Pela Liderança durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas à falta de manutenção na infraestrutura urbana da capital federal.

Autor
Hélio José (PROS - Partido Republicano da Ordem Social/DF)
Nome completo: Hélio José da Silva Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL:
  • Críticas à falta de manutenção na infraestrutura urbana da capital federal.
Publicação
Publicação no DSF de 07/02/2018 - Página 45
Assunto
Outros > GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
Indexação
  • CRITICA, GOVERNO, DISTRITO FEDERAL (DF), MOTIVO, AUSENCIA, MANUTENÇÃO, INFRAESTRUTURA, CIDADE, BRASILIA (DF).

    O SR. HÉLIO JOSÉ  (PROS - DF. Como Líder. Sem revisão do orador.) – Obrigado, nobre Presidente, Senador Jorge Viana, do Acre, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, senhores ouvintes da TV e Rádio Senado, o que me traz aqui hoje, nobre Senador Jorge Viana, é que Brasília, que tem a minha idade, 57 anos – eu sou de 1960, e Brasília também foi inaugurada em 21 de abril de 1960 –, chega a um estado de abandono que já parece ser uma cidade que tem quinhentos anos, que tem mil anos, porque hoje nós fomos surpreendidos com a queda de um viaduto em plena zona central do Distrito Federal.

    Olha o nível a que chega o descuido, o descalabro de uma administração pública temerária que tomou conta do Governo do Distrito Federal: viadutos caindo em cima de veículos. Graças a Deus, nobre Senador Jorge Viana e nobres Senadores e Senadoras, a tragédia não foi maior, porque, onde esse viaduto caiu, na Galeria dos Estados, é um local onde milhares de pessoas almoçam, milhares de pessoas todo dia vão para ali, e esse viaduto caiu em cima de várias mesas e de várias questões, e, graças a Deus, não houve vítima fatal – pelo menos que eu saiba – até este momento.

    Mas é um descuido muito grande, no centro da capital do Brasil, o Governo, ao invés de cuidar da infraestrutura, e eu sou o Presidente da Frente Parlamentar Mista de Infraestrutura... Já na semana passada, na quadra 210 Norte, aqui em Brasília, no bloco C, houve um grande desabamento da garagem em cima de 25 carros. Também, graças a Deus, Deus estava do nosso lado, do nosso povo, e não houve vítimas fatais, mas foi mais um acidente da área de infraestrutura.

    Esses dias para trás, numa obra que o governo local está fazendo, com recurso do Governo Federal, lá no Sol Nascente, e outras obras aqui, houve também uma grande erosão, um grande buraco, pondo em risco grande parte da população. É com verba do Governo Federal que o governo do Distrito Federal está fazendo as melhorias lá no Sol Nascente.

    Além dessa questão, o Sinduscon, que é o Sindicato da Construção Civil, denuncia o risco grave, gravíssimo, da Barragem do Paranoá, a barragem que gera energia para nós todos aqui, a barragem que dá a segurança de termos um lago que faz com que o clima de Brasília seja um clima mais propício, está correndo o risco também de desabamento, segundo matéria do Sindicato da Construção Civil do Distrito Federal. Então, precisamos de medidas urgentes.

    Eu quero pedir um alerta à população de Brasília. Eu comemorei muito a passagem do ano do dia 31 para o dia 1º porque este ano é o momento de votarmos diferente, de votarmos para as pessoas comprometidas com as questões sociais, comprometidas com o povo brasileiro porque teremos eleições gerais no dia 7 de outubro e vai ser o momento do povo de Brasília, do qual mais de 90% rejeita o atual Governo do Distrito Federal, votar para a mudança no Distrito Federal e que a gente possa ter pessoas compromissadas com as obras públicas, compromissadas com a saúde, porque se alguém ficar doente aqui e for a um hospital do Distrito Federal, não consegue ser atendido de forma adequada – viu, nobre Senador Dario Berger? – comprometidas com a educação.

    Nós temos uma cidade bem pertinho daqui que se chama Paranoá. Nessa cidade, houve um incremento do Minha Casa, Minha Vida chamado Paranoá Parque...

(Soa a campainha.)

    O SR. HÉLIO JOSÉ  (PROS - DF) – ... que colocou lá, da noite para o dia, mais 45 mil pessoas e não tem salas de aulas para os meninos estudarem. A mesma coisa na Estrutural, a mesma coisa em outros lugares.

    Como meu tempo como Líder do PROS já vai se exaurindo, eu quero dizer que farei, amanhã ou depois, um pronunciamento completo sobre essas questões da infraestrutura do Distrito Federal, agradecer ao nobre Presidente, agradecer aos nossos Senadores e Senadoras aqui presentes e dizer para o nosso público: vamos ficar alertas! Vamos ficar participativos e fazer as mudanças necessárias.

    Muito obrigado, nobre Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/02/2018 - Página 45