Discurso durante a Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Alerta para o aumento da incidência de câncer no Brasil na última década e para a importância de políticas de prevenção a essa doença.

Autor
Maria do Carmo Alves (DEM - Democratas/SE)
Nome completo: Maria do Carmo do Nascimento Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Alerta para o aumento da incidência de câncer no Brasil na última década e para a importância de políticas de prevenção a essa doença.
Publicação
Publicação no DSF de 09/02/2018 - Página 23
Assunto
Outros > SAUDE
Indexação
  • REGISTRO, NUMERO, PESQUISA, DIVULGAÇÃO, AUTORIA, INSTITUTO NACIONAL, CANCER, INCIDENCIA, CRESCIMENTO, DOENÇA, PAIS, MUNDO, DEFESA, POLITICA, PREVENÇÃO.

    A SRª MARIA DO CARMO ALVES (Bloco Social Democrata/DEM - SE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) – Srª Presidente Ana Amélia, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, eu gostaria de registrar os impressionantes números de incidência de câncer no Brasil esperados para o biênio 2018/2019, que foram divulgados em publicação do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no início desta semana. São números muito expressivos, que vêm apresentando crescimento de até 20%, na última década, tornando o câncer uma das principais causas de morte no mundo. O Brasil terá, até o final de 2019, mais de 1,2 milhão novos casos.

    Esse número reflete o tamanho da tragédia humana que várias famílias brasileiras enfrentarão. Além do sofrimento, a morte prematura causada pelo câncer representa um impacto na produtividade dos países, principalmente entre aqueles que estão em desenvolvimento, como o Brasil. O valor dessa conta reforça, Srª Presidente, a necessidade de ampliarmos as ações de saúde pública não só para o tratamento, mas principalmente para a prevenção dessa doença.

    O próprio INCA apresenta como medida preventiva a manutenção de hábitos saudáveis, como prática regular de exercícios físico e a alimentação saudável. São ações simples e que precisam ser mais estimuladas pelo Estado brasileiro.

    Pessoalmente, tenho insistido muito na promoção da alimentação saudável, não só em Sergipe, mas também em âmbito federal, aqui, no Senado. Refiro-me especialmente ao nosso projeto de lei que estimula o cultivo de hortas orgânicas nos presídios e que está sendo apreciado nesta Casa. Além dos inúmeros benefícios que traz, como ressocialização, diminuição da pena e ocupação terapêutica, é grande aliado na saúde preventiva dos presos.

    Era esse registro, Srª Presidente, que gostaria de fazer, também parabenizando o INCA pela regularidade do estudo, que já é uma importante ferramenta na vigilância dos casos de câncer no Brasil e na definição de políticas públicas específicas, que contemplem as diferenças regionais que a doença apresenta, em sua ocorrência em nosso País.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/02/2018 - Página 23