Fala da Presidência durante a 187ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Resposta à questão de ordem imposta pelo Senador Humberto Costa, racerca da necessidade da presença dos requerentes na votação do requerimento de verificação de quorum.

Autor
Cássio Cunha Lima (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PB)
Nome completo: Cássio Rodrigues da Cunha Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO:
  • Resposta à questão de ordem imposta pelo Senador Humberto Costa, racerca da necessidade da presença dos requerentes na votação do requerimento de verificação de quorum.
Publicação
Publicação no DSF de 06/12/2017 - Página 73
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • RESPOSTA, QUESTÃO DE ORDEM, AUTORIA, HUMBERTO COSTA, SENADOR, REFERENCIA, OBRIGATORIEDADE, PRESENÇA, REQUERENTE, VOTAÇÃO, REQUERIMENTO, QUESTIONAMENTO, QUORUM.

    O SR. PRESIDENTE (Cássio Cunha Lima. Bloco Social Democrata/PSDB - PB) – Senador Humberto, o painel informa publicamente. Portanto, podemos checar se os Senadores que fizeram o requerimento... Como nós estamos longe ainda do quórum mínimo, que, no caso, seria 37, uma matemática simples: 41 menos 4 é igual a 37.

    Portanto, se o painel registrar os 37 votos, a Mesa vai naturalmente solicitar que os quatro Senadores que apoiaram o requerimento de verificação nominal...

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE) – Perfeitamente.

    O SR. PRESIDENTE (Cássio Cunha Lima. Bloco Social Democrata/PSDB - PB) – ... possam registrar suas presenças. Mas estamos longe ainda da votação. Vou esperar mais alguns instantes e declarar encerrada a votação, por falta de quórum. Não há quórum para deliberar a matéria, e, portanto, vamos ter que deixar para outra oportunidade a discussão desse tema. Vou esperar por mais alguns poucos minutos e encerrar a votação. (Pausa.)

    A Presidência registra com muita alegria a presença, nas galerias, dos alunos do Curso de Regimento Interno do Senado Federal, que estão acompanhados pelo Prof. Luciano Oliveira. São muito bem-vindos. O Prof. Luciano Oliveira é quem ministra as aulas práticas.

    O Regimento Interno é a nossa bússola, o nosso norte. É uma alegria tê-los acompanhando esta sessão deliberativa do Senado.

    Sejam muito bem-vindos. (Pausa.)

    Eu vou esperar até às 18h30 para encerrar a Ordem do Dia. É visível a falta de quórum para deliberação. Mais quatro minutos de espera, e encerrarei a Ordem do Dia. (Pausa.)

    O SR. PRESIDENTE (Cássio Cunha Lima. Bloco Social Democrata/PSDB - PB) – É visível que não há quórum para deliberar.

    Está encerrada a Ordem do Dia.

Fim da Ordem do Dia

    Vamos retomar a sequência dos oradores.

    Tem a palavra o Senador Hélio José.

    A SRª MARTA SUPLICY (PMDB - SP. Fora do microfone.) – Pela ordem, Sr. Presidente.

    O SR. PRESIDENTE (Cássio Cunha Lima. Bloco Social Democrata/PSDB - PB) – Após a palavra do Senador Hélio José, Senadora Marta, terei prazer em ouvi-la.

    O Senador Hélio José tem a palavra.

     


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/12/2017 - Página 73