Pela ordem durante a 187ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa do prosseguimento das obras de duplicação da BR-116, no trecho que liga os Municípios de Eldorado do Sul-Guaíba e de Pelotas (RS).

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
TRANSPORTE:
  • Defesa do prosseguimento das obras de duplicação da BR-116, no trecho que liga os Municípios de Eldorado do Sul-Guaíba e de Pelotas (RS).
Publicação
Publicação no DSF de 06/12/2017 - Página 49
Assunto
Outros > TRANSPORTE
Indexação
  • DEFESA, OBRAS, DUPLICIDADE, RODOVIA, MUNICIPIO, ELDORADO DO SUL (RS), GUAIBA (RS), PELOTAS (RS), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) – Eu queria, com muita honra, receber no plenário a Prefeita de Pelotas, uma das três maiores cidades do nosso Rio Grande do Sul. Pelotas tem mais de 300 mil habitantes, é uma cidade que praticamente atrai as atenções não só do ponto de vista econômico, mas também social e cultural e fica na metade sul do nosso Estado, no litoral sul precisamente.

    Lamentavelmente, hoje foi publicada no Diário Oficial da União a liberação de R$210 milhões para a segunda ponte do Guaíba. Nós não discutimos, Senador Cidinho Santos, em nenhum momento, a pouca relevância dessa obra – essa obra é muito importante –, porém eu queria ressaltar, com a presença da Prefeita, que ela, junto com o grupo Aliança Pelotas, defendeu o prosseguimento das obras de duplicação da BR-116 no trecho Eldorado do Sul-Guaíba até Pelotas.

    Essa estrada, pela paralisação das obras em muitos trechos, está matando, a cada semana, muitas pessoas, Senador Cidinho, e obra parada é obra muito cara. Penso que teria havido maior racionalidade, cara Prefeita Paula Mascarenhas, se tivessem compartilhado metade desse recurso de R$210 milhões para a ponte do Guaíba e metade para a conclusão das obras da BR-116. E a própria Prefeita estava me alertando sobre esses riscos dessa não conclusão da duplicação da 116, exatamente porque você vai ter uma ponte – se tiver – que vai começar, vai acabar e vai ampliar o fluxo de veículos sobre a 116. Como você não tem a obra concluída na duplicação, vai criar mais um problema, mais mortes, mais acidentes e mais custos para a sociedade, que paga essa conta.

    Prefeita Paula, eu a convidei para vir aqui ao Plenário para manifestar essa minha não indignação – porque é compreensível numa escassez de recursos –, mas a minha inconformidade de não ter havido um equilíbrio na liberação dos recursos, mesmo que a Bancada tenha discutido exaustivamente a ponderação feita pela Aliança Pelotas que interessa a vários Municípios de toda a Costa Doce – Camaquã, Cristal, Tapes, na entrada, Turuçu, Barra do Ribeiro. Passa por ali até chegar a Pelotas, vai passando por toda aquela região da BR-116. Então, cara Prefeita Paula Mascarenhas, seja muito bem recebida aqui pelos colegas Senadores.

    Está presidindo o Senador Cidinho Santos, que é de Mato Grosso e entende muito bem o que é a questão da relevância da logística, porque os mato-grossenses também sofrem com a falta de uma logística eficiente para o escoamento das safras. Pelotas não é diferente.

    Então, parabéns pelo seu empenho.

    E Pelotas está tentando agora conseguir um empréstimo no Fonplata, que é um financiamento da área de organismos internacionais da América Latina do Fundo do Prata, para fazer aplicações na área rural e urbana daquele grande e importante Município, que faz uma festa muito bonita, a Fenadoce, com o resgate dos doces tradicionais portugueses.

    Muito obrigada, Presidente.

    Parabéns, Prefeita Paula Mascarenhas.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/12/2017 - Página 49