Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio à proposta de realização de sessão temática destinada a discutir a violência e a segurança pública no País.

Autor
Garibaldi Alves Filho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Garibaldi Alves Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA:
  • Apoio à proposta de realização de sessão temática destinada a discutir a violência e a segurança pública no País.
Publicação
Publicação no DSF de 07/02/2018 - Página 66
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA
Indexação
  • APOIO, ORADOR, REQUERIMENTO, TASSO JEREISSATI, SENADOR, ASSUNTO, REALIZAÇÃO, SESSÃO DE DEBATES TEMATICOS, OBJETIVO, DISCUSSÃO, VIOLENCIA, PAIS.

    O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, nós não poderíamos começar este ano legislativo sem que déssemos prioridade absoluta ao problema da segurança pública. Daí por que eu venho também trazer a minha palavra de apoio ao que disse V. Exª ontem, na abertura dos trabalhos legislativos. Quero também trazer o meu apoio à iniciativa do Senador Tasso Jereissati.

    Na verdade, Sr. Presidente, o que preocupa são as declarações absolutamente pertinentes do Ministro da Defesa, Raul Jungmann, que diz claramente que o Estado hoje é refém das facções que disputam o comando do crime organizado, Sr. Presidente.

    Na verdade, V. Exª tem razão quando diz que o Brasil pode vencer os desafios da insegurança pública de maneira firme e corajosa, mas é preciso, de forma cada vez mais vigorosa e preventiva, lutar contra o crime organizado, o tráfico de armas, o tráfico de drogas e a violência que impera.

    Ora, Sr. Presidente, eu ouvi a palavra do Senador José Agripino. No nosso recesso, no Rio Grande do Norte, nós tivemos uma situação de tal calamidade que solicitamos a presença das tropas do Exército Nacional. O Exército foi, mas o Exército não pode ficar eternamente no comando da segurança pública do Estado. Então, a situação é muito grave. Daí por que eu venho concitar todos os colegas.

    Ouvi aqui a Senadora Ana Amélia. Infelizmente, nós estamos numa disputa absolutamente dramática. As estatísticas do Rio Grande do Norte são alarmantes, as estatísticas do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro são também alarmantes.

    Então, nós precisamos ouvir esse clamor, clamor da população que, como diz a Senadora Ana Amélia, não sai mais à noite das suas casas porque o fim de semana sempre é violento.

    Na semana passada, no Rio Grande do Norte, nós tivemos 21 homicídios. Na outra semana, tivemos 25 homicídios. Onde é que isso vai parar, Sr. Presidente? Não vai parar se nós não adotarmos – e, quando eu digo nós, digo o Poder Executivo, o Poder Legislativo e o Poder Judiciário –, se não unirmos as nossas forças para combater o crime, o crime organizado, que realmente está deixando que a população tenha um verdadeiro pavor de sair às ruas. Isso é absolutamente lamentável, Sr. Presidente!

    Daí por que eu quero aplaudir a iniciativa de V. Exª e do Senador Tasso Jereissati.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/02/2018 - Página 66