Discurso durante a 13ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro de audiência com prefeitos de municípios de Pernambuco (PE).

Registro dos trabalhos da Comissão Especial destinada a regulamentar o novo Código Comercial brasileiro.

Comentários sobre a recuperação da economia brasileira.

Elogio à decisão pela intervenção federal no Rio de Janeiro (RJ).

Autor
Fernando Bezerra Coelho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PE)
Nome completo: Fernando Bezerra de Souza Coelho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Registro de audiência com prefeitos de municípios de Pernambuco (PE).
INDUSTRIA E COMERCIO:
  • Registro dos trabalhos da Comissão Especial destinada a regulamentar o novo Código Comercial brasileiro.
ECONOMIA:
  • Comentários sobre a recuperação da economia brasileira.
SEGURANÇA PUBLICA:
  • Elogio à decisão pela intervenção federal no Rio de Janeiro (RJ).
Publicação
Publicação no DSF de 24/02/2018 - Página 27
Assuntos
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Outros > INDUSTRIA E COMERCIO
Outros > ECONOMIA
Outros > SEGURANÇA PUBLICA
Indexação
  • REGISTRO, AUDIENCIA, GRUPO, PREFEITO, MUNICIPIOS, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), ASSUNTO, LIBERAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS, ENFASE, MUNICIPIO, CARUARU (PE), AGRESTINA (PE), SANTA CRUZ DA BAIXA VERDE (PE), SALGUEIRO (PE).
  • REGISTRO, ATUAÇÃO, COMISSÃO ESPECIAL, OBJETIVO, ATUALIZAÇÃO, CODIGO COMERCIAL.
  • COMENTARIO, RECUPERAÇÃO, ECONOMIA NACIONAL.
  • ELOGIO, INTERVENÇÃO FEDERAL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PUBLICAÇÃO, FOLHA DE S.PAULO.

    O SR. FERNANDO BEZERRA COELHO (PMDB - PE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu venho à tribuna desta Casa, na manhã de hoje, para fazer um registro sobre as atividades desta semana, quando tive a oportunidade de receber, no meu gabinete, diversos prefeitos de Pernambuco, das mais diversas regiões do meu Estado, em busca de recursos para parcerias administrativas nas mais diversas áreas.

    Estivemos com a prefeita de Caruaru, estivemