Pela ordem durante a 187ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicitação de apoio para a aprovação do projeto de lei que visa permitir o acesso de mulheres nas carreiras militares.

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
DEFESA NACIONAL E FORÇAS ARMADAS:
  • Solicitação de apoio para a aprovação do projeto de lei que visa permitir o acesso de mulheres nas carreiras militares.
Publicação
Publicação no DSF de 06/12/2017 - Página 51
Assunto
Outros > DEFESA NACIONAL E FORÇAS ARMADAS
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, APOIO, SENADO, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIZAÇÃO, MULHER, TRABALHO, CARGO, OFICIAL DE MARINHA.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PCdoB - AM. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) – Muito obrigada.

    Aproveitando a fala do Senador Hélio José e, inclusive, as observações de V. Exª, comunico ao Plenário que eu e vários Líderes já conversamos com o Senador Eunício. O Projeto 147, de fato, encontra-se em pauta, porque aprovamos o pedido de urgência no plenário da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Entretanto, por conta do Regimento Interno do Senado Federal, o projeto encontra-se para ser votado na próxima quinta-feira, o que poderá ser mudado a pedido do conjunto de Líderes desta Casa.

    Então, nós estaremos, logo mais, pedindo a assinatura dos Líderes num requerimento que solicita a inclusão em pauta no dia de hoje.

    Aí, perguntam: por que não votar o projeto na quinta-feira? Na realidade, há uma urgência, porque, na outra semana, no dia 13, haverá um grande evento da Marinha por conta do seu dia, e todos os esforços estão sendo feitos para que o projeto esteja sancionado até lá.

    Então, isso seria muito importante, Senador Cidinho. E eu ocupo este microfone para pedir, inclusive, o apoio de todos os Líderes para que a gente possa votar esse projeto, que é tão importante. Para nós, mulheres, é a quebra de mais um mito – um mito que diz que mulher tem que estar em casa apenas cuidando e que, se ela estiver nas Forças Armadas, seu único trabalho é de cuidadora. Não, a Marinha ousa e a Marinha inova, porque, a partir dessa lei, ela abre todos os cargos do oficialato, dos seus oficiais para a possibilidade de a mulher também fazer carreira militar.

    Então, é um projeto, para a gente, extremamente simbólico e importante.

    Obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/12/2017 - Página 51