Fala da Presidência durante a 190ª Sessão Especial, no Senado Federal

Abertura de Sessão Especial destinada a comemorar os 180 anos do Grande Colégio de Ritos para o Brasil e os 300 anos de fundação da Grande Loja Unida da Inglaterra.

Autor
Hélio José (PROS - Partido Republicano da Ordem Social/DF)
Nome completo: Hélio José da Silva Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Abertura de Sessão Especial destinada a comemorar os 180 anos do Grande Colégio de Ritos para o Brasil e os 300 anos de fundação da Grande Loja Unida da Inglaterra.
Publicação
Publicação no DSF de 12/12/2017 - Página 8
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, LOJA, OBJETIVO, ESTUDO, ANTIGUIDADE, CERIMONIA, MAÇONARIA, FUNDAÇÃO, GRUPO, REGIÃO, PAIS ESTRANGEIRO, INGLATERRA.

    O SR. PRESIDENTE (Hélio José. PROS - DF) – Declaro aberta a sessão.

    Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos.

    A presente sessão especial destina-se a celebrar os 180 anos do Grande Colégio de Ritos para o Brasil e os 300 anos de fundação da Grande Loja Unida da Inglaterra, nos termos do Requerimento nº 972, de 2017, do nobre Senador Valdir Raupp e outros Senadores.

    Convido para compor a Mesa o Grande Chanceler e Presidente do Grande Colégio de Ritos, Sr. Max Hager.

    Por gentileza.

    Convido também o Reitor, pelo Estado de São Paulo, do Grande Colégio de Ritos, Sr. Filipe Passos Marzano.

    Por favor, nobre...

    Tudo bem, Max?

    Por gentileza.

    Convido também, para compor a Mesa, o Mestre Instalado da Loja Abrigo do Cedro n° 8, de Brasília, Sr. Almir Antônio Lustosa Vieira.

    O senhor está bem?

    Seja bem-vindo, meu nobre Filipe Passos Marzano.

    Meu nobre Mestre Instalado da Loja Abrigo do Cedro n° 8, de Brasília, Sr. Almir Antônio Lustosa Vieira.

    Convido, para compor a Mesa, com a gente, que fará uso da palavra logo em seguida aqui, o nosso nobre Senador Cristovam Buarque, que é um Senador de Brasília e, queira Deus, nosso futuro Presidente da República, pelo menos se depender de mim. É um candidato que, com certeza, fará a diferença para o Brasil, pelo seu compromisso com a educação, pelo seu compromisso com a vida.

    Primeiro, uma fala rápida do nosso nobre Senador Valdir Raupp.

Prezados irmãos,

é com muita satisfação que apresentei um requerimento para que hoje fossem celebrados os 180 anos da existência do Grande Colégio de Ritos para o Brasil, em conjunto com os 300 anos de fundação da Grande Loja Unida da Inglaterra.

Infelizmente, devido à alteração de compromissos inadiáveis no meu Estado de Rondônia, não pude comparecer a este importante evento. Mas quero deixar uma mensagem a todos os que se encontram no plenário do Senado Federal hoje: mais do que nunca, caminhem unidos, na convicção de que a ordem, a justiça e a solidariedade, entre outras virtudes, ancoram o cerne substancial de toda sociedade.

Daí reside a importância de se comemorar e destacar o papel dessas duas instituições ao longo dos anos.

Desejo a todos uma proveitosa sessão.

Um fraterno abraço do nobre Senador Valdir Raupp.

    Repito que o Senador Valdir Raupp não pôde estar aqui para presidir esta sessão.

    Umas breves palavras, para, em seguida, passar a palavra ao meu nobre Senador Cristovam.

    É com muita satisfação que eu, Senador Hélio José, digo o seguinte: hoje celebramos os 180 anos de existência do Grande Colégio de Ritos para o Brasil, em conjunto com os 300 anos da fundação da Grande Loja Unida da Inglaterra.

    Trata-se de seminais instituições maçônicas, em homenagem às quais o Senado Federal se prontifica, hoje, a realizar a merecida cerimônia.

    Antes de tudo, vale recordar que a primeira menção à terminologia "Grande Colégio de Ritos" apareceu em território francês, no início do século XIX.

    Naquela ocasião, o Grande Oriente da França instituiu um corpo pensante que objetivava ideias inovadoras no seio da maçonaria francesa.

    Com objetivos não muito distantes, nascia no Brasil, em 26 de novembro de 1837, o Grande Colégio de Ritos.

    No entanto, em 1932, o Soberano Santuário da Maçonaria Egípcia do Rito de Memphis, nos Estados Unidos, encerrou seus trabalhos, na concordância da extinção cerimonial. Dessa forma, transmitiram-se ao Grande Colégio de Ritos os arcanos e os rituais daquele rito tradicional, para que continuasse sendo estudado, ainda que não mais praticado.

