Discurso durante a 187ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento do Vice-Governador de Santa Catarina, Victor Fontana.

Autor
Dário Berger (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Dário Elias Berger
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento do Vice-Governador de Santa Catarina, Victor Fontana.
Publicação
Publicação no DSF de 06/12/2017 - Página 65
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, VOTO DE PESAR, MORTE, EX VICE GOVERNADOR, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).

    O SR. DÁRIO BERGER (PMDB - SC. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, provavelmente encontra-se sobre a mesa de V. Exª requerimento de pesar ao Dr. Victor Fontana, que foi Vice-Governador de Santa Catarina, que foi um empresário de muito sucesso. Eu gostaria de aqui aproveitar esta oportunidade, enquanto, evidentemente, os Senadores votam nesse parecer da Drª Alessandra, para requerer a V. Exª, nos termos do art. 218 e 221 do Regimento Interno do Senado Federal, seja registrado nos Anais desta Casa o voto de pesar pelo falecimento do Vice-Governador de Santa Catarina Victor Fontana... Ex-Vice-Governador, para não transparecer que é o Vice-Governador. Personalidade marcante da vida pública catarinense, ocorrido nesta terça-feira, dia 5 de dezembro, na cidade de São Paulo.

    Victor Fontana, Sr. Presidente, nasceu em 16 de julho de 1916. Olhem só, portanto, 101 anos de idade, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Posteriormente, passou a viver em Concórdia, em Santa Catarina. Personalidade de raros atributos, notabilizou-se no setor agrícola nas mais diversas áreas. Além de ter sido fundador e presidente da Associação Rural de Concórdia, também presidiu o Sindicato da Indústria da Carne de Santa Catarina.

    Emprestou sua inteligência ao serviço público ao aceitar o desafio de exercer os cargos de Secretário de Agricultura do Estado de Santa Catarina e Presidente da Celesc e do Banco do Estado de Santa Catarina. Em razão do notável trabalho desenvolvido no Poder Executivo, elegeu-se Deputado Federal, representando com desenvoltura o Estado de Santa Catarina na Câmara Federal. Em seguida, Sr. Presidente, não se esquivando a outras e elevadas responsabilidades, elegeu-se Vice-Governador do Estado de Santa Catarina, exercendo essa função com seriedade e exemplar competência.

    A sua experiência pública e sua vocação republicana habilitaram-no ao exercício do elevado cargo de Conselheiro da República. Percebe-se, portanto, assim, que a vida de Victor Fontana foi uma verdadeira história de sucesso, a qual merece efetivamente ser registrada.

    Então, neste momento de profunda consternação, eu, na condição de Senador da República, representando o Estado de Santa Catarina, externo meus sinceros votos de pesar a todos os seus amigos, familiares e entes queridos.

    É a forma que requeiro, Sr. Presidente, o voto de pesar ao ilustre catarinense e brasileiro Victor Fontana, personalidade marcante na vida pública catarinense.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/12/2017 - Página 65