Fala da Presidência durante a 189ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Elogios à gestão do Governador Rui Costa, do Partido dos Trabalhadores, no Estado da Bahia.

Autor
Roberto Muniz (PP - Progressistas/BA)
Nome completo: Roberto de Oliveira Muniz
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS:
  • Elogios à gestão do Governador Rui Costa, do Partido dos Trabalhadores, no Estado da Bahia.
Publicação
Publicação no DSF de 08/12/2017 - Página 57
Assunto
Outros > ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS
Indexação
  • ELOGIO, GESTÃO, RUI COSTA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), GOVERNADOR, ESTADO DA BAHIA (BA), PARTICIPAÇÃO, VICE-GOVERNADOR, PARTIDO PROGRESSISTA (PP), ENFASE, RESPONSABILIDADE, REGIME FISCAL.

    O SR. PRESIDENTE (Roberto Muniz. Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - BA) – Eu aproveito para parabenizar V. Exª e me associar às palavras do Senador Dário Berger sobre o seu trabalho aqui, Senador Flecha, reconhecido por todos.

    V. Exª é um dos mais atuantes Senadores desta Casa. O Pará está muito bem representado.

    Fico muito feliz de ver o Senador que luta nesta Casa e acho que o senhor traz alguns pontos interessantes. A gente precisa rever o pacto federativo, olhar o orçamento brasileiro com um olhar de quem realmente é o dono, que são os contribuintes – a gente precisa dar retorno a eles –, a questão da importância da Lei de Responsabilidade Fiscal – vou até abordar esse tema...

    Eu me lembro muito bem dessa armadilha, que era usada anteriormente, aquelas antecipações de receita orçamentária, quando um prefeito armava uma bomba para explodir na...

(Soa a campainha.)

    O SR. PRESIDENTE (Roberto Muniz. Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - BA) – ... gestão do outro prefeito...

    Mas eu queria pedir licença a V. Exª e, daqui da mesa, falar uma coisa: eu fico muito preocupado com toda generalização, quando não tem razoabilidade.

    Quero aproveitar e dizer que eu tenho um exemplo positivo do Governo do PT, que é o da Bahia. Quero registrar isso, porque o senhor está convidado. O Governador Rui Costa tem uma forma diferenciada de trabalhar. Ele vem depois de um governo também exitoso, o do Governador Jaques Wagner – e nós fizemos parte daquele governo, através do Vice-Governador João Leão.

    Há uma aliança que tem fortalecido muito a Bahia nos últimos anos. Foi através dele que se tem ampliado a atenção à saúde, às estradas... Nunca houve uma política de habitação tão grande nos últimos anos no nosso Brasil.

    E o senhor traz uma questão quanto às finanças públicas, e eu tenho uma notícia positiva: a Bahia já está se preparando para finalizar o pagamento do pessoal. Então, as finanças vão bem.

    Não conseguimos ter esse desempenho nas finanças públicas no rating do Tesouro Nacional. No ano passado, a Bahia ficou em quarto; o Pará estava em primeiro, com B+; e a Bahia estava atrás do Espírito Santo. Roraima e, logo depois, vinha a Bahia, com B-.

    Então, a Bahia também dá esse exemplo de responsabilidade fiscal, que é tão importante para os Estados brasileiros. E, por isso, eu tenho um olhar que eu quero que o senhor entenda: essa dualidade, entre PT e PSDB, às vezes empana um pouco as outras possibilidades do debate. Fato é que São Paulo, que é a locomotiva do Brasil, em 2016 era C-, e lá existe uma administração do PSDB reconhecida pela população local.

    Então, é interessante a gente estabelecer... É bom esse debate, mas eu acredito que a gente tenha um caminho e acho que V. Exª é alguém nesta Casa que estará propondo esse caminho novo para o Brasil, em que a gente não tenha que ficar fazendo essa escolha de Sofia, sem entregar o nosso orçamento brasileiro aos bancos, através do pagamento das dívidas, ou ao Estado ineficiente, através das corporações, que incorporaram a capacidade de investimento do Estado aos seus custeios.

    Eu acho que a gente vai ter, Senador Dário, que encontrar... E V. Exª está sendo o Presidente desse primeiro relatório do Orçamento, junto com o Deputado Cacá Leão, em uma nova égide da política pública nacional, que é você trabalhar sob um teto de responsabilidade fiscal.

    É claro que cria dificuldades, mas eu acho que esse ajuste vai nos permitir encontrar, logo após esse ano, através do debate, da campanha eleitoral, esse novo caminho, para que a gente possa trilhar um desenvolvimento sustentável no nosso País.

    Eu queria pedir que V. Exª pudesse ficar aqui, para eu pudesse usar a tribuna.

    E queria manter o convite para recebê-lo lá no nosso Estado, a Bahia.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/12/2017 - Página 57