    Nessa condição, passou aquele corpo maçônico e independente a compartilhar seus esforços, estudando e pesquisando Ritos Mortos ou Ordens Maçônicas extintas. Desde então, tem sido este o eixo operativo da instituição, passando a legar aos Mestres Maçons graus e ordens não mais em atividade naquela jurisdição.

    À luz dos novos tempos, ao reconhecer a dificuldade de irmãos brasileiros em fazer uso do idioma inglês, o Colégio brasileiro começou novos contatos com os irmãos americanos. Em 2015, revigorado com o encorajamento de irmãos locais, conseguiu chegar a esse momento sublime, a partir do qual se vê soerguido, sob uma nova roupagem e com objetivos igualmente nobres, o Grande Colégio de Ritos para o Brasil.

    Seguindo a linha de pensamento da Casa norte-americana, a instituição vai perseguir os ideais de estudo, pesquisa e aprimoramentos maçônicos.

    Seus líderes entendem que, conhecendo e estudando a Maçonaria Histórica do passado, a Casa brasileira conseguirá formar uma maçonaria forte e atuante no presente.

    No caso da Grande Loja Unida da Inglaterra, gostaríamos de, igualmente, Sr. Presidente, senhoras e senhores, destacar o papel dessa instituição no processo civilizatório do Reino Unido, nesses últimos 300 anos.

    Fundada em 1717, ela é, historicamente, considerada a primeira potência maçônica, graças a qual outras puderam se espalhar mundo afora. Sua trajetória reflete, ainda hoje, o compromisso com as modificações ritualísticas, diante do renitente conservadorismo inglês.

    De fato, a Grande Loja de Londres imprimiu um tipo peculiar de ritual, introduzindo alguns procedimentos e retirando outros, no sentido de atualização e renovação. Como é sabido, vigora na Inglaterra determinada margem de tolerância nas tradições, autorizando certas e pequenas diferenças nas práticas ritualísticas, sem que isto venha a constituir enxertos, invenções ou adendos.

    No Brasil, o Distrito América do Sul, divisão norte da Grande Loja Unida da Inglaterra, se reúne anualmente, para dar posse aos novos Grandes Oficiais. A bem da verdade, o Grande Oriente do Brasil sempre pautou o seu relacionamento internacional pelas normas estabelecidas pela Grande Loja Unida da Inglaterra, com a qual mantém estreito relacionamento, desde o século passado.

    Na condição de primeira obediência maçônica a ser criada na América Latina, o Grande Oriente do Brasil obteve reconhecimento da Grande Loja Unida da Inglaterra, em 1880.

    Todavia, foi somente em 1935 que as duas casas assinaram um novo tratado de amizade, pelo qual foi autorizado o funcionamento, em território brasileiro, do Distrito da América do Sul – divisão norte da Grande Loja Unida da Inglaterra.

    Considerando tudo, cabe-nos, neste cerimonioso instante, saudar efusivamente ambas as instituições maçônicas em apreço, remetendo nossa memória ao longo trabalho realizado em solo brasileiro e alhures.

    Respectivamente, tanto o Grande Colégio de Ritos para o Brasil quanto a Grande Loja Unida da Inglaterra merecem legítima reverência e nosso mais sincero respeito.

    Era isso o que tínhamos a dizer, em nome da Presidência do Senado, em nome do Senado brasileiro.

    Quero dizer que é uma satisfação estar aqui com vocês.

    Antes de começar os nossos trabalhos, depois dessa fala breve, nós vamos ouvir o Hino Nacional de pé, na forma de respeito. Depois, passarei a palavra ao nosso nobre Senador Cristovam Buarque.

(Procede-se à execução do Hino Nacional.)

    O SR. PRESIDENTE (Hélio José. PROS - DF) – Considerando agora a fala da Presidência, que eu já fiz, a gente vai passar imediatamente a palavra ao nosso nobre Senador, também do Distrito Federal, como eu, Cristovam Buarque.

    Eu quero anunciar aqui também que temos, como convidado, o Mestre da Loja Abrigo do Cedro n° 8, de Brasília, Sr. Luiz Lustosa Vieira – Luiz Lustosa, seja muito bem-vindo a essa Casa –; o Mestre Grau 15 da Loja João Caetano 478, Sr. Leonardo da Mota Bulhões – seja muito bem-vindo –; e os demais aqui presentes sejam muito bem-vindos.

    Quero ter a honra de passar a palavra ao nosso nobre Senador Cristovam Buarque, representante da Bancada do Distrito Federal e uma pessoa que se tem destacado muito na defesa da educação nesta Casa. Consequentemente, eu espero que tudo dê certo, na tentativa de se colocar como uma boa opção à Presidência da República. Se depender de minha ajuda, da minha colaboração, eu acho que o Brasil merece tê-lo nesse patamar.

    Um forte abraço, Senador Cristovam.

    O senhor com a palavra.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/12/2017 - Página 8