Discurso durante a 195ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da aprovação, pela Câmara dos Deputados, da criação da Universidade Federal de Rondonópolis.

Autor
Wellington Fagundes (PR - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Wellington Antonio Fagundes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO:
  • Registro da aprovação, pela Câmara dos Deputados, da criação da Universidade Federal de Rondonópolis.
Publicação
Publicação no DSF de 20/12/2017 - Página 51
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO
Indexação
  • REGISTRO, APROVAÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, CRIAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL, RONDONOPOLIS (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), IMPORTANCIA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, AGRADECIMENTO, BANCADA, DEPUTADO FEDERAL.

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Moderador/PR - MT. Sem revisão do orador.) – Enquanto o Senador Capiberibe se dirige à Presidência, eu queria comunicar a todo o Brasil e principalmente ao meu Estado, à cidade de Rondonópolis, a minha cidade natal, que acaba de ser votado, na Câmara dos Deputados, o projeto de lei da criação da Universidade Federal de Rondonópolis, a minha cidade natal. E aí eu quero destacar, primeiro, que a Presidente Dilma quem foi que mandou o projeto de lei para o Congresso Nacional.

    Também quero agradecer, em nome do ex-Senador e hoje Deputado Aelton de Freitas, que, como Líder do meu Partido, esteve relatando essa matéria na Câmara dos Deputados. Quero agradecer aqui ainda à Bancada federal de Mato Grosso, principalmente ao Deputado Ságuas Moraes, que é Deputado Federal pelo PT do meu Estado, meu companheiro de muito tempo. Aliás, ele foi prefeito, o primeiro prefeito do PT do Estado de Mato Grosso. Eu, como Deputado Federal, tive a oportunidade de ajudá-lo a fazer a maior obra do Município, que foi uma obra de saneamento – água tratada, no seu Município.

    E aqui também está conosco o Deputado Valtenir Pereira, que foi uma das pessoas que lutou muito. E eu quero registrar, Deputado Valtenir Pereira, em nome de toda a Bancada, o agradecimento da comunidade de Rondonópolis, porque isso é fundamental, Senador Capiberibe. Rondonópolis é a primeira cidade do interior do Mato Grosso, uma cidade polo. Coincidentemente, há três Senadores da mesma cidade: o Senador Blairo, o Senador José Medeiros e eu também. E temos dois Deputados Federais: o Deputado Carlos Bezerra e o Deputado Adilton Sachetti.

    Então, isso será fundamental para promover o desenvolvimento da cidade.

    Aqui está o Senador Cristovam Buarque, e, daqui a pouco, eu vou ter a oportunidade de falar também, Senadora Gleisi, quando vou expor um pouco mais... Inclusive, já estive muitas vezes conversando com o Senador Cristovam Buarque, porque queremos, ao criar essa universidade – o projeto virá aqui para o Senado ainda, pois aqui teremos a palavra final, até a sanção presidencial –, criar uma universidade num modelo novo, uma universidade desenvolvimentista, uma universidade que, além do ensino, da pesquisa e da extensão, também promova o desenvolvimento da região.

    Então, em nome do Deputado Valtenir Pereira, quero agradecer a todos os Parlamentares, a toda a Bancada federal, ao Deputado Carlos Bezerra, ao Deputado Adilton, que é de Rondonópolis, ao Deputado Ságuas Moraes, ao Deputado Fábio Garcia, enfim... Ao Victório Galli, que é o nosso coordenador, inclusive que me ligou ontem também. Em nome dele, eu gostaria de agradecer a todos os Deputados Federais que estiveram nos ajudando nesse projeto. Quero agradecer também ao Deputado Nilson Leitão, que hoje é Líder do PSDB.

    Eu gostaria de não ter esquecido o nome de ninguém aqui, mas agradeço a todos os oito Deputados Federais, porque, para Rondonópolis, isso, sem dúvida nenhuma, é uma nova esperança. Essa é uma cidade que está se desenvolvendo muito. É a primeira cidade em arrecadação do Estado de Mato Grosso também.

    Então, Senadora Gleisi, eu agradeço a tolerância. Daqui a pouco irei falar mais, mas eu precisava registrar isso nesse momento, porque o projeto acabou de ser votado na Câmara dos Deputados.

    Muito obrigado, Senador Capiberibe, na Presidência.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/12/2017 - Página 51