Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa de eleições prévias para candidatura à Presidência da República pelo PSDB e participação do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio.

Autor
Omar Aziz (PSD - Partido Social Democrático/AM)
Nome completo: Omar José Abdel Aziz
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS:
  • Defesa de eleições prévias para candidatura à Presidência da República pelo PSDB e participação do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio.
Aparteantes
José Agripino, Paulo Bauer, Tasso Jereissati.
Publicação
Publicação no DSF de 07/02/2018 - Página 50
Assunto
Outros > ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS
Indexação
  • DEFESA, ELEIÇÕES, LOCAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), CANDIDATO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PARTICIPAÇÃO, ARTHUR VIRGILIO, PREFEITO, CIDADE, MANAUS (AM).

    O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AM. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o que me traz à tribuna é em relação a um conterrâneo, a um companheiro nosso, que não é do meu Partido, é Prefeito da cidade de Manaus. Eu me refiro ao Prefeito Arthur Virgílio Neto, que, em uma tentativa democrática, tenta fazer com que o seu Partido, o PSDB, possa fazer uma verdadeira democracia, dando condições iguais para que tenha um candidato. E, quando digo isso, é porque o próprio Alckmin, por diversas vezes, antes de ser candidato, falava em prévias.

    O Prefeito de Manaus está chegando hoje e amanhã deverá participar de uma reunião. Eu espero que – e nada, Senador Cássio e Senadores do PSDB, é tudo em prol do Prefeito de Manaus Arthur Virgílio – ele possa ter o direito de participar em igualdade nas prévias do PSDB.

    O PSDB é um partido importante no País, é o partido que tem uma história democrática, é um partido formado por democratas, e o Prefeito Arthur Virgílio demonstrou claramente, nos oito anos que passou como Senador, ser um defensor das ideias que o PSDB defende e, principalmente – e aí é que vem a grande surpresa nossa –, do legado de Fernando Henrique Cardoso, ex-Presidente da República. Neste momento, nós vemos lá, no meu Estado, no Amazonas, na cidade de Manaus, que existe um preconceito muito grande contra o Norte, um preconceito de não dar igualdade para o nosso querido Prefeito da cidade de Manaus.

    Por isso, eu me coloco aqui, Sr. Presidente, não como um defensor de candidatura de "a" ou "b", mas defensor da igualdade. Não é porque é do Norte, não é porque é da cidade de Manaus que não tem o direito de disputar uma eleição a Presidente da República.

    Eu, pessoalmente, se Arthur Virgílio for o candidato do PSDB, faço questão – e já declarei isso –, e não tenho outra forma senão apoiá-lo, por ser do meu Estado, por defender a nossa Região e por ser uma pessoa que já demonstrou claramente, tanto no Senado como na Câmara e como Prefeito, que é um brasileiro maiúsculo, um brasileiro que defende o povo brasileiro.

    Por isso, Arthur, eu vejo com muita tristeza, muitas vezes, o menosprezo por algumas lideranças do Partido, não são todas. Vejo aqui, no Senado, a maioria dos Senadores, independentemente de ser aliado ou não, ter um respeito muito grande por V. Exª.

    E tenho certeza de que este meu pronunciamento hoje pode não alertar membros do PSDB, mas deixa muito clara a insatisfação dos amazonenses em relação ao conterrâneo nosso, da forma como tem sido tratado, numa difícil missão. Não é fácil enfrentar um governador do Estado de São Paulo. E o Prefeito Arthur Virgílio está tendo essa coragem de colocar o seu nome à disposição do Partido para poder disputar.

    É o que eu tenho a colocar, Sr. Presidente.

    Vou ouvir...

    O Sr. Paulo Bauer (Bloco Social Democrata/PSDB - SC) – Senador...

    O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AM) – ... Senador, por favor, Líder do PSDB.

    O Sr. Paulo Bauer (Bloco Social Democrata/PSDB - SC) – Senador Omar Aziz... Senador Omar Aziz.

(Soa a campainha.)

