Pronunciamento de Eduardo Braga em 29/11/2017
Discurso durante a 21ª Sessão Solene, no Congresso Nacional
Sessão Solene destinada a homenagear os 100 anos da Igreja Assembleia de Deus do estado do Amazonas.
- Autor
- Eduardo Braga (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AM)
- Nome completo: Carlos Eduardo de Souza Braga
- Casa
- Congresso Nacional
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM:
- Sessão Solene destinada a homenagear os 100 anos da Igreja Assembleia de Deus do estado do Amazonas.
- Publicação
- Publicação no DCN de 30/11/2017 - Página 48
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM
- Indexação
-
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO, CENTENARIO, IGREJA EVANGELICA, LOCAL, ESTADO DO AMAZONAS (AM).
O SR. EDUARDO BRAGA (PMDB-AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Missionários de qualquer religião costumam ser pessoas de visão. O trabalho de levar sua crença aos lugares mais distantes e isolados é uma tarefa que envolve, necessariamente, uma boa dose de esperança, de fé no futuro, de otimismo.
Ainda assim, mesmo levando em conta que missionários são também visionários, quero acreditar que o casal de suecos Samuel e Lyna Nystrom, ao levarem a Assembleia de Deus do Pará para o Amazonas nos primeiros dias de 1918, jamais poderiam conceber a dimensão que sua mudança para Manaus alcançaria dali a 100 anos.
Samuel e Lyna Nystrom ficariam surpresos, por exemplo, ao constatarem que a Igreja Evangélica Assembleia de Deus conta, apenas no Estado do Amazonas, com 300 mil membros.
Ficariam espantados ao tomarem conhecimento de que, a partir do primeiro templo da Assembleia fundado no finalzinho de 1929, quase 12 anos após a fundação da igreja em Manaus, o número de templos no Amazonas alcançaria o assombroso número de 3 mil templos, espalhados por todos os cantos do maior Estado brasileiro.
E ficariam extremamente felizes, tenho certeza, ao saberem que sua vida e seus atos estão sendo lembrados e celebrados pelo Congresso Nacional do País que adotaram como seu e ao qual prestaram tão relevantes serviços.
Mas acredito que, acima de tudo isso, ficariam orgulhosos do legado que deixaram e dos frutos que a Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas vem gerando nesses 100 anos para a sociedade amazonense.
Além do trabalho permanente de evangelização, que leva conforto, paz de espírito e solidez moral para centenas de famílias, a Assembleia de Deus no Amazonas criou ainda a TV Boas Novas e a Rádio Boas Novas, difundindo cultura, entretenimento e a palavra de Deus a todo o Estado; fundou a Faculdade Boas Novas, que oferece 5 cursos de graduação, 21 de pós-graduação, 7 de ensino a distância e diversos cursos de extensão; e criou o Programa de Educação Cristã Continuada, voltado especificamente para o ensino religioso.
Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais nós, amazonenses, temos a Assembleia de Deus entre as instituições, religiosas ou não, mais queridas no Estado. O trabalho realizado pela Assembleia de Deus no Amazonas efetivamente contribui para um Amazonas melhor, mais humano, mais solidário, mais educado e mais instruído. Só temos a agradecer a todos os que contribuíram, ao longo desses 100 anos, para que a Assembleia de Deus no Amazonas atingisse os patamares que atingiu. Parabéns a todos os pastores -- do primeiro deles, Samuel Nystrom, ao pastor atual, Jonatas Câmara, o décimo sétimo da história da Igreja, em nome de quem parabenizo a todos os membros da Assembleia de Deus no Amazonas.
Meus cumprimentos, finalmente, ao Senador Omar Aziz e ao Deputado Federal Silas Câmara, autores do requerimento que propôs a realização desta sessão. Seu requerimento foi feliz e oportuno.
Que venham mais 100 anos para Assembleia de Deus no Amazonas! Que Deus abençoe a todos nós!
Muito obrigado.