Discurso durante a 194ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Cumprimento ao Presidente do Senado, Eunício Oliveira, pela prestação de contas do ano legislativo de 2017.

Autor
Elmano Férrer (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Elmano Férrer de Almeida
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO:
  • Cumprimento ao Presidente do Senado, Eunício Oliveira, pela prestação de contas do ano legislativo de 2017.
Publicação
Publicação no DSF de 15/12/2017 - Página 35
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • CUMPRIMENTO, PRESIDENTE, SENADO, EUNICIO OLIVEIRA, ESTADO DO CEARA (CE), PRESTAÇÃO DE CONTAS, ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, GESTÃO.

    O SR. ELMANO FÉRRER (PMDB - PI. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, meus colegas, Senadores e Senadoras, talvez Deus quis que eu fosse o último a falar nesta última sessão desta 3ª Sessão Legislativa.

    Vi nascer o nosso querido e estimado parente, amigo – tratamo-nos de primos –; nascemos na mesma cidade; e o que ouvi aqui, meu nobre e estimado Senador Eunício muito me emocionou sob todos os aspectos.

    Eu tinha dez anos a mais do que V. Exª, quando éramos jovens ainda, na cidade de Lavras da Mangabeira – não resta dúvida de que troquei o Ceará pelo Piauí, troquei a nossa cidade de Lavras pela cidade de Teresina.

    Mas muito me orgulhou – senti talvez mais orgulho – o testemunho dado aqui por vários Senadores da Região Norte, Senadores e Senadoras da Região Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do País, um testemunho de reconhecimento ao trabalho do nobre Senador, meu conterrâneo, meu primo, que, no seu primeiro ano, realizou, através desse relatório que o nobre Senador leu aqui neste instante, uma prestação de contas do que fez, do que nós, em conjunto, fizemos nesta Casa, neste exercício.

    Mas o que mais me emocionou naquele pronunciamento – aliás, no relatório – foram as palavras "desculpa", "perdão", e o que nós ouvimos depois do seu relatório. Vi aqui a oposição; vi e ouvi a situação: todos em reconhecimento ao trabalho do nobre Presidente da atual Mesa Diretora, que é um orgulho para todos nós.

    Mas eu queria, nesta oportunidade, fazer, digamos, um apelo, uma conclamação, porque todos reconheceram o momento difícil que nós estamos vivendo no País e o esforço que se está fazendo – e o relatório de V. Exª é uma demonstração da contribuição desta Casa, que é dar federação, dar moderação, dar conciliação e, sobretudo, dar o entendimento.

    Creio que vivemos um momento, como disse, muito delicado: espero que esse espírito de unidade, unidade demonstrada neste encerramento desta sessão legislativa, prevaleça no próximo ano; que nós busquemos nos entender e compreender o grave momento que nós vivemos; que o esforço que todos os três Poderes do Estado – o Legislativo onde nós nos encontramos, o Executivo e o Judiciário – buscam seja o entendimento; que esse entendimento corporificado hoje aqui pela manifestação de todos, da situação e da oposição, se traduza num entendimento no ano próximo que se avizinha, um ano em que já se antevê algumas dificuldades; e que o nosso espírito de entendimento, de conciliação – esta Casa de ex-Governadores, ex-Ministros e ex-Presidentes da República –, se traduza no entendimento que deve prevalecer no próximo ano.

    É o apelo e a conclamação que faço às Senadoras, aos Senadores, aos representantes dos Líderes de todos os partidos com assento aqui neste Plenário e nesta Casa: que busquemos o entendimento e a conciliação no sentido de construirmos um país melhor para todos os brasileiros.

    Esta é a oportunidade, Sr. Presidente, que eu teria para fazer esta convocação.

    E que Deus o ilumine, Deus o abençoe e Deus também o guie – V. Exª, sua família e todos nós.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/12/2017 - Página 35