    O Sr. Paulo Bauer (Bloco Social Democrata/PSDB - SC) – Obrigado, Sr. Presidente. Senador Omar, obrigado pela concessão do aparte. Eu devo informar V. Exª, não apenas como Líder da Bancada do PSDB nesta Casa, mas também um dos vice-presidentes do Diretório Nacional do PSDB, que na data de amanhã, precisamente às 10 horas, nós teremos uma reunião da Executiva Nacional do Partido, presidida pelo Governador Geraldo Alckmin. E o principal item da pauta de trabalhos da reunião de amanhã é exatamente a definição de critérios para a realização das prévias no PSDB, da qual participarão todos aqueles filiados ao Partido que desejarem participar do processo eleitoral deste ano como candidato à Presidência da República.

(Soa a campainha.)

    O Sr. Paulo Bauer (Bloco Social Democrata/PSDB - SC) – Nós sabemos que, até este momento, existem manifestações de interesse e também de apoio tanto em favor do ex-Senador Arthur Virgílio, como também do Governador Geraldo Alckmin. É necessário dizer que o Senador Arthur Virgílio, hoje Prefeito de Manaus, é uma ilustre figura do PSDB. Aqui mesmo, nesta Casa, ele ocupou a Liderança, que hoje eu ocupo, se destacou como Líder do nosso Partido, da nossa Bancada, teve uma atuação brilhante, destacada, combateu o bom combate, fazendo oposição na época do governo do PT, participou de vários processos eleitorais. E eu mesmo estive em Manaus, cidade de V. Exª, capital de seu Estado, na primeira eleição de Arthur Virgílio, para apoiar o trabalho que ele fazia lá em campanha eleitoral, na qual foi vencedor. Eu tenho certeza de que o Prefeito Arthur Virgílio terá amplas e totais condições de participação nesse processo de...

(Soa a campainha.)

    O Sr. Paulo Bauer (Bloco Social Democrata/PSDB - SC) – ... escolha do candidato. E obviamente que a candidatura dele interessa ao PSDB neste momento em que faremos essas prévias, porque é necessário mobilizar o Partido, é necessário ouvir as bases do Partido. E, sem dúvida nenhuma, independente do resultado do que as prévias oferecerem aos candidatos, o processo dentro do PSDB vai demonstrar que o PSDB, acima de tudo, preza os seus filiados e pratica a democracia interna.

    O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AM) – Senador, escutando de V. Exª, como Líder do PSDB nesta Casa, não poderia esperar outra resposta que não essa.

    E V. Exª lembra bem: o Prefeito e ex-Senador Arthur Virgílio foi um dos maiores defensores do legado de Fernando Henrique Cardoso, do Plano Real e de obras e projetos aprovados pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso.

    O que nos espanta hoje é, às vezes, o Presidente Fernando Henrique Cardoso não dar esse valor necessário a uma pessoa que foi muito leal a ele aqui nas tribunas deste Senado.

    Escuto o Senador Tasso Jereissati, colega Senador, Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, que hoje presidiu maravilhosamente a Comissão, aprovando no nome da Drª Paula para que trouxéssemos ao plenário hoje.

    O Sr. Tasso Jereissati (Bloco Social Democrata/PSDB - CE) – Senador Omar Aziz, ilustre representante do nosso querido Estado do Amazonas, cuja capital, Manaus, é presidida pelo nosso querido Prefeito Arthur Virgílio. Ouvi parte do seu discurso. Queria parabenizá-lo pelo discurso, pela oportunidade, elogiando, enaltecendo a figura ilustre e respeitadíssima por nós todos do Prefeito Arthur Virgílio, que foi Senador comigo durante 8 anos e destacou-se aqui como o maior Senador da oposição àquela época. Fez um trabalho brilhante e marcou época na história desta Casa, Senador Omar Aziz, hoje companheiro no Estado em que V. Exª já foi Governador. Pleiteia, com todo o mérito e com toda a justiça, ser candidato a candidato à Presidência da República. Saiba que ele tem, de todos nós, seus companheiros de Senado Federal, seus companheiros de partido, o maior respeito e admiração. Foi assegurado a ele o direito às prévias. As prévias serão feitas, pelas informações que tenho. Não sou dirigente do Partido neste momento, mas tenho certeza de que é o sentimento do Partido que as prévias sejam realizadas com toda a lisura, com toda a imparcialidade. Sem dúvida nenhuma, só faz acrescentar ao Partido haver essa disputa entre o Governador Geraldo Alckmin e o Prefeito Arthur Virgílio. Queria, portanto, parabenizá-lo pela oportunidade e pelas merecidas referências ao nosso Arthur Virgílio.

    O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AM) – Ouço o Senador Agripino Maia.

    O Sr. José Agripino (Bloco Social Democrata/DEM - RN) – Senador Omar, acho que a manifestação de V. Exª suscitou a merecida manifestação dos correligionários do Senador Arthur Virgílio e do PSDB. A começar pelo ex-Presidente do Partido, Tasso Jereissati, e pelo Líder do Partido no Senado, Paulo Bauer. É merecida porque a imagem de Arthur Virgílio nesta Casa é a melhor possível: é a de um homem sério, combativo, de grandes ideias, de muito espírito público e que se coloca à disposição do Partido, partido ao qual ele sempre pertenceu, onde ele sempre defendeu ideias absolutamente defensáveis e que ajudaram a consolidar a imagem do Partido perante o entendimento da opinião pública do Brasil. Arthur Virgílio é um dos artífices do que é o PSDB, um partido de grande expressão, que já ocupou a Presidência da República por várias vezes, com ideias da melhor qualidade, contemporâneas, identificando aquilo que deu certo no mundo, trazendo-as para o Brasil pela vertente do PSDB. Arthur Virgílio tem história no Partido. Na hora em que ele se coloca como pré-candidato à Presidência, ele tem de ser, no mínimo, considerado. Essa pretensão tem de ser, no mínimo, respeitada. E aqui ficou referendado que é respeitada, sim, pelo ex-Presidente do Partido, Tasso Jereissati, pelo Líder do Partido do Senado, que fala pelo Partido. Então, isso é bom. É bom para o PSDB, é bom para Arthur Virgílio e é bom para o Estado do Amazonas, em nome de quem V. Exª fala, porque, queira ou não queira, Arthur Virgílio é prefeito de Manaus e uma liderança expressiva no Estado do Amazonas, e a candidatura – ou a pré-candidatura – dele tem que ser respeitada, a começar pelo Estado do Amazonas, que V. Exª, com muita propriedade, traz a esta Casa à consideração, à apreciação e à manifestação de seus pares. Por essa razão, o meu cumprimento especial à palavra de V. Exª, o meu reconhecimento à legitimidade da pretensão de uma pré-candidatura dentro do PSDB – um partido que não é o meu partido, mas um partido por quem tenho grande apreço –, à legítima pretensão das prévias e da pré-candidatura do Prefeito e sempre Senador, Arthur Virgílio.

    O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AM) – Obrigado, Senador Tasso Jereissati, pelas palavras. V. Exª presidiu por um curto espaço de tempo o Partido, com muita sabedoria, elegância e respeito de todos nós; Senador Agripino, Presidente...

(Soa a campainha.)

    O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AM) – ... do DEM...

    E eu, para concluir, Sr. Presidente, acho que o PSDB foi vanguarda em muitos movimentos. Nas últimas eleições, o PSDB presidiu o País ou foi segundo lugar nas eleições: foi segundo lugar com Serra; foi segundo lugar com Alckmin; foi segundo lugar com Aécio; ganhou a eleição duas vezes com Fernando Henrique; é protagonista da política brasileira. E, sendo protagonista, é referência. E, sendo referência, nada mais justo que dar oportunidade a uma pessoa do Norte, a um homem do Norte que demonstrou aqui, com atitudes, o respeito que tinha pelo PSDB, e tem até hoje, e a forma como se conduziu como Líder da Bancada do Senado do PSDB, trazendo para si uma difícil missão, que era ser Líder de oposição e defender o Presidente Fernando Henrique. E nós esperávamos um pouco mais do Presidente Fernando Henrique, um pouco mais de neutralidade, principalmente pelo fato de o Arthur ter sido o maior defensor do Fernando Henrique Cardoso aqui nessa tribuna.

    Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/02/2018 - Página 50