Discurso durante a 179ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Registro do restabelecimento do sinal de transmissão da Rádio Nacional da Amazônia na Região Amazônica.

Elogio ao servidor Felipe Salto, do Senado Federal, por receber o Prêmio Jabuti de Economia.

Autor
José Medeiros (PODE - Podemos/MT)
Nome completo: José Antônio Medeiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IMPRENSA:
  • Registro do restabelecimento do sinal de transmissão da Rádio Nacional da Amazônia na Região Amazônica.
SENADO:
  • Elogio ao servidor Felipe Salto, do Senado Federal, por receber o Prêmio Jabuti de Economia.
Publicação
Publicação no DSF de 23/11/2017 - Página 153
Assuntos
Outros > IMPRENSA
Outros > SENADO
Indexação
  • REGISTRO, RESTABELECIMENTO, REDE DE TRANSMISSÃO, EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO (EBC), RADIO, REGIÃO AMAZONICA.
  • ELOGIO, SERVIDOR PUBLICO CIVIL, SENADO, MOTIVO, RECEBIMENTO, PREMIO, JABOTI (PR), ECONOMIA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SECRETARIA DE REGISTRO E REDAÇÃO PARLAMENTAR - SERERP

COORDENAÇÃO DE REDAÇÃO E MONTAGEM - COREM

22/11/2017


    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, faço um importante registro para este Plenário de um comunicado que recebemos da direção da Empresa Brasil de Comunicação nos informando que a Rádio Nacional da Amazônia está de volta às comunidades de toda a região amazônica, com o restabelecimento pleno do sinal de transmissão.

    Sr. Presidente, desde a semana passada, o sinal já podia ser captado pela população. Uma ouvinte da cidade de Paulo Ramos, no Maranhão, chegou a telefonar para a produção da Nacional da Amazônia avisando, com emoção, que estava sintonizando a emissora, de forma limpa e clara.

    Desde o dia 20 de março, a rádio estava operando com alcance reduzido, depois que uma sequência de raios que atingiu a subestação de energia do parque de transmissão, aqui em Brasília.

    Segundo informações da diretoria da EBC, o restabelecimento do sinal foi resultado do empenho de técnicos e de engenheiros da empresa, que adotaram uma solução criativa e de baixo custo, enfrentando a escassez de recursos que atinge todas as empresas públicas do país.

    Sr. Presidente, a solução encontrada foi transferir para a subestação danificada um dos três geradores do grupo de back-up do sistema de energia que atende todo o grupo EBC. Mesmo com a transferência, o nível de back-up permanece garantindo segurança plena na operação das emissoras de rádio e de TV.

    A alternativa implementada é provisória, mas permite o retorno da cobertura da Rádio Nacional da Amazônia com a metade do custo operacional regular até a solução definitiva.

    A direção da EBC reconhece a importância da Rádio Nacional da Amazônia para o país e, especialmente, para as comunidades da região amazônica e agradece aos ouvintes que mantiveram a confiança na volta da normalidade do sinal de transmissão.

    A direção da EBC, na pessoa diretor-presidente Laerte Rímoli, agradece também a equipe da rádio e a total dedicação dos técnicos e engenheiros que conseguiram colocar novamente no ar a transmissão desse importante veículo de comunicação para o País.

    Portanto, Senhor Presidente, quer apresentar os mais sinceros agradecimentos a todos que compõem o elenco de diretores e colaboradores da Empresa Brasil de Comunicação.

    Era o que tinha a dizer.

    Muito obrigado, Sr. Presidente!

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, esta Casa se regozija bastante com o servidor Felipe Salto que ganhou o Prêmio Jabuti de Economia, um dos mais importantes do país. Desde a publicação, o livro tem recebido muitos elogios da crítica especializada.

    Trata-se do livro “Finanças Públicas: da Contabilidade Criativa ao Resgate da Credibilidade”, organizado pelo servidor Felipe Salto e por Mansueto Almeida, do Ministério da Fazenda, publicado pela Editora Record, com análises sobre as contas públicas brasileiras desenvolvidas por diversos especialistas da área.

    O Prêmio Jabuti é o mais importante prêmio literário do Brasil. Lançado em 1959, foi idealizado por Edgard Carvalheiro, quando presidia a Câmara Brasileira do Livro. Desde a primeira premiação, o Jabuti foi se aprimorando e, ao longo dos anos, foi ganhando novas categorias. Hoje, a premiação contempla desde romances a livros didáticos e desde livros de ilustração a projetos gráficos. O escritor a receber mais vezes o prêmio foi Dalton Trevisan, tendo sido premiado quatro vezes na categoria Conto, em 1960, 1965, 1995 e 2011. Em 2015, o Prêmio passou a ser dividido em 27 categorias de livros.

    Felipe Salto, Sr. Presidente, é diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente e está no Senado desde 2015, tendo trabalhado com os colegas senadores José Serra e José Aníbal.

    O principal objetivo do livro, segundo os autores, é mostrar a importância da responsabilidade fiscal no processo de retomada do crescimento econômico. Cada capítulo traz diagnósticos e propostas para temas específicos: federalismo fiscal; relacionamento entre Tesouro e Banco Central; instituições fiscais; política de pessoal; e a questão orçamentária, entre outros.

    Para o servidor Felipe Salto, a responsabilidade fiscal é a chave para o país voltar a crescer e promover políticas públicas eficazes. Segundo disse, o livro ajuda a fazer um debate mais qualificado, já que cada capítulo faz um diagnóstico e apresenta uma proposta, apontando caminhos para a retomada do equilíbrio fiscal.

    Outro que merece destaque é o servidor Marcos Mendes, consultor do Senado, que também colaborou com a obra, escrevendo dois capítulos: “A política de pessoal do governo federal” e “Os conflitos federativos na democracia brasileira”.

    Feito esse importante registro, quero em nome dessa Casa parabenizar os autores do livro e pedir que a Mesa Diretora do Senado da República faça constar nos anais desta Câmara Alta os relevantes serviços prestados ao País pelos servidores Felipe Salto e Marcos Mendes e pelo senhor Mansueto Almeida.

    Era o que tinha a dizer.

    Muito obrigado, Sr. Presidente!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/11/2017 - Página 153