Pronunciamento de Wellington Fagundes em 28/11/2017
Discurso durante a 182ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Solicitação ao Ministro Mendonça Filho e ao Secretario da Educação Superior, Paulo Barone, para que autorizem a contratação de professores para a Universidade Federal de Mato Grosso no campus de Rondonópolis.
- Autor
- Wellington Fagundes (PR - Partido Liberal/MT)
- Nome completo: Wellington Antonio Fagundes
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
EDUCAÇÃO:
- Solicitação ao Ministro Mendonça Filho e ao Secretario da Educação Superior, Paulo Barone, para que autorizem a contratação de professores para a Universidade Federal de Mato Grosso no campus de Rondonópolis.
- Publicação
- Publicação no DSF de 29/11/2017 - Página 80
- Assunto
- Outros > EDUCAÇÃO
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, MENDONÇA FILHO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), SECRETARIA DE GOVERNO, AUTORIZAÇÃO, CONTRATAÇÃO, PROFESSOR, UNIVERSIDADE, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), OBJETIVO, TRABALHO, LOCAL, MUNICIPIO, RONDONOPOLIS (MT).
O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Moderador/PR - MT. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, aproveitando o intervalo entre a votação, eu gostaria de registrar que, nesta semana, nós tivemos uma reunião na minha cidade natal, Rondonópolis, com os alunos da Universidade Federal, bem como com os professores, liderados pela Pró-Reitora Analy Polizel e pelo Vereador, que também é da universidade, Silvio Negri, um companheiro do PCdoB. Ele e outros vereadores lá estiveram levando uma preocupação muito grande por parte da universidade, do campus de Rondonópolis, bem como dos alunos que começaram o curso de Medicina há três anos – esse curso de Medicina começou com 40 vagas.
Rondonópolis é a cidade polo da região sul de Mato Grosso e a segunda cidade em termos de orçamento do Estado. Esse campus da universidade é um dos mais antigos, com mais de 30 anos. Inclusive estamos trabalhando e já temos um projeto, enviado pelo Executivo, pela Presidente Dilma, para a criação da Universidade Federal de Rondonópolis.
O que causa preocupação, neste momento, é exatamente a contratação de professores para que se dê segmento ao curso de Medicina. Como eu disse, o curso já está no terceiro ano, e, é claro, extremamente importante que o Ministro autorize... Por isso, falamos com o Secretário de Educação Superior, Paulo Barone, para que autorize a contratação de 29 vagas de professores para atender ao curso de Medicina na cidade de Rondonópolis. O Senador Medeiros, que comunga com essa linha de defesa, também esteve, na mesma data, com os alunos.
Há uma preocupação, inclusive, de fechamento desse curso, mas, é claro, por qualquer crise que pudesse existir, seria impossível pensar na possibilidade de se fechar um curso de Medicina, um curso novo, criado agora, numa região que está expandindo.
Mato Grosso é um Estado de 900 mil quilômetros quadrados, com uma população ainda muito pequena – menos de 3 milhões de habitantes –, mas é o Estado que mais está se desenvolvendo, tanto em termos de população como de produção. É um Estado que é uma nova fronteira agrícola, mas, sem dúvida nenhuma, com uma deficiência no número de médicos muito grande. Aliás, a criação desses cursos de Medicina no interior se deu exatamente para atender à demanda do interior, porque hoje muitos alunos se formam no grande centro e não querem ir para o interior. Então, essa faculdade de Medicina atende não só à região sul de Mato Grosso, mas também à região do Araguaia. Estamos lutando, inclusive, para a criação do curso de Medicina na cidade de Barra do Garças, que vai atender a todo o Vale do Araguaia, bem como ao Estado de Goiás.
Então, fica aqui o nosso registro de pedido ao Ministro Mendonça Filho e também ao Secretário de Educação Superior, Paulo Barone, para que autorizem a contratação dessas 29 vagas de professores para a Universidade Federal de Mato Grosso no campus de Rondonópolis. Já foi autorizada a contratação de 23 novos professores para o curso de Medicina na cidade de Sinop, que é extremamente importante também, porque é outra cidade polo do nortão de Mato Grosso. Então, fica aqui, agora, o pedido da necessidade da contratação dessas 29 vagas de professores para a Universidade Federal de Mato Grosso no campus de Rondonópolis.