus hábitos, especialmente alimentares.

    O uso do tabaco talvez seja o maior deles e está associado a dezenas de tipos de câncer, como os de pulmão, estômago, bexiga e colo uterino. É sabido que, em cada cigarro, existem mais de 4,7 mil substâncias tóxicas e cancerígenas, tais como acetona, formol e naftalina. Portanto, a decisão de largar o cigarro é uma das mais importantes na vida de um fumante, pela sua própria saúde e pela saúde de quem está a sua volta.

    Outro fator é o consumo de álcool, que socialmente é bem aceito. Entretanto, está associado a mais de 200 doenças como as cardiovasculares, as mentais e as hepáticas, além de aumentar o risco de câncer de boca, de esôfago, de fígado e de mama, principalmente se combinado com o tabagismo. Por isso, evitar ao máximo o consumo de bebidas é prova de inteligência e, sobretudo, de amor à vida.

    Entretanto, além de evitar o consumo de fumo e álcool, há outros aspectos da prevenção que precisam ser divulgados. O uso do preservativo, por exemplo, é um deles. O método é conhecido para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Contudo, é importante lembrar que entre elas está o vírus do HPV, este diretamente associado ao câncer de colo do útero, que infelizmente mata milhares de mulheres, todos os anos, no nosso País, em pleno século XXI.

    Sr. Presidente, colegas Senadores...

(Soa a campainha.)

    O SR. EDUARDO AMORIM (Bloco Social Democrata/PSDB - SE) – ... uma alimentação balanceada, de preferência sem alimentos industrializados e com a ingestão de bastante água, diminui os riscos de infecção, desintoxica nosso organismo e contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. E aqui devemos lembrar da importância da atividade física, além de ajudar na manutenção do peso para uma saúde adequada.

    Continuando com aspectos importantes para prevenção do câncer, eu gostaria de lembrar a todos que a exposição ao sol também é benéfica à saúde. Porém, com certeza, o excesso já nos leva ao câncer de pele.

    Sr. Presidente, colegas Senadores, o enfrentamento dos diversos tipos de câncer passa pela prevenção, pelo diagnóstico precoce e pelo tratamento adequado, disso ninguém duvida. Entretanto, o descaso com a saúde tem ceifado a vida de milhares de brasileiros. O número de mortes no País por câncer por conta...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    O SR. EDUARDO AMORIM (Bloco Social Democrata/PSDB - SE) – Presidente, mais uns dois minutos, por favor.

    O número de mortes no País por conta de câncer tem aumentado 31% desde o ano 2000. Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que, no início do século, 152 mil brasileiros morriam por ano da doença. Hoje o câncer é a segunda causa de morte no País, superado apenas pelas doenças cardiovasculares. Como já mencionei, a Organização Mundial de Saúde também preconiza que a única forma imediata de frear esse avanço do câncer é incrementar os serviços de diagnóstico e a detecção da doença ainda no seu estágio inicial.

    Por isso, a minha luta incessante e incansável pela criação do Hospital do Câncer em Sergipe, luta lamentavelmente ignorada pelo Governo que lá está. Entretanto, colegas Senadores, costumo dizer que os planos de Deus nem sempre são iguais aos nossos e quis Ele, Deus, que, em 2015, eu conhecesse aqui, desta tribuna, o Sr. Henrique Prata, Diretor-Presidente do Hospital do Câncer de Barretos, hoje o Hospital do Amor, e que, naquele momento, disse-me da imensa vontade que ele tinha de resgatar sua raiz sergipana já que sua família paterna tinha origem no nosso Estado.

    Eis que, menos de dois anos após esse encontro, o Município de Lagarto, terceira cidade maior do nosso Estado, localizado na região centro-sul de Sergipe e cidade de origem da família do Sr. Henrique Prata, recebeu uma unidade fixa de diagnóstico e prevenção do Hospital do Câncer de Barretos, além de uma unidade móvel que atende diversas cidades de todo o Estado de Sergipe, incluindo a capital. Sem sombra de dúvida, é uma grande conquista para a saúde pública em Sergipe. Entretanto, não contempla todo o Estado.

    Portanto, o sonho da construção do Hospital do Câncer em Sergipe segue firme. E, para esse fim, já foram destinados mais de R$200 milhões, por meio de emendas da Bancada sergipana. Mas lamentavelmente deste montante já foram perdidos mais de R$147 milhões por falta de compromisso do Governo que lá está com a saúde pública, especialmente com a de todos nós sergipanos. Até o momento, nenhuma parede sequer foi construída e nenhum único tijolo foi colocado no local, mais uma demonstração inconteste do descaso com o povo sergipano.

    Finalizando, Sr. Presidente, eu gostaria de deixar o alerta para a necessidade de olharmos mais atentamente para o câncer e de cuidarmos mais de perto do nosso povo, da nossa gente. Isso se faz, Sr. Presidente, sobretudo, fazendo uma prevenção digna, como faz o Hospital do Câncer, sobretudo para as mulheres brasileiras, especialmente aquelas que poderão ter algum tipo de câncer de mama ou de câncer de colo uterino, com as suas inúmeras carretas e caminhões que percorrem diversas regiões desse Estado, como o meu Estado de Sergipe, fazendo a busca ativa, fazendo da prevenção o melhor de todos os tratamentos.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/11/2017 - Página 33