Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da apresentação de requerimento em que solicita a realização de sessão temática sobre violência e a presença das autoridades nacionais responsáveis.

Autor
Tasso Jereissati (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: Tasso Ribeiro Jereissati
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA:
  • Registro da apresentação de requerimento em que solicita a realização de sessão temática sobre violência e a presença das autoridades nacionais responsáveis.
Publicação
Publicação no DSF de 07/02/2018 - Página 56
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA
Indexação
  • REGISTRO, REQUERIMENTO, ENCAMINHAMENTO, MESA DIRETORA, ASSUNTO, SOLICITAÇÃO, REALIZAÇÃO, SESSÃO DE DEBATES TEMATICOS, PRESENÇA, AUTORIDADE FEDERAL, OBJETIVO, DISCUSSÃO, ENFASE, VIOLENCIA, ESTADO DO CEARA (CE), BRASIL.

    O SR. TASSO JEREISSATI (Bloco Social Democrata/PSDB - CE. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores... Sr. Presidente.

    Sr. Presidente, eu gostaria...

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Estou ouvindo V. Exª.

    O SR. TASSO JEREISSATI (Bloco Social Democrata/PSDB - CE) – ... primeiramente, ao cumprimentá-lo...

(Soa a campainha.)

    O SR. TASSO JEREISSATI (Bloco Social Democrata/PSDB - CE) – ... de desejar feliz Ano Novo, porque, apesar de sermos da mesma terra, ainda não nos vimos este ano, e saudá-lo, então.

    Gostaria de colocar aqui um requerimento que encaminhamos à Mesa, já a V. Exª, que conta com a assinatura de 28 Senadores, e trata de um assunto que está hoje na pauta do dia, com certeza, de todo o Brasil, mas muito especialmente da nossa terra, do Estado do Ceará. Passamos nos últimos dias, na última semana, pelos piores momentos, talvez, da história recente do Estado do Ceará.

    Eu nunca, Sr. Presidente, esperei, pensei em ver, no meu Estado e na minha capital, cenas como as que foram vistas na chacina ocorrida lá perto do Barroso, no bairro de Juazeiro. Não esperei ver, em seguida, uma outra chacina numa prisão em Itapajé. E talvez tenha sido a maior tragédia da história do Estado do Ceará, movida por uma violência sem precedentes que tem acometido o nosso Estado e, infelizmente, vem acometendo não somente o Estado do Ceará, mas o Brasil inteiro.

    Em função disso – sei que já vários Senadores falaram, estão preocupados com essa situação da violência –, eu gostaria de fazer para V. Exª encaminhar e que V. Exª pautasse, com a maior urgência possível, um requerimento pedindo uma sessão temática, aqui no plenário, solicitando a presença dos responsáveis nacionais, em nível federal, pela segurança pública no nosso País, ou seja, do Ministro da Justiça, do Secretário Nacional de Segurança Pública – que, pelo que eu ouvi falar, pelo que está nos jornais, entregou na semana passada ao Ministro da Justiça um plano nacional de segurança pública – e do Ministro da Defesa, Ministro Raul Jungmann.

    Essa sessão temática – e por isso que ela é temática – eu sugiro que seja realizada aqui no plenário, porque visa a uma explicação, um detalhamento, uma visão dessas autoridades maiores em relação à segurança pública do que está acontecendo, de fato, não só a nós, todos os Senadores; acredito que à grande maioria interessada em entender tudo o que está acontecendo. Porque para a maior da população, Presidente Eunício, passa-se uma sensação de fora do controle, de que no País a questão da segurança está fora de controle. As pessoas estão em pânico.

    No nosso Estado, então, no Estado do Rio de Janeiro e em outros Estados, essa sensação de pânico é generalizada.

    É preciso vir para nós, Senado Federal, como representante dos nossos Estados, uma palavra clara, quais são as providências que podem ser tomadas, quais as que virão a ser tomadas, qual o papel nosso, do Senado Federal, na ajuda, na consecução dessas medidas conscientes de todos nós, que não podemos continuar como estamos.

    Essa sensação, que eu acho que é de todos nós – conversei com outros Senadores também –, é quase geral de que está fora de controle. E algumas pessoas me dizem: "Isso não tem mais jeito! Isso não tem mais jeito!"

    É preciso que nós tenhamos essa palavra. E eu pedi justamente no plenário, para que não só uma comissão ou outra comissão tivesse conhecimento e acesso pleno a essas declarações. Que fosse no plenário, numa sessão a ser realizada o mais rápido possível e com a presença de todos os Senadores de todas as regiões.

    E é essa a questão que eu queria colocar, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/02/2018 - Página 56