Pronunciamento de Simone Tebet em 13/12/2017
Discurso durante a 193ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal
Elogio à atuação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos maus tratos, com referência a lançamento de cartilhas contra o suicídio e o bullying infantil.
- Autor
- Simone Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
- Nome completo: Simone Nassar Tebet
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
CIDADANIA:
- Elogio à atuação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos maus tratos, com referência a lançamento de cartilhas contra o suicídio e o bullying infantil.
- Publicação
- Publicação no DSF de 14/12/2017 - Página 58
- Assunto
- Outros > CIDADANIA
- Indexação
-
- ELOGIO, ATUAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), ASSUNTO, MAUS-TRATOS, COMENTARIO, LANÇAMENTO, TEXTO, COMBATE, SUICIDIO, BULLYING, CRIANÇA.
A SRª SIMONE TEBET (PMDB - MS. Sem revisão da oradora.) – Apenas enquanto o quórum não se restabelece, eu não posso deixar... Acabei de receber aqui as cartilhas da CPI dos Maus-Tratos contra criança e adolescente.
Eu gostaria de dizer, primeiro, do meu encantamento com a qualidade do material. Fica aqui o meu registro e reconhecimento a essa equipe competente do Senado Federal; à Gráfica do Senado, pela qualidade do material; à equipe técnica de apoio da CPI, que fez o trabalho.
Quero dizer que eu tive aqui rapidamente a atenção de manusear e ver que se trata de uma cartilha extremamente pedagógica, tratando de assuntos mais relevantes da atualidade, Senadora Rose, tratando realmente da saúde física e mental das nossas crianças e adolescentes.
Junto com a modernidade, vieram coisas boas e ruins. A internet, que abre para as crianças e jovens o mundo, abre, muitas vezes, de forma precoce e faz com essas crianças e jovens tenham acesso a informações, muitas vezes, que não deveriam ter. Surge daí uma série de inseguranças, doenças, relacionamentos deturpados, relações sociais, que infelizmente não são acompanhados pelas autoridades competentes.
Daí surgem questões novas e modernas, como bullying, maus-tratos, automutilação, baleia azul – que é comando de adultos tentando levar jovens e adolescentes muito vezes debilitados ao suicídio –, enfim, essa cartilha pedagógica merece ser divulgada em todas as escolas municipais e particulares do Brasil.
Eu quero dizer ao Presidente Magno Malta que nós vamos fazer, com a cota que temos em nosso gabinete, um número significativo para podermos divulgar nas escolas de ensino fundamental de Mato Grosso do Sul. Parabéns à Comissão pelo belíssimo trabalho!