Discurso durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Elogios à associação Rotary Internacional, que presta relevantes serviços ao País e ao mundo.

Autor
Sérgio de Castro (PDT - Partido Democrático Trabalhista/ES)
Nome completo: Sérgio Rogério de Castro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Elogios à associação Rotary Internacional, que presta relevantes serviços ao País e ao mundo.
Publicação
Publicação no DSF de 20/02/2018 - Página 46
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, ELOGIO, INSTITUIÇÃO ASSISTENCIAL, CONTRIBUIÇÃO, SERVIÇO, BRASIL, COMENTARIO, HISTORIA.

    O SR. SÉRGIO DE CASTRO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PDT - ES. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente Lindbergh, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, telespectadores, ouvintes, internautas, eu não poderia, na minha passagem aqui pelo Senado Federal, deixar de fazer uma homenagem a uma das associações mais importantes do mundo. Refiro-me ao Rotary Internacional, um clube de serviços que tem prestado relevantes serviços ao Brasil e ao mundo.

    Venho a esta tribuna ressaltar a grande contribuição do Rotary para o nosso País. Há mais de 40 anos, faço parte dessa associação inspiradora, enraizada em cada canto dos Estados brasileiros. O Rotary cria laços de colaboração, faz parcerias com diversos grupos e organizações. O lema é a agregação de valores, porque unidos somos mais fortes. E isso vale para a política, vale para iniciativas empreendedoras, vale para a nossa vida cotidiana. Os programas do Rotary fomentam a compreensão mundial, criam amizades e fazem uma grande diferença no mundo.

    Quando nasci, meu pai já era rotariano. Sou rotariano, com muito orgulho, há décadas. Uso este escudinho do Rotary aqui em todos os lugares a que vou. Faço questão de contribuir com as iniciativas dessa associação. Afinal, essa importante entidade teve papel primordial na minha vida social e profissional.

    Para se envolver com o Rotary, é preciso somente doar o seu tempo, a sua energia, o seu entusiasmo. No momento em que a desagregação coletiva ameaça a nossa coesão social, entidades associativas ganham importância estratégica para manter laços. Estamos aqui para passar essa mensagem, Srs. Senadores, Srªs Senadoras. É possível construir projetos e firmar parcerias. Falo com o testemunho de minha vida pessoal e de décadas de serviços prestados à atividade empresarial no Espírito Santo.

    É necessário fazermos aqui um sobrevoo histórico sobre o Rotary em todo o mundo. Eu sei que a maioria dos Senadores e das Senadoras conhece o Rotary, mas é uma oportunidade de fazer essa associação ser mais conhecida em todo o Brasil.

    Os rotarianos se dedicam a ajudar a humanidade há mais de 110 anos. Com cerca de 35 mil Rotary Clubs em 217 países, os rotarianos realizam milhares de projetos para ajudar comunidades e ajudar pessoas. No Brasil, temos cerca de 2.400 Rotary Clubs, onde se exercita o companheirismo, cultiva-se a amizade e há um apoio recíproco. A regra nº 1 do rotariano é a prática do princípio de dar de si antes de pensar em si.

    Essa organização internacional, composta por cerca de 1,2 milhão de associados, sendo de 14 mil no Brasil, começou com a visão de um homem, de um advogado, Paul Harris. Ele formou o Rotary Club de Chicago, no dia 23 de fevereiro de 1905, para que profissionais de diferentes setores pudessem interagir, fortalecer seus vínculos de amizade e ajudar diferentes comunidades.

    Srs. Parlamentares, o nome Rotary surgiu da prática inicial de fazer o rodízio das reuniões entre os escritórios de cada associado. Os rotarianos não só presenciaram grandes eventos históricos, como também fizeram parte deles. Depois de apenas 16 anos da sua fundação, o Rotary já tinha clubes em seis continentes. Hoje trabalha em diversas partes do globo, a fim de superar grandes desafios, especialmente na resolução de conflitos, na promoção da paz.

    A associação perseverou em épocas difíceis. Durante a Segunda Guerra Mundial, Rotary Clubs da Alemanha, Áustria, Itália, Espanha e do Japão foram forçados a fechar suas portas. Apesar dos riscos, vários continuaram se encontrando informalmente e, após a guerra, juntaram-se para reconstruir seus clubes e países.

    Rotarianos são comprometidos com trabalhos humanitários e não têm medo de sonhar alto e definir metas ambiciosas. Começaram uma luta contra a poliomielite em 1979, com um projeto para imunizar 6 milhões de crianças nas Filipinas. Fizeram um progresso incrível: em 1988, a doença assolava mais de 125 nações; hoje, pelo trabalho, pela perseverança do Rotary, são apenas três países com a endemia.

    Somos cerca de 1,2 milhão de líderes comunitários, amigos, vizinhos e solucionadores de problemas, gente disposta a transformar suas comunidades. E, para fazer isso, é preciso compromisso, visão de futuro e capacidade de ação. Com dedicação, energia e inteligência, nossos associados ajudam a humanidade há mais de 110 anos, repito. Os projetos sustentáveis envolvem alfabetização e educação, promoção da paz, combate a doenças, saúde e recursos hídricos. Estamos sempre procurando maneiras de criar um mundo melhor.

    Se você for convidado a participar de um Rotary Club, aceite. Isso pode fazer uma grande diferença, para melhor, em sua vida, na vida da sua família, da sua comunidade. Dou meu testemunho, desta importante tribuna, de que o Rotary é uma associação inspiradora.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/02/2018 - Página 46