Discurso durante a Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Apresentação de requerimento de voto de pesar pelo falecimento da Sra. Eva Sopher, figura notável no cenário cultural e artístico do Rio Grande do Sul.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Apresentação de requerimento de voto de pesar pelo falecimento da Sra. Eva Sopher, figura notável no cenário cultural e artístico do Rio Grande do Sul.
Publicação
Publicação no DSF de 09/02/2018 - Página 40
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, HOMENAGEM POSTUMA, ARTISTA, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS).

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS. Sem revisão da oradora.) – Presidente, eu queria agradecer em nome do Senador Eduardo Braga. Como recebi a incumbência de cuidar do item 8 e V. Exª colocou o requerimento, então, em nome do Senador Eduardo Braga, eu agradeço a aprovação, até é matéria que interessa a nós gaúchos também.

    Eu queria aproveitar a sua presença aqui para falar de um requerimento que encaminhei à Mesa, porque faleceu ontem, em Porto Alegre, uma figura notável no cenário cultural e artístico do Rio Grande do Sul – não só do Rio Grande do Sul, mas do Brasil inteiro, que respeita muito o papel desempenhado e o protagonismo da Srª Eva Sopher. Ela foi a grande mentora da restauração e recuperação de uma das obras mais importantes da nossa querida capital, o Theatro São Pedro, que quero que um dia V. Exª visite. Então, eu estou fazendo esse requerimento, encaminhando votos de pesar à família da Srª Eva Sopher, Presidente da Fundação Theatro São Pedro, em Porto Alegre, há mais de quatro décadas.

    Ela nasceu em Frankfurt, na Alemanha, no dia 18 de junho de 1923. Eva Sopher foi uma empreendedora cultural teuto-brasileira. Tornou-se conhecida por seu trabalho bem-sucedido na restauração do Theatro São Pedro, um autêntico monumento à cultura em Porto Alegre. De família de origem judaica, Eva Sopher emigrou da Alemanha para o Brasil, em 1936, aos 13 anos de idade, por conta da perseguição nazista. Ligou-se ao grupo Pro Arte, de Theodor Heuberger, no Rio de Janeiro, e depois morou em São Paulo, onde estudou arte, desenho e escultura, no Instituto Mackenzie.

    Em 1950, adquiriu nacionalidade brasileira e, em 1960, transferiu-se para Porto Alegre, já casada com o empresário Wolfgang Klaus Sopher. Na capital gaúcha, Eva Sopher reativou o Pro Arte, organizando concertos, espetáculos de teatro e apresentações de grandes orquestras ao longo de mais de duas décadas. Sua casa se tornou um ponto de reunião de intelectuais gaúchos.

    Em 1975, assumiu a direção do Theatro São Pedro, para gerenciar as obras de sua restauração, continuando a dirigi-lo depois de sua festejada reabertura. Eva Sopher foi homenageada, diversas vezes, por seu trabalho cultural, destacando-se, entre as quais, a Medalha do Mérito Farroupilha, a maior honra concedida pelo Legislativo gaúcho; o prêmio Personalidade Top Ser Humano 2008 da Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Rio Grande do Sul, uma das premiações mais cobiçadas do País na área de Recursos Humanos; e também foi escolhida como patronesse do festival Porto Alegre em Cena em 2006.

    Em 2015, recebeu a Medalha de Goethe (Goethe-Medaille) do Instituto Goethe na Alemanha, pelo seu trabalho como Presidente do Theatro São Pedro, de Porto Alegre, onde, segundo a justificativa do prêmio, criou um local de encontro internacional para artistas de todos os estilos.

    D. Eva, como era carinhosamente chamada, deixa um legado e é digna de respeito e homenagem de todos os gaúchos. Por isso, esse requerimento.

    Encerro dizendo que o compromisso de D. Eva Sopher com a arte pode ser medido pelas frases ditas por ela, há quatro anos, quando completou 90 anos, abro aspas: "Preciso conviver com a cultura e com a arte. É uma necessidade. Sou assim: se possível, elimino do pensamento as coisas ruins. Por isso, não penso muito sobre o holocausto e os motivos pelos quais minha família deixou a Alemanha."

    Então, eu apresento esse requerimento – e agradeço muito a V. Exª – para encaminhar à família e também à Fundação do Theatro São Pedro os votos de pesar pelo falecimento dela ontem, aos 94 anos.

    Muito obrigada, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/02/2018 - Página 40