Pela ordem durante a 187ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da participação de S. Exa. em uma agenda com representantes da Petrobras e do Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis, para debater sobre a situação do estaleiro BrasFELS.

Autor
Eduardo Lopes (PRB - REPUBLICANOS/RJ)
Nome completo: Eduardo Benedito Lopes
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
TRABALHO:
  • Registro da participação de S. Exa. em uma agenda com representantes da Petrobras e do Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis, para debater sobre a situação do estaleiro BrasFELS.
Publicação
Publicação no DSF de 06/12/2017 - Página 54
Assunto
Outros > TRABALHO
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, PRESIDENTE, SINDICATO, TRABALHADOR, METALURGIA, MUNICIPIO, ANGRA DOS REIS (RJ), MANGARATIBA (RJ), ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), DIRETOR, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), REUNIÃO, DISCUSSÃO, ALTERNATIVA, PROBLEMA, EMPREGO, ESTALEIRO, REGIÃO.

    O SR. EDUARDO LOPES (Bloco Moderador/PRB - RJ. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Senadoras e Senadores aqui presentes, aqueles que nos acompanham, eu quero falar algo importante: ontem, no Rio de Janeiro, eu participei de uma agenda com a Petrobras. E, nessa agenda, participou comigo a Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis, Paraty, Rio Claro e Mangaratiba, Cristiane; também participou Manoel Vieira; e, da parte da Petrobras, participou o Diretor Hugo Repsold.

    E o assunto tratado foi de extrema importância, e eu quero chamar a atenção do povo brasileiro, chamar a atenção, inclusive, do próprio Governo Federal para a situação que nós temos lá, em Angra dos Reis, no estaleiro BrasFELS. O estaleiro BrasFELS já operou com 13 mil funcionários; hoje conta com 2,4 mil funcionários, que estão concluindo a última obra, o último serviço contratado lá.

    Na verdade, três sondas que estavam sendo construídas lá no estaleiro BrasFELS, da Sete Brasil, estão paralisadas, por questões de problemas financeiros da Sete Brasil. O BNDES deixou de dar o recurso, porque a garantia do BNDES para o recurso aportado no BrasFELS era exatamente o contrato do BrasFELS com a Petrobras, sendo que a Petrobras só pode pagar as diárias das sondas quando elas forem efetivamente entregues e estiverem em operação. Então, cria-se aí um ciclo vicioso que se está tentando resolver através da questão jurídica Petrobras-Sete Brasil–BNDES. Mas, enquanto isso, as obras estão paradas.

    E hoje o BrasFELS está trabalhando com 2,4 funcionários. Terminando essa obra, em março, o estaleiro BrasFELS vai parar. Qual é a solução? A solução é procurarmos... E eu vou procurar o Governo Federal, vou procurar na legislação alguma coisa, porque nós temos que pensar o seguinte: das três sondas que estão lá, paradas, uma falta 2% para ser concluída; uma falta 50%; e outra falta 90%. Se nós arrumarmos uma solução para esse problema, nós já daremos emprego para 5 mil pessoas, para concluírem essas três plataformas, essas três sondas que já estão lá no estaleiro BrasFELS.

    De outra forma, existe uma outra perspectiva para o estaleiro, exatamente no final do ano: uma vez licitados os dois campos – que já foram licitados –, a empresa vencedora vai poder utilizar o estaleiro – mas é só para o final do ano. E há duas novas licitações que serão feitas nos próximos dias. Então, nós vamos ter um espaço de seis, sete meses, em que o BrasFELS vai funcionar apenas na parte administrativa, e mais de 13 mil famílias estarão em dificuldades, desempregadas, trazendo inclusive para o Governo uma carga maior, na questão do seguro-desemprego.

    Então, eu chamo a atenção do Plenário, mas vou buscar o Governo Federal, vou buscar aqueles que são de direito.

    Já conversei com o Presidente do BNDES, hoje, para saber qual é o volume da dívida, o que é que pode ser feito, de que maneira podemos resolver esse problema, porque são 13 mil famílias, 13 mil trabalhadores que estarão desempregados. Na verdade, quase ou mais de 10 mil já estão desempregados. Repito: o estaleiro está funcionando apenas com 2,4 mil funcionários hoje.

    Então, eu estive na Petrobras e quero dizer aqui aos trabalhadores de Angra dos Reis, do estaleiro BrasFELS, que o Senador Eduardo Lopes está empenhado e comprometido em buscar solução para esse problema.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/12/2017 - Página 54