Discurso durante a 23ª Sessão Conjunta, no Congresso Nacional

Defesa da rejeição da Proposta de Emenda à Constituição nº 287/2016, de autoria do Presidente Michel Temer, que dispõe sobre a reforma da previdência.

Autor
Hélio José (PROS - Partido Republicano da Ordem Social/DF)
Nome completo: Hélio José da Silva Lima
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PREVIDENCIA SOCIAL:
  • Defesa da rejeição da Proposta de Emenda à Constituição nº 287/2016, de autoria do Presidente Michel Temer, que dispõe sobre a reforma da previdência.
Publicação
Publicação no DCN de 07/12/2017 - Página 39
Assunto
Outros > PREVIDENCIA SOCIAL
Indexação
  • DEFESA, REJEIÇÃO, PROPOSTA DE EMENDA A CONSTITUIÇÃO (PEC), AUTORIA, GOVERNO FEDERAL, GESTÃO, MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPUBLICA, OBJETO, REFORMA, LEGISLAÇÃO PREVIDENCIARIA, REFERENCIA, RELATORIO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PREVIDENCIA SOCIAL.

     O SR. HÉLIO JOSÉ (PROS-DF. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. Senadoras e Srs. Senadores, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, na condição de Relator da CPI da Previdência, eu não poderia deixar de subir a esta tribuna para dizer a V.Exas. que não se enganem com a propaganda do Governo.

      Fizemos um trabalho intenso no Senado Federal quando da CPI da Previdência. Ouvimos mais de 150 pessoas, entre autoridades do Executivo, do Legislativo, do Judiciário; representantes da sociedade civil, a exemplo da OAB e da CNBB, assim como de todas as centrais sindicais. Comprovamos, por A mais B, que o Governo falta com a verdade; que os números por ele colocados são falsos!

      Quem tiver dúvida pode acessar o relatório da CPI da Previdência, pois comprovará por A mais B que o Governo mente e ainda tenta massacrar o servidor público, fazendo dele um satanás, um privilegiado, o que não é verdade.

      Eu sou servidor público concursado, assim como muitos colegas! Todos sabemos que é injusta essa campanha difamatória que o Governo faz pelos meios de comunicação contra os servidores públicos, tanto é que a Justiça decidiu pela suspensão da propaganda enganosa do Governo, aquela que põe parte da população contra as pessoas que são as responsáveis por fazer a máquina pública funcionar.

      Isso é uma injustiça muito grande, Sras. e Srs. Deputados, Sras. e Srs. Senadores! Nós temos que dar um basta na Proposta de Emenda à Constituição nº 287, de 2016, a PEC da morte, a PEC contra a população brasileira, a PEC contra nós servidores públicos, que fazemos do Brasil um país um pouco melhor.

      O Brasil poderia ser muito melhor se nós tivéssemos um Governo comprometido em dar fim à corrupção, em pôr na cadeia aqueles que roubam e desviam dinheiro público, em fazer com que os banqueiros, os latifundiários, os donos de frigorífico, os donos de grandes transportadoras pagassem os mais de 400 bilhões de reais que devem à Previdência Social, e não em querer cristianizar o pobre do servidor público e os trabalhadores da iniciativa privada.

      Srs. Deputados, ponham a mão na consciência. Quem votar a favor da PEC 287 não voltará no ano que vem para esta Casa! Eu não tenho dúvida de que o povo brasileiro não perdoará!

      V.Exas. e todo mundo têm direito a acessar o relatório da CPI da Previdência, aprovado por unanimidade, inclusive com o voto do Líder do Governo, o que demonstra que os números do Governo são falsos, enganosos.

      Em nome da ética, em nome da moral, em nome dos bons costumes, vamos dizer “não” a essa reforma da Previdência! Não queiram V.Exas. assinar antecipadamente o atestado de óbito. As eleições de outubro estão aí. Todo mundo saberá quem são os traidores que porventura possam votar a favor da reforma da Previdência nesta Casa.

      Por isso, eu estou fazendo um alerta. Eu fui o Relator da CPI da Previdência. Se algum Parlamentar ainda tem dúvida com relação aos números mentirosos do Governo, acesse o relatório da CPI da Previdência no Senado Federal.

      Nem que seja como João Batista, a voz que clamava no deserto, defenderei aqui, Srs. Senadores e Srs. Deputados, sempre, os servidores públicos, que estão sendo injustiçados com a PEC da morte, a PEC 287, e não permitirei que este Governo faça do servidor público municipal, estadual e federal o papel higiênico dessa reforma da Previdência.

      Em nome das famílias de V.Exas., Deputados, vamos dizer “não” à PEC da morte, vamos dizer “não” à PEC 287.

      Servidores públicos, sempre estarei ao lado de vocês na luta por um Brasil melhor, mais digno, soberano e com ficha limpa.

      Um forte abraço a todos!


Este texto não substitui o publicado no DCN de 07/12/2017 - Página 39