Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio à proposta de realização de sessão temática destinada a discutir a violência e a segurança pública no País.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA:
  • Apoio à proposta de realização de sessão temática destinada a discutir a violência e a segurança pública no País.
Publicação
Publicação no DSF de 07/02/2018 - Página 65
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA
Indexação
  • APOIO, ORADOR, REQUERIMENTO, TASSO JEREISSATI, SENADOR, ASSUNTO, REALIZAÇÃO, SESSÃO DE DEBATES TEMATICOS, OBJETIVO, DISCUSSÃO, VIOLENCIA, PAIS.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS. Sem revisão da oradora.) – Caro Presidente, caros Senadores, quero destacar essa iniciativa do Senador Tasso Jereissati e da decisão de V. Exª anunciada ontem, na abertura dos trabalhos do Congresso Nacional, de dar prioridade a uma pauta que é inadiável, urgente e da qual não podemos abrir mão e fugir da responsabilidade, Presidente.

    Acho que a segurança não é apenas um problema do que está acontecendo no Ceará, no seu Ceará, Senador Tasso e Senador José Pimentel, pois lá em Porto Alegre, Senador, na minha capital do Rio Grande do Sul, uma pesquisa encomendada, vejam só, pelas entidades representativas do setor – Sindicato dos Policiais Federais, Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia e Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais – mostrou que 77% da população de Porto Alegre evita sair à noite por causa da violência. Ou seja, 77% não saem à noite de medo da violência.

    Mas não é só isso. Não é só na região metropolitana que o problema da violência está ocorrendo. Também no interior, nas pequenas cidades, o que mais assusta os moradores é o crime organizado assaltando bancos, agências bancárias, explodindo-as inteiramente, como aconteceu recentemente. Nas próprias BRs, os carros-fortes são assaltados pelo crime organizado fortemente armado e que detém muita informação.

    Eu queria apenas contradizer o Senador Lindbergh Farias, que é contrário à Polícia Militar. Quero lhe dizer, Senador, que o Rio Grande do Sul se orgulha, na sua história, de ter uma instituição de Polícia Militar, como a nossa Brigada Militar, que tem 180 anos, celebrados no ano passado. Essa instituição de atuação exemplar tem contribuído decisivamente também para a redução da criminalidade, mesmo lutando com dificuldades sérias, como o atraso no pagamento dos policiais, como a falta de recursos para a compra de equipamentos e também para o abastecimento das viaturas, melhoria das viaturas.

     Então, com esse cenário todo, quero reforçar a relevância que tem não apenas a Polícia Civil do meu Estado, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, especialmente a Brigada Militar, que é a nossa Polícia Militar, uma quase bicentenária instituição.

     Então, penso que é um esforço coletivo aqui com o qual todos, de norte a sul do Brasil, temos que nos envolver decisivamente. A sociedade já não suporta mais a situação em que nós estamos vivendo.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/02/2018 - Página 65