Pronunciamento de Cidinho Santos em 07/12/2017
Discurso durante a 189ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal
Homenagem aos 200 anos da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, celebrado em 8 de dezembro de 2017.
- Autor
- Cidinho Santos (PR - Partido Liberal/MT)
- Nome completo: José Aparecido dos Santos
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM:
- Homenagem aos 200 anos da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, celebrado em 8 de dezembro de 2017.
- Publicação
- Publicação no DSF de 08/12/2017 - Página 72
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM
- Indexação
-
- COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, SANTA CASA DE MISERICORDIA, CIDADE, CUIABA (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), COMENTARIO, HISTORIA, QUALIDADE, HOSPITAL.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SECRETARIA DE REGISTRO E REDAÇÃO PARLAMENTAR - SERERP COORDENAÇÃO DE REDAÇÃO E MONTAGEM - COREM 07/12/2017 |
DISCURSO ENCAMINHADO À PUBLICAÇÃO, NA FORMA DO DISPOSTO NO ART. 203 DO REGIMENTO INTERNO.
O SR. CIDINHO SANTOS (Bloco Moderador/PR - MT. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, subo a esta tribuna para homenagear a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá que amanhã completará 200 anos.
Por iniciativa do Capitão General João Carlos Augusto D'Oyenhausen de Grevemburg, a Santa Casa de Cuiabá começou a ser construída em 1815 e foi inaugurada no dia 8 de dezembro de 1817.
Atualmente, é um hospital geral com diversas especialidades médicas e cirúrgicas, e mais de 80% dos atendimentos são feitos pelo Sistema Único de Saúde.
Manter uma instituição de saúde filantrópica é um grande desafio e a Santa Casa de Cuiabá tem conseguido vencê-lo graças aos homens e mulheres que dedicam suas vidas à generosidade e ao serviço ao próximo.
Desde a sua fundação, nunca parou de funcionar.
Os recursos para a manutenção vêm dos governos estadual e federal, repassados por intermédio da Prefeitura de Cuiabá e pelo SUS municipal, e também de doações de instituições privadas.
Para ajudar, venho realizando shows beneficentes com artistas de renome. Ano passado, conseguimos arrecadar 120 mil reais, o que possibilitou a inauguração do Centro de Tratamento Renal Infantil Doutor Augusto Carvalho.
São três consultórios, salas de enfermagem e para procedimentos, além de uma brinquedoteca, que permite um tratamento adequado para as crianças portadoras de problemas renais.
Neste ano, conseguimos realizar dois shows do cantor Daniel, um grande parceiro, beneficiando a Santa Casa e o Hospital do Câncer com a doação de mais de 240 mil reais.
Portanto, quero deixar aqui a minha homenagem a todos os profissionais que lutam pela manutenção desse serviço de saúde fundamental para a nossa capital.
Era o que eu tinha a dizer, obrigado.