Comunicação inadiável durante a 189ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Comentários a respeito da pesquisa de opinião do Ibope sobre a percepção do brasileiro em relação à corrupção no Governo Michel Temer.

Autor
Ângela Portela (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RR)
Nome completo: Ângela Maria Gomes Portela
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL:
  • Comentários a respeito da pesquisa de opinião do Ibope sobre a percepção do brasileiro em relação à corrupção no Governo Michel Temer.
Publicação
Publicação no DSF de 08/12/2017 - Página 17
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL
Indexação
  • COMENTARIO, LEVANTAMENTO, INSTITUIÇÃO DE PESQUISA, OPINIÃO, BRASILEIROS, REFERENCIA, CORRUPÇÃO, GOVERNO FEDERAL, GESTÃO, MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPUBLICA, REDUÇÃO, RECUPERAÇÃO, ECONOMIA, CRITICA, PRESIDENTE, OBJETO, INVESTIGAÇÃO, ALTERAÇÃO, LEGISLAÇÃO TRABALHISTA, PRIVATIZAÇÃO, SISTEMA ELETRICO, PREJUIZO, ENFASE, ESTADO DE RORAIMA (RR).

    A SRª  ÂNGELA PORTELA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PDT - RR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) – Sr. Presidente, Senador Cidinho, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, pesquisa do Ibope divulgada no final de semana passado mostra como está a percepção do brasileiro em relação à corrupção no Governo de Michel Temer.

    Segundo o Ibope, 86% dos brasileiros concordam com a afirmação de que o atual Governo é corrupto. Para 81%, a vontade da população não é respeitada na gestão do Estado brasileiro. Enquanto isso, 85% acham que o País não está sendo conduzido pelo caminho certo. Apenas 12% opinam o contrário.

    A pesquisa também mostrou que o otimismo dos brasileiros em relação à economia chegou em novembro ao patamar mais baixo dos últimos anos. A verdade é que, se o atual Governo tentou induzir os brasileiros a crer em um desempenho positivo da economia, esse esforço malogrou.

    A opinião do público a respeito da recuperação econômica teve uma forte queda e chegou em novembro ao patamar mais baixo dos últimos anos.

    Apenas 21% preveem mais prosperidade no próximo ano. Já 48% acham que permanecerá igual e para 28% haverá maiores dificuldades econômicas.

    A pesquisa aponta ainda que apenas 12% da população está conseguindo guardar dinheiro. O levantamento do Ibope foi realizado entre os dias 20 e 27 de novembro, com 2.002 entrevistados em 142 municípios de todas as regiões do Brasil.

    Sr. Presidente, de todos esses dados, nenhum é mais chocante do que a constatação de que 86% consideram que o Governo do Presidente Michel Temer é corrupto. É inacreditável que permaneça no cargo uma administração vista dessa forma por toda a população do País.

    Registre-se que esse dado é compatível com a última pesquisa, feita à época em que a Câmara dos Deputados recebia denúncia do Procurador-Geral da República contra o Presidente, apontando justamente corrupção passiva e formação de quadrilha, entre outros delitos.

    A acusação, na verdade, não atingia apenas o presidente da República, mas também parte do seu Governo. À época, outra pesquisa do Ibope mostrava que 81% dos eleitores brasileiros eram favoráveis à abertura do processo no Supremo Tribunal Federal que tornaria o Presidente réu por crime de corrupção.

    Apenas 14% dos respondentes diziam-se contrários ao processo. Não é de se espantar. Desde sua posse, o atual Governo desencadeou uma grande, uma verdadeira onda de crueldade. Começou-se pela emenda constitucional que proíbe aumento de gastos em saúde, em educação e em segurança.

    Seguiu-se a chamada reforma trabalhista, que constitui, na verdade, maciça retirada de direitos conferidos há mais de sete décadas pela Consolidação das Leis do Trabalho, totalmente deformada pelo projeto. Essa reforma deve ser vista conjuntamente com a lei que permitiu – ou melhor, impôs – a terceirização na maioria dos contratos de trabalho.

    Tudo isso veio lado a lado com medidas administrativas que, invariavelmente, prejudicaram os mais pobres, as classes médias e as pequenas empresas.

    Cortaram-se programas sociais, como o Bolsa Família, o Fies, extinguiram-se outros, como o Ciência sem Fronteiras.

     Partiu-se para uma privatização indiscriminada, cujos efeitos já se fazem sentir, por exemplo, no setor elétrico. Roraima, nosso Estado, sofre com apagões constantes e os reajustes da conta de luz dispararam. A população sofre muito por isso. É reajuste de conta de luz, é aumento do combustível toda semana, o gás de cozinha já está chegando a R$100. É o retrato desse Governo: suas medidas são marcadas pela crueldade para com a população. Só poderia mesmo despertar, como mostram as pesquisas, desalento, desconfiança, desaprovação, pessimismo e angústia.

    Lamentavelmente, Sr. Presidente, essa é a opinião, esse é o retrato do que está pensando o povo brasileiro do atual Governo.

    Era isso, Sr. Presidente.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/12/2017 - Página 17