Pela ordem durante a 187ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicitação de apoio para aprovação do PLC nº 147, de 2017, que visa permitir o acesso de mulheres nas carreiras operativas das Forças Armadas.

Autor
Hélio José (PROS - Partido Republicano da Ordem Social/DF)
Nome completo: Hélio José da Silva Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
DEFESA NACIONAL E FORÇAS ARMADAS:
  • Solicitação de apoio para aprovação do PLC nº 147, de 2017, que visa permitir o acesso de mulheres nas carreiras operativas das Forças Armadas.
Publicação
Publicação no DSF de 06/12/2017 - Página 50
Assunto
Outros > DEFESA NACIONAL E FORÇAS ARMADAS
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, APOIO, PROJETO DE LEI, AUTORIZAÇÃO, MULHER, TRABALHO, CARGO, OFICIAL DE MARINHA.

    O SR. HÉLIO JOSÉ  (PROS - DF. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, eu queria fazer uma homenagem especial à Marinha do Brasil.

    Hoje nós estamos, principalmente as mulheres marinheiras, tendo a honra de estar contando aqui com a presença da Contra-Almirante Médica, Drª Dalva Mendes, que é a primeira oficial general das Forças Armadas brasileiras que está nos visitando aqui. Além disso, está acompanhada da Capitã de Corveta, Drª Erika Las Casas Leão; do Capitão de Mar e Guerra, Dr. Alexandre Bessa; do Capitão de Fragata José Paulo, que é o nosso Aspar.

    A grande luta dessa presença da Marinha aqui na nossa Casa hoje é permitir que as mulheres entrem nas carreiras operativas das Forças Armadas. Isso está sendo previsto no PLC 147, de 2017, para o qual, quando começar a nossa Ordem do Dia, a nossa nobre Senadora Vanessa Grazziotin deve pedir a inclusão urgente na pauta, porque está previsto para quinta-feira.

    Eu só gostaria que realmente todos os colegas Senadores da República compreendessem que, nesse momento em que as mulheres ocupam cada vez mais espaço, elas não podem ficar relegadas, na Marinha do Brasil, no Exército Brasileiro e na Aeronáutica, a funções apenas administrativas ou de saúde. Elas têm de ter o direito de partir para as carreiras operacionais. Justamente na Marinha elas têm que ter a oportunidade de comandar navios e de comandar fuzileiros navais. Por isso, todo o nosso apoio ao PLC 147.

    À nossa querida Drª Dalva, que está aqui, nossa primeira Oficial General Contra-Almirante Médica, nossas homenagens. Ela está aqui ao lado de uma grande guerreira desta Casa que é a nossa Senadora de luta Ana Amélia.

    Muito obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/12/2017 - Página 50