Pela ordem durante a 189ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Defesa da realização de investimentos em inovação e tecnologia para beneficiar o agronegócio sustentável.

Autor
Waldemir Moka (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Waldemir Moka Miranda de Britto
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
  • Defesa da realização de investimentos em inovação e tecnologia para beneficiar o agronegócio sustentável.
Publicação
Publicação no DSF de 08/12/2017 - Página 13
Assunto
Outros > AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO
Indexação
  • ELOGIO, CRESCIMENTO, AGRICULTURA, PAIS, COMENTARIO, DETERIORAÇÃO, PASTAGEM, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), DEFESA, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE, INCENTIVO, INOVAÇÃO, TECNOLOGIA, VIGILANCIA SANITARIA, DESENVOLVIMENTO, AGROINDUSTRIA, FAVORECIMENTO, AGRONEGOCIO.

    O SR. WALDEMIR MOKA (PMDB - MS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Senador Presidente Cidinho Santos, é um prazer muito grande ter V. Exª presidindo esta sessão.

    Há pouco tempo, nós estávamos ali juntos na Interlegis, num seminário importante, Senador José Medeiros, falando sobre daqui pra frente, sobre o futuro da agricultura, já que, daqui a 30, 40 anos, haverá uma população mais que duplicada, e o Brasil vai ser o País com mais condições para abastecer essa superpopulação em termos de alimentação. O seminário falava de como vamos fazer isso.

    Só há um meio para se crescer e preservar também o meio ambiente, que é investir em inovação e em tecnologia. E, então, eu dizia que, só em Mato Grosso do Sul, há 8 milhões de pastagens degradadas. Basta corrigir, levar tecnologia, que, sem derrubar nenhuma árvore, nós temos condição de aumentar em muito a produção. E isso certamente acontece em vários Estados.

    Estavam várias autoridades, inclusive ex-professores da Embrapa, pessoas com autoridade, gente que conhece na prática e na teoria, com formação muito boa. Então, eu quero, Senador Cidinho, elogiar a iniciativa do Interlegis aqui de promover esse seminário.

    Ao mesmo tempo, digo aos produtores brasileiros que nós ficamos falando das dificuldades. Houve uma supersafra em 2016, mas não podemos dizer que 2017 foi ruim. Foram números positivos, mas não superou a de 2016, que foi uma supersafra.

    Eu quero aqui deixar um estímulo: se há um negócio no Brasil e que o Brasil é vocacionado para fazer é exatamente agricultura, pecuária. Consequentemente, com essa matéria-prima, podemos desenvolver cada vez mais a nossa chamada agroindústria. Para isso, temos que investir em vigilância sanitária, temos que investir em tecnologia e temos que estimular o produtor, o agronegócio. E o Governo tem que enxergar que a locomotiva da economia deste País é o agronegócio.

    Muito obrigado a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/12/2017 - Página 13