Pela ordem durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio à proposta de realização de sessão temática destinada a discutir a violência e a segurança pública no País.

Autor
João Capiberibe (PSB - Partido Socialista Brasileiro/AP)
Nome completo: João Alberto Rodrigues Capiberibe
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA:
  • Apoio à proposta de realização de sessão temática destinada a discutir a violência e a segurança pública no País.
Publicação
Publicação no DSF de 07/02/2018 - Página 61
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA
Indexação
  • APOIO, ORADOR, REQUERIMENTO, TASSO JEREISSATI, SENADOR, ASSUNTO, REALIZAÇÃO, SESSÃO DE DEBATES TEMATICOS, OBJETIVO, DISCUSSÃO, VIOLENCIA, PAIS.

    O SR. JOÃO CAPIBERIBE (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - AP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, V. Exª tomou uma iniciativa que merece aplauso de todos nós. Vamos confirmar isso amanhã, votando em defesa do seu projeto.

    Eu observei o diagnóstico que os Senadores e Senadoras fazem da realidade do povo brasileiro hoje. Nós estivemos, nesse período de recesso, em contato direto com a sociedade brasileira, com o povo, debatendo, reunindo, discutindo, andando pela periferia das nossas cidades. Encontramos pobreza absoluta, a miséria, que retornou duramente a massacrar o nosso povo, a violência descontrolada. O Estado brasileiro, repito, perdeu o controle sobre a sociedade. O desemprego é alarmante. As pessoas não têm como sobreviver, e temos um Governo que não merece a confiança de ninguém: 95% dos brasileiros não confiam no Governo.

    E eu falei aqui desta tribuna, alertei o Senado: mexer na democracia é aprofundar a crise. E nós fizemos isso de uma maneira insensata, ignorando 54 milhões de votos, e aí mergulhamos definitivamente o País na crise. E essa crise não é mais só de um governo inoperante, de um governo entreguista, de um governo que manda projeto para esta Casa para ampliar, aprofundar a recessão.

    Não é só o Executivo que está em crise. A crise é da representação política. A sociedade não acredita no Governo, não acredita neste Parlamento e tampouco acredita na Justiça, Sr. Presidente. O que se fala, o que a imprensa divulga hoje...

(Soa a campainha.)

    O SR. JOÃO CAPIBERIBE (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - AP) – ... é juiz ganhando penduricalhos, acrescentando nos seus salários indevidamente benefícios absurdos. Todo tipo de benefício é agregado aos salários. Quando se institui um programa de Bolsa Família, fala-se, critica-se, dizendo que aquilo é uma esmola, mas, quando se atribuem R$4 mil, R$5 mil de auxílio-moradia, não! Esse é um privilégio.

    Que País é este que nós estamos construindo, aliás, que nós estamos desconstruindo?

    O Brasil só se sustenta porque tem um povo formidável, fantástico; mas, em compensação, tem uma condução, uma governança desastrosa. Este é o diagnóstico: é a desconfiança. O povo não acredita nas suas instituições, infelizmente. E a gente precisa, sim, de alternativas para sair desse buraco para o qual nós ajudamos a empurrar o nosso País. Nós precisamos sentar e debater e discutir; recuperar a confiança perdida.

    Olhem os dados em relação ao Judiciário: 89%, 90% dos brasileiros não acreditam na punição da Justiça em casos de roubo e de furto. Não acreditam mais na Justiça. E aí? Para onde caminhamos? Para onde caminhamos, Senador Renan, se falta governança, se não temos luz para iluminar o nosso caminho?

(Soa a campainha.)

    O SR. JOÃO CAPIBERIBE (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - AP) – Esse é o nosso drama. Esse é o drama da sociedade brasileira, e nós precisamos nos debruçar sobre isso. Nós não podemos, através de paliativos, tentar empurrar isso com a barriga; nós temos que ter solução definitiva.

    Este é o meu diagnóstico: falta confiança nas instituições que governam este País do Executivo, do Legislativo e do Judiciário.

    Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/02/2018 - Página 61