Discurso durante a 193ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Homenagem ao senador Pedro Chaves, por ingressar na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.

Autor
Simone Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Simone Nassar Tebet
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Homenagem ao senador Pedro Chaves, por ingressar na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.
Publicação
Publicação no DSF de 14/12/2017 - Página 55
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, PEDRO CHAVES, SENADOR, MOTIVO, INGRESSO, ACADEMIA DE LETRAS, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS).

    A SRª SIMONE TEBET (PMDB - MS. Sem revisão da oradora.) – Obrigada, Sr. Presidente.

    Peço permissão a V. Exª para fazer a honra da Casa e comunicar aos Srs. Senadores e Srªs Senadoras, que, desde segunda-feira, o Senado passou a ter mais um imortal da palavra. Refiro-me, particularmente, ao Senador Pedro Chaves, que é o mais novo acadêmico da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.

    Quero dizer que o Senador Pedro Chaves ocupa a cadeira de nº 19, tendo como patrono, Senador Lira, um dos maiores e mais brilhantes escritores da literatura brasileira, Guimarães Rosa. Ocupando a cadeira da nossa querida e eterna professora, chamada Maria Glorinha de Sá, que foi uma professora, por mais de quase três décadas, da história da arte e de literatura na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

    Sei da responsabilidade do Senador Pedro Chaves de ter como patrono um homem que soube como ninguém propagar a linguagem mais simples do homem do campo, o sertanejo, fazer uma divulgação e valorizar este homem sertanejo tão importante para o desenvolvimento do País.

    No seu livro Grande Sertão: Veredas, acredito que ele tenha recorrido, na sua inspiração, ao vaqueiro Mariano, que ele encontrou lá nas bandas do Pantanal, na nossa região.

    V. Exª assume a cadeira da nossa querida e eterna professora. Sei do seu orgulho e da sua responsabilidade. É o orgulho de Mato Grosso do Sul e também do Senado Federal.

    Quero dizer que, sem dúvida nenhuma, V. Exª ocupa a cadeira não apenas pela edição do seu livro, mas, principalmente, pelo seu legado de homem visionário.

    O SR. RENAN CALHEIROS (PMDB - AL) – Sr. Presidente.

    A SRª SIMONE TEBET (PMDB - MS) – Ainda quando estávamos diante de um Estado uno, o Senador Pedro Chaves teve condições de edificar uma das primeiras escolas de ensino fundamental; depois, uma das primeiras universidades do Centro-Oeste brasileiro.

    V. Exª não só honra Mato Grosso do Sul, como também o Senado Federal. A homenagem da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras é um reconhecimento de todos nós. Que fique, portanto, esse reconhecimento registrado nos Anais desta Casa.

    Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/12/2017 - Página 55