Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio à proposta de realização de sessão temática destinada a discutir a violência e a segurança pública no País.

Autor
José Agripino (DEM - Democratas/RN)
Nome completo: José Agripino Maia
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA:
  • Apoio à proposta de realização de sessão temática destinada a discutir a violência e a segurança pública no País.
Publicação
Publicação no DSF de 07/02/2018 - Página 62
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA
Indexação
  • APOIO, ORADOR, REQUERIMENTO, TASSO JEREISSATI, SENADOR, ASSUNTO, REALIZAÇÃO, SESSÃO DE DEBATES TEMATICOS, OBJETIVO, DISCUSSÃO, VIOLENCIA, PAIS.

    O SR. JOSÉ AGRIPINO (Bloco Social Democrata/DEM - RN. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, o painel registra 61 Srs. Senadores dos 81. Nós estamos todos voltando do recesso. E muitas pessoas dizem: "Ah, o recesso são férias". Pode até ser que, no período natalino, Natal e Ano-Novo, os Parlamentares, Deputados e Senadores, tirem férias, convivam com suas famílias. Mas V. Exª, como este Plenário, os 61 Senadores que aqui estão e os que não puderam vir sabem que o período de recesso é o período que os Parlamentares têm para construir oportunidades de contato direto com o povo.

    Eu, por exemplo, passei 20 dias, em janeiro, no meu Estado e tive oportunidade de ir ao interior e participar de encontros com o povo na rua no interior; na capital, fui a consultório médico, à lanchonete, à restaurante, à procissão de São Sebastião, quando eu convivi com mais de 20 mil pessoas, à procissão da Redinha. Enfim, inúmeros momentos em que a gente convive diretamente com o cidadão.

    E, desse convívio – e os que estão aqui estão testemunhando o humor do Brasil neste momento –, você tira a prova dos nove, o que o brasileiro está pensando e querendo. Querendo de quem? Da classe política, que entendem como os mandatários, aqueles que podem construir o futuro do povo.

    Na conversa que nós tivemos hoje no gabinete de V. Exª, V. Exª disse uma coisa que eu ouvi no meu Estado. Numa pesquisa que foi feita, perguntou-se o que era mais importante para o cidadão brasileiro: era o emprego, era a saúde, era a educação? E, antes que fosse feita a pergunta nova, o cidadão disse: "Pode parar. Mais importante do que o emprego, que é muito importante, é a questão da segurança. De que adianta eu estar empregado se eu não posso sair de casa porque eu posso ser assassinado?". Esse é o sentimento que eu ouvi no meu Estado, que foi vítima agora, em dezembro e janeiro, de nefastas manchetes de jornal, inimagináveis notícias de televisão com tiroteios no centro da cidade de Natal, no centro de Mossoró, no interior, com arrombamento de lojas, de caixas de banco, com um mundo de assaltos a residências na capital e no interior; o caos completo. Aí motivado em grande medida pela ausência da polícia, por falta de pagamento. Mas a questão da insegurança é uma questão brasileira real.

    E o que V. Exª fez ao pronunciar o seu discurso na abertura dos trabalhos legislativos, e o que o Senador Tasso Jereissati fez ao apresentar um requerimento na Comissão de Assuntos Econômicos, propondo a realização de uma sessão temática sobre a questão da segurança, é o retrato do que nós ouvimos no contato direto com a base. O cidadão brasileiro está apavorado com a questão da segurança e com a inação do Estado, com a impotência do Estado.

    E nós temos que manter esse assunto sob permanente batida. Nós temos que fazer o discurso que V. Exª fez, os discursos que estamos fazendo, audiência pública. Nós temos que fazer da segurança prioridade nacional dos governos estaduais, do Governo Federal, nas eleições, porque esse assunto vai ser recorrente. E cabe a nós do Congresso fazer aquilo que vai ser feito: a discussão e votação amanhã de temas que dizem respeito a recursos para a segurança, a realização da reunião temática para discutir os caminhos da crise e não deixar o assunto da segurança morrer. É assunto que diz respeito a Estados, Municípios e União. É uma matéria que diz respeito ao interesse maior do cidadão brasileiro, do homem e da mulher brasileiros que estão, seja no seu Ceará, seja no meu Rio Grande do Norte, seja no Rio de Janeiro, em Santa Catarina, em qualquer lugar, do Amazonas ao Rio Grande do Sul, do Acre a Pernambuco, apavorados com as questões da insegurança, que é um fenômeno que vem crescendo e está fazendo com que aquilo que era o mais importante dos problemas brasileiros, educação, saúde, emprego, hoje seja a segurança.

    E cabe a nós políticos manter o assunto aceso para encontrarmos juntos a solução do problema que em muito boa hora V. Exª suscita e este Plenário repercute, falando aquilo que é o sentimento do povo brasileiro, que nós acabamos de recolher nos contatos diretos que fizemos, e é nossa obrigação manter vivo no plenário da Câmara e do Senado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/02/2018 - Página 62