Discurso durante a 182ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Aplausos às iniciativas do Governo da Bahia na área de saúde pública, notoriamente com a inauguração de duas policlínicas no estado.

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Aplausos às iniciativas do Governo da Bahia na área de saúde pública, notoriamente com a inauguração de duas policlínicas no estado.
Publicação
Publicação no DSF de 29/11/2017 - Página 37
Assunto
Outros > SAUDE
Indexação
  • ELOGIO, GOVERNO ESTADUAL, INICIATIVA, AREA, SAUDE PUBLICA, INAUGURAÇÃO, CASA DE SAUDE, MUNICIPIO, GUANAMBI (BA), TEIXEIRA DE FREITAS (BA), ESTADO DA BAHIA (BA).

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - BA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, meios de comunicação da Casa, brasileiros e brasileiras, conterrâneos que nos acompanham por esses meios de comunicação, eu tenho a alegria de poder, neste momento, Senador Otto Alencar– que vai falar logo após a minha fala – dizer que, apesar desse quadro, aqui ressaltado pelo Senador Amorim e pela Senadora Ana Amélia em relação ao câncer no Brasil – e que nos preocupa também muito –, a Bahia tem boas notícias a dar em relação ao compromisso do Estado da Bahia com a saúde do povo do nosso Estado.

    Nesta última sexta feira, participamos nós, da Bancada da Bahia – Deputados Federais, Deputados Estaduais, o Senador Otto Alencar, eu própria, o Governador Rui Costa, o Secretário Jaques Wagner – da comitiva do Governador que inaugurou na cidade de Guanambi, a 670km de Salvador, a Policlínica da região do Alto Sertão, que visa beneficiar cerca de meio milhão de baianos, que passarão a contar com a cobertura de todos os exames gratuitos solicitados pelo Sistema Único de Saúde.

    Já são duas policlínicas no Estado da Bahia. Na semana anterior, o Governador inaugurou a Policlínica de Teixeira de Freitas e, agora, a Policlínica de Guanambi.

    A policlínica será gerida também em um sistema moderno, Senador Reguffe, porque é um consórcio de saúde a que os Municípios aderem. O Governo do Estado constrói a unidade de saúde, mas os seus serviços serão financiados em 40% do custo pelo Estado e em 60% pelo consórcio, proporcionalmente à população de cada Município.

    É uma forma compartilhada, moderna de gestão, que divide as responsabilidades e que, acima de tudo, assegura aquilo que foi um compromisso do Governador desde o início da campanha até o seu governo hoje: o de interiorizar as ações de saúde, fortalecendo o sistema de atenção básica da saúde em nosso Estado.

    É uma engenharia nova, moderna, para garantir que a população do interior do Estado da Bahia tenha acesso a consulta com especialistas das diversas especialidades e tenha acesso aos exames que são essenciais para definir claramente o diagnóstico – e especialmente no caso do câncer, o diagnóstico precoce é essencial para salvar vidas.

    Nós visitamos a policlínica. Há lá todos os tipos de equipamentos de última geração: aparelhos para realizar tomografia, endoscopia, colonoscopia, mamografia exames do colo de útero, aparelhos para realizar ressonância magnética, todos de última geração, colocados gratuitamente à disposição do povo daquela região.

    Isso eu quero destacar, juntamente com o convênio que o Governador anunciou, lá naquele local, que está fazendo com o Hospital de Barretos, para fazer o rastreamento do câncer com a carreta em todos os Municípios da região, identificando os casos de câncer de mama, de útero, com uma equipe que será especializada para, identificado o paciente ou a paciente com câncer, acompanhar todo o processo de tratamento para impedir que este seja interrompido. Fará – como já ressaltou a direção do Hospital de Barretos, ao final desse processo – com que a Bahia seja, sem dúvida alguma, a partir de então, o Estado referência em rastreamento de câncer de mama e de útero no Brasil.

    Para nós mulheres, para a nossa população feminina, é extremamente importante esse sistema de atenção à saúde básica que está sendo montado no nosso Estado.

    O Governador – muito humilde, operoso, competente – disse claramente que visitou o Estado do Ceará, analisou, estudou o sistema de policlínicas daquele Estado, e levou para a Bahia, atualizando e buscando melhorar a sua gestão.

    Nós, portanto, temos a clareza de que, a partir de agora, os moradores de Caculé, de Caetité, de Candiba, de Carinhanha, de Feira da Mata, de Guanambi, de Ibiassucê, de Igaporã, de luiú, de Jacaraci, de Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi serão beneficiados por essa policlínica.

    Além disso, ontem, na UPB, o Governador assinou uma série de convênios voltados a garantir aos Municípios o atendimento em saúde com ambulâncias e outros equipamentos, beneficiando a capacidade do Município de atender bem o morador da sua cidade.

    A entrega desses equipamentos ocorre neste momento em que se faz esta campanha, o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Nós temos os dados de uma estimativa de 58 mil mulheres com câncer de mama em 2017; mais de 5 mil mulheres mortas por câncer de colo de útero em 2013, com estimativa de mais de 16 mil novos casos por ano, sendo o terceiro tipo de tumor mais frequente na população feminina; de câncer de ovário, houve 6.150 novos casos no ano passado, formando a quinta maior causa de morte por câncer entre as mulheres.

    Uma pesquisa divulgada ontem e realizada em todo o Brasil aponta que quase 55% dos brasileiros entre 16 e 25 anos têm HPV, dos quais 38,4% são do tipo de alto risco para o desenvolvimento de câncer. Portanto, esta, sem dúvida alguma, é uma doença que amedronta e preocupa a população brasileira.

    Com a carreta para identificar e para rastrear os diversos tipos de câncer que são típicos da população feminina em nosso Estado, nós teremos condição não de impedir a doença, mas de fazer o diagnóstico precoce e de dar o tratamento necessário a cada uma das mulheres, jovens e adolescentes do nosso Estado.

    Por isso mesmo, Sr. Presidente, quero dar parabéns ao Governador Rui Costa e dizer que eu não tenho dúvida de que sua aprovação vem crescendo a cada dia no Estado da Bahia justamente pelo compromisso que tem demostrado com a saúde da nossa população.

(Soa a campainha.)

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - BA) – Na próxima semana, no dia 1º, em Itaberaba, será inaugurado o novo Hospital Regional daquela região, que é a região do Dr. Otto Alencar, que é chapadeiro, ou seja, da Chapada Diamantina. Seabra fica exatamente no meio geográfico da Bahia. Com essas ações, o Governador Rui Costa fortalece o seu compromisso com o povo da Bahia em defesa de sua saúde e da democratização do acesso à saúde em nosso Estado.

    Como representante dos baianos, especialmente das mulheres da Bahia, fico feliz com as novas notícias que o nosso Governo anuncia e cumpre para o povo baiano.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/11/2017 - Página 37