Discurso durante a Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração do aniversário de fundação da cidade de Macapá, Estado do Amapá.

Autor
Davi Alcolumbre (DEM - Democratas/AP)
Nome completo: David Samuel Alcolumbre Tobelem
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Comemoração do aniversário de fundação da cidade de Macapá, Estado do Amapá.
Publicação
Publicação no DSF de 20/02/2018 - Página 12
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • CUMPRIMENTO, AUTORIDADE, PRESENÇA, SESSÃO SOLENE, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, MACAPA (AP), ESTADO DO AMAPA (AP), COMENTARIO, HISTORIA, REGIÃO.

    O SR. DAVI ALCOLUMBRE (Bloco Social Democrata/DEM - AP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Bom dia a todos e a todas. Quero cumprimentar todos os servidores do Senado Federal, servidores desta Casa, que prestam um serviço ao País e que fazem desta sessão solene uma sessão histórica e marcante para o Estado do Amapá e, principalmente, para a capital do nosso Estado, Macapá.

    Quero cumprimentar o Presidente e requerente desta sessão solene, nosso querido amigo, Líder, Senador Randolfe Rodrigues, que preside esta sessão no dia de hoje. Com muita honra, tenho a felicidade e a satisfação de conviver ao lado do Senador Randolfe Rodrigues e compreendo a importância e o significado deste requerimento e desta sessão no dia de hoje para o Amapá e para Macapá.

    Cumprimento o Senador João Capiberibe, que compõe a Mesa, que também compõe a Bancada de Senadores do Amapá neste Senado Federal, o qual, com a sua atuação, determinação e, acima de tudo, respeito – até porque foi prefeito da nossa cidade de Macapá –, nos honra com sua presença nesta sessão solene.

    Quero cumprimentar o Vice-Governador, ex-Senador Papaléo Paes, que me antecedeu na tribuna do Senado e que também, assim como o Senador Capiberibe, foi prefeito da nossa cidade. E hoje, como vice-governador do Estado, atua na defesa dos interesses da proteção da sociedade e dos sonhos do nosso Estado do Amapá e da nossa capital.

    Quero dar um abraço, cumprimentar e agradecer a presença do Deputado Federal André Abdon. Em nome do Deputado André Abdon e da Deputada Janete Capiberibe, quero cumprimentar a Bancada de Deputados e Deputadas Federais do Amapá, que, ao lado dos Senadores do Amapá, compõem esta Bancada aguerrida, destemida e que, no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, tem defendido diuturnamente os interesses de Macapá, do Amapá e do Brasil.

    Ao Presidente Carlos Tork, Desembargador Presidente do Tribunal de Justiça, em nome de quem cumprimento o Poder Judiciário do Amapá. E quero agradecer, Presidente, a sua presença nesta sessão solene, que nos honra, e honra o Senado ter a sua figura, como Presidente do Tribunal de Justiça, representando esta Mesa em homenagem aos 260 anos de Macapá, no Senado Federal.

    Quero cumprimentar o Sr. Prefeito Cleyton Figueiredo de Azevedo, que foi prefeito da nossa cidade nos anos de 1974 a 1978. E quero agradecer, Prefeito Cleyton, a sua presença quando das comemorações do aniversário de Macapá, na nossa cidade, e a sua ida ao Amapá, àquele evento promovido pelo Prefeito Clécio, que reuniu todos os ex-prefeitos e vice-prefeitos na sala de recepção do Macapá Hotel. Foi um momento muito emocionante para todos nós, e a sua presença lá nos honrou muito, naquela festividade.

    Quero dar um abraço no Prefeito de Macapá, Prefeito Clécio.

    Muito obrigado, Prefeito Clécio, por cuidar da nossa cidade como V. Exª vem cuidando ao longo dos últimos cinco anos.

    Eu tive a honra de caminhar ao lado de V. Exª ainda no segundo turno da eleição de 2012 e tive a honra e o privilégio de caminhar, desde o primeiro dia, ao lado de V. Exª, na luta, na defesa das bandeiras que foram empreendidas pela sua gestão. E estamos aqui hoje completando o quinto ano de mandato da sua gestão; uma gestão que tem respeitado as pessoas, que tem colaborado com o povo de Macapá, com essa cidade que é a capital do nosso Estado, que tem 70% da sua gente vivendo lá, e é um orgulho muito grande, uma honra ter V. Exª na mesa do Senado comemorando, nesta sessão solene, os 260 anos de Macapá e poder, de cabeça erguida, estar nesta sessão sabendo e tendo a compreensão de estar executando o papel que lhe foi outorgado pelo povo de Macapá.

    Parabéns, Prefeito Clécio, por esses anos de gestão à frente da Prefeitura de Macapá!

    Cumprimento os nossos músicos, que vieram aqui e fizeram um belo show, em nome do Val Milhomem e da Brenda, que trouxeram um pouco da cultura, da nossa arte, da nossa música, do Marabaixo, o tambor do Marabaixo no Senado Federal, e isso é uma emoção muito grande.

    Cumprimento, em nome do ex-Deputado Luiz Carlos e em nome do ex-Deputado Lourival, todas as lideranças políticas do Amapá.

    Cumprimento o Vereador André Lima e, em seu nome, Vereador André Lima, cumprimento a Câmara de Vereadores de Macapá. V. Exª está licenciado, cumprindo uma missão desta gestão à frente da CTMAC, mas, como Vereador eleito pelo povo, eu abraço V. Exª e, abraçando V. Exª, abraço a Câmara de Vereadores de Macapá.

    Cumprimento os secretários, em nome da Secretária Juli Pereira, cumprimento os secretários municipais, cumprimento os embaixadores da República francesa, da República de Angola, os senhores servidores; cumprimento, em nome da Presidente Narcisa Ardasse Monteiro, todos os servidores do Amapá que se fazem presentes nesta solenidade.

    Senhores e senhoras, é com uma satisfação muito grande que venho à tribuna do Senado Federal participar desta sessão em homenagem e registrar nos Anais desta Casa Legislativa os 260 anos da nossa capital, da nossa cidade, capital do Amapá, cidade de Macapá.

    Para comemorar esta festiva e importante data, houve uma programação organizada extensa, que foi realizada nos últimos dez dias, feita pela Prefeitura e pelo Prefeito Clécio, com shows, atividades ecumênicas, atividades esportivas, atividades culturais, que fizeram com que cada um de nós pudesse ter na memória e perpetuar na memória de cada cidadão macapaense a história da nossa cidade.

    Prefeito Clécio, saiba que todos nós que estamos aqui, em Brasília, Parlamentares federais – falo em meu nome, do Senador Randolfe, do Senador Capiberibe, dos Deputados e Deputados –, estamos aqui irmanados com V. Exª nas comemorações do aniversário da cidade de Macapá e, mais do que irmanados nessas festividades, estamos aqui lutando diariamente no exercício da atividade parlamentar, buscando junto ao Governo Federal, atribuição que nos foi dada e delegada pelo povo do Amapá quando da eleição para representarmos o Estado... E temos confiança de que estamos cumprindo com as nossas obrigações para transformar a nossa cidade, Macapá, em uma cidade melhor para todos. Temos visto isso no dia a dia com a gestão de V. Exª. Inclusive, recentemente, junto com a programação do aniversário do Amapá, nós tivemos a honra, todos nós, de dar, ao lado de V. Exª, que foi o grande timoneiro desse projeto, para 1.500 famílias no Amapá, a oportunidade de ter mais do que um lar, de ter a dignidade, com a inauguração, no dia 2 de fevereiro, um presente para 1.500 famílias, do Residencial Jardim Açucena, que é uma parceria da Bancada Federal, do Governo Federal e do Município de Macapá, dando para essas famílias a perspectiva e o sonho de terem a sua casa própria, que é o sonho de qualquer família macapaense e amapaense brasileira.

    Se os festejos são importantes para resguardarmos nossa memória histórica, não podemos nos esquecer do nosso projeto maior: o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado, o Estado do Amapá; a diminuição das desigualdades regionais, e a suprema garantia dos direitos fundamentais e sociais do povo amapaense tal como constante em nossa Carta política de 1988.

    É por isso mesmo que ressalto, uma vez mais, esse comprometimento de V. Exª, Sr. Prefeito de Macapá, Município que abrange 70% de nossa população. Como disse ainda há pouco, lutamos diariamente, empenhamo-nos para buscar iniciativas orçamentárias que têm contribuído de forma significativa para a transformação da nossa capital, Macapá, visando um futuro socialmente mais igual e mais próspero para Macapá.

    Além do carinho e amor por nossa terra, devemos honrá-la com nossos mandatos, priorizando sempre soluções para os principais problemas. Falo do problema fundiário; falo do problema da saúde; falo dos problemas da educação; da ampliação da infraestrutura básica; do esgotamento sanitário; do abastecimento de água potável; da energia elétrica; da pavimentação das vias da cidade, e poder dar a essas pessoas, fruto do nosso trabalho e da nossa atuação, resposta direta na vida de cada um, no dia a dia, na nossa bela Macapá.

    Se esses problemas, senhoras e senhores, são comuns em outros Municípios, em outros Estados, acreditem os senhores e as senhoras, são muito maiores e mais exacerbados em nossa capital e nos demais 15 Municípios do Amapá.

    Este foi e é o nosso compromisso de atuar em Brasília, na atividade parlamentar, no mandato de Senador da República, para defender, nesta tribuna e no Congresso, o povo amapaense, o povo macapaense, de cujos princípios e valores nunca me afastarei – e jamais pretendo maculá-los.

    Assim, senhoras e senhores, Sr. Presidente desta sessão, Senador Randolfe Rodrigues, e os presentes, os quais agradeço por compartilharem desta homenagem à cidade de Macapá, capital do Amapá, cujas terras são cortadas pela linha do Equador, pelo seu 260º aniversário de existência.

    Valho-me desta oportunidade, Sr. Presidente, Senador Randolfe, senhoras e senhores, para cumprimentar cada cidadão macapaense por essa festiva data – e aproveitem os festejos que ainda estão em andamento, mas jamais se esqueçam, cidadãos, de que cada um macapaense, cada um amapaense traz em sua composição genética a natividade regional e, com ela, a característica indelével da bravura dos açorianos que primeiramente colonizaram este território indomado, entre 1751 e 1758; que emprestaram suas vidas e derramaram o seu sangue, para conter os avanços de forças holandesas, inglesas e francesas, que ameaçavam o domínio da Coroa portuguesa neste País continente.

    Para concluir, quero cumprimentar a todos e a todas e dizer ao povo de Macapá, dizer ao povo do Amapá que estamos esperançosos de construirmos, sim, esse Estado pujante, esse Estado promissor, com características indispensáveis ao desenvolvimento econômico e social de qualquer Estado da Federação.

    O Estado do Amapá tem hoje a oportunidade e a potencialidade de ser, sim, um grande celeiro de desenvolvimento através do conjunto de riquezas que temos e que é próprio do povo amapaense.

    Quero dizer a cada um dos macapaenses, na passagem desta sessão solene no Senado Federal, em que temos a honra de comemorar os 260 anos da cidade de Macapá, que nós acreditamos no Amapá, confiamos no seu povo, confiamos na nossa gente e estamos aqui lutando, a cada dia, para fazer o Amapá um Estado mais justo, um Estado mais digno para os amapaenses e para os macapaenses.

    Parabéns, Macapá! Parabéns, macapaenses! Parabéns, amapaenses!

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/02/2018 - Página 12