Discurso durante a 11ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Anúncio de realização da Sessão Especial Bertha Lutz.

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO:
  • Anúncio de realização da Sessão Especial Bertha Lutz.
Publicação
Publicação no DSF de 22/02/2018 - Página 71
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • ANUNCIO, REALIZAÇÃO, SESSÃO ESPECIAL, BERTHA LUTZ, PARTICIPAÇÃO, MULHER, DEPUTADO FEDERAL, PARTICIPANTE, ASSEMBLEIA CONSTITUINTE, CONSTITUIÇÃO FEDERAL, OBJETIVO, HOMENAGEM.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PCdoB - AM. Sem revisão da oradora.) – Presidente, se V. Exª me permite uma prévia comunicação. (Pausa.)

    Muito obrigada, Presidente.

    Eu quero apenas registrar que circula hoje, aqui no Senado Federal, como encarte do Jornal do Senado, o Jornal Senado Mulher, em que nós prestamos uma homenagem às mulheres Parlamentares que foram constituintes, que participaram da Constituinte de 1988.

    Quero também aproveitar e fazer um convite aos Senadores e às Senadoras, mas sobretudo aos Senadores, visto que as Senadores estão todas envolvidas na organização dessas atividades. No próximo dia 7 de março, nós teremos a Sessão Especial Bertha Lutz, que é uma sessão já tradicional do Senado Federal, que reconhece e confere um diploma a todas aquelas ou aqueles que lutam em defesa dos direitos das mulheres.

    E, atendendo a um pedido da Bancada, por determinação de V. Exª, neste ano nós teremos uma sessão diferenciada, porque estamos no ano em que a Constituição brasileira completa 30 anos, e o Senado Federal, graças à aquiescência de V. Exª, homenageará as 26 mulheres que foram Deputadas constituintes. E olhem que naquele período nós não tínhamos nenhuma Senadora, apenas 26 Deputadas constituintes. Das 26, 6 são falecidas e 4 estão exercendo mandatos parlamentares federais: a Senadora Rose de Freitas, a Senadora Lídice da Mata, a Senadora Lúcia Vânia, assim como a Deputada Benedita da Silva. Então, elas estarão ao lado de outras 16 mulheres sendo homenageadas recebendo o Diploma Bertha Lutz, Diploma Mulher-Cidadã.

    Para nós, isso é muito importante, porque mostra o quanto temos trabalhado com muita dificuldade e temos tido avanços pequenos. Em 1988, no período da Constituinte, havia apenas 26 mulheres, mas era uma Bancada significativa para a época – lamentavelmente, nenhuma mulher Senadora. Foram 26 mulheres que, amparadas com a organização dos movimentos sociais, conquistaram e ajudaram a escrever a Constituição até hoje conhecida como Constituição cidadã. E, no que diz respeito aos direitos e ao reconhecimento das mulheres, sem dúvida nenhuma, creio que a Constituição de 1988 foi a que deu passos mais largos no sentido de garantir esses direitos.

    Eu quero aqui, desde já, relembrar a todos os Senadores e Senadoras que, numa quarta-feira, dia 7...

(Soa a campainha.)

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PCdoB - AM) – ... do mês de março, nós teremos aqui, neste plenário, essa sessão que será simbólica e significativa, pois será a primeira atividade de comemoração dos 30 anos da Constituição, homenageando exatamente as mulheres constituintes.

    A informação que nós temos, Presidente Eunício, é a de que todas elas, com exceção de uma, já têm a presença confirmada, ou seja, V. Exª presidirá, sem dúvida nenhuma, uma sessão muito histórica para o Parlamento brasileiro e, sobretudo, para a luta das mulheres.

    Obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/02/2018 - Página 71