Pela ordem durante a 188ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apreensão com reportagem publicada na Folha de São Paulo sobre a ruim avaliação que os brasileiros dão ao trabalho dos Deputados e Senadores.

Autor
Lasier Martins (PSD - Partido Social Democrático/RS)
Nome completo: Lasier Costa Martins
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Apreensão com reportagem publicada na Folha de São Paulo sobre a ruim avaliação que os brasileiros dão ao trabalho dos Deputados e Senadores.
Publicação
Publicação no DSF de 07/12/2017 - Página 85
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • APREENSÃO, RESULTADO, PESQUISA, AUTORIA, FOLHA DE S.PAULO, ASSUNTO, BAIXA, AVALIAÇÃO, TRABALHO, DEPUTADO FEDERAL, SENADOR.

    O SR. LASIER MARTINS (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, eu também me congratulo com a atitude de V. Exª de acatar o pedido do Senador Otto, municipalista tanto quanto eu.

    Eu quis vir à tribuna, Sr. Presidente, Srs. Senadores, logo depois do Senador Raimundo Lira ter dito, e disse bem, que V. Exª é um dos mais operosos Presidentes desta Casa. Então, objetivamente, ante a agilidade que V. Exª está imprimindo com vista à sessão do Congresso, eu quero trazer uma preocupação aqui, Sr. Presidente, Eunício. A minha preocupação está no jornal de hoje...

    Eu pediria a sua atenção, Presidente, Eunício. E peço a atenção do meu prezado Randolfe.

    Eu queria pedir a V. Exª a manchete do jornal Folha de S.Paulo, de ontem. A Folha de S. Paulo de hoje, um dos jornais mais lidos do Brasil, com base numa pesquisa que é das mais referenciadas, das mais abonadas pelos brasileiros, que é o Datafolha, Srs. Senadores, meus colegas, publica, com base numa pesquisa dos dias 28, 29 e 30, a conclusão de que 60% da população brasileira avalia como ruim ou péssimo o trabalho dos Deputados e Senadores. Daí esta manchete: "Reprovação do Congresso atinge patamar recorde".

    E, na p. 2, dois dos grandes colunistas da Folha, um deles diz: "O pior Congresso". E um outro diz: "Nunca na nossa sala". Isto é, a sala do cronista não é digna, não deve receber os atuais Senadores e Deputados.

    Preocupa-me muito, Sr. Presidente.

(Soa a campainha.)

    O SR. LASIER MARTINS (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - RS) – Preocupa-me muito porque nesta Casa, onde nós trabalhamos, onde nós procuramos corresponder àqueles eleitores que nos mandaram para cá, o nosso conceito hoje é o pior da história do Congresso Nacional.

    E eu pergunto: isso não merece nenhuma reação? Isso deve manter a indiferença de todos nós? E é por isso que eu peço, Sr. Presidente, a V. Exª, que é o Líder desta Casa, o Presidente do Congresso Nacional, V. Exª, que tem a árdua missão de defender a boa fama desta Casa, que alguma providência, alguma ação, alguma atitude deva ser tomada.

    Nós sabemos que há erros graves, há mazelas conhecidas de todos, há desvio de dinheiro público, há gastos exagerados.

(Soa a campainha.)

    O SR. LASIER MARTINS (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - RS) – Há barganhas políticas que a população não aceita. E é por isso, Sr. Presidente, que a população brasileira vem a essa pesquisa do Datafolha dizer que nós estamos diante do pior Congresso da história da política brasileira.

    Justamente nós, Sr. Presidente, que temos a obrigação não apenas de gerar as leis, mas de fiscalizar as leis, a ordem econômica, a ordem social, missões intransferíveis, não é possível que nós continuemos recebendo a desvalorização, os comentários que, hoje pela manhã, várias emissoras de rádio e televisão manifestavam, não apenas alguns deles desvalorizando o Congresso, o que tem sido uma rotina, mas alguns anarquizando com o Congresso Nacional.

    Eu entendo, Sr. Presidente, e quero fazer uma sugestão a V. Exª.

(Soa a campainha.)

    O SR. LASIER MARTINS (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - RS) – Já que estamos no apagar das luzes do ano legislativo de 2017, V. Exª, que sempre nos diz, nas reuniões dos Líderes, e com razão, que V. Exª é o dono da pauta, que o senhor nos traga, no ano que vem, já no início, uma pauta, uma proposta de recuperação da imagem do Congresso Nacional. Não é mais possível nós convivermos com vergonha de sermos políticos. Então, que V. Exª nos traga propostas, atitudes, providências, ações, porque, senão, no ano que vem, quem sabe lá tenhamos uma nova manchete do jornal, dizendo que o Congresso Nacional continua piorando.

    Essa é uma situação que atinge a cada um de nós. O Congresso é cada um de nós. O Congresso Nacional não é uma abstração, o Congresso são pessoas, e essas pessoas somos nós.

    Então, cabe essa dura missão a V. Exª...

(Soa a campainha.)

    O SR. LASIER MARTINS (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - RS) – ... de nos representar, de nos defender, de nos fazer propostas, porque não é mais possível continuarmos recebendo a depreciação, há tanto tempo e cada vez mais, a tal ponto que agora um jornal de grande circulação brasileira diz que a reprovação do Congresso é a pior, é a mais ruim, é a mais péssima de todos os tempos. É uma situação que não pode nos tranquilizar, exigimos providências. V. Exª está com o comando, e nós estamos aqui para ajudá-lo.

    Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/12/2017 - Página 85