Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio à proposta de realização de sessão temática destinada a discutir a violência e a segurança pública no País.

Autor
Waldemir Moka (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Waldemir Moka Miranda de Britto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA:
  • Apoio à proposta de realização de sessão temática destinada a discutir a violência e a segurança pública no País.
Publicação
Publicação no DSF de 07/02/2018 - Página 67
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA
Indexação
  • APOIO, ORADOR, REQUERIMENTO, TASSO JEREISSATI, SENADOR, ASSUNTO, REALIZAÇÃO, SESSÃO DE DEBATES TEMATICOS, OBJETIVO, DISCUSSÃO, VIOLENCIA, PAIS.

    O SR. WALDEMIR MOKA (PMDB - MS. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, eu não quero ser repetitivo. Ouvi com atenção e também quero parabenizar o Senador Tasso e V. Exª, mas eu apenas queria acrescentar algo, aqui nesta discussão, ao que acabei de ouvir do Senador Garibaldi.

    A causa maior é o chamado crime organizado. E ele sobrevive através de quê? De drogas, contrabando de armas, que vão para os grandes centros. Só que essas drogas e essas armas entram pela fronteira, então, quando a gente fala em combater o crime organizado, nós temos que dar uma atenção especial exatamente a esse combate. E ele tem que ser de uma forma inteligente, porque você não vai conseguir cercar a fronteira. Tem que ser inteligente integrando mesmo e asfixiando essas facções que, na verdade, roubam um carro no Brasil, principalmente na fronteira, para trocar pela droga ou por armas e trazê-las de volta para o Brasil, sobretudo para as grandes metrópoles.

    Então, fica aqui a minha contribuição. Vamos tratar do assunto da segurança, mas vamos dar uma atenção especial à entrada daquilo que, na minha opinião, gera o maior número de violência, que são as drogas e as armas poderosas, armas que tornam essas facções tão temidas.

    Muito obrigado e parabéns a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/02/2018 - Página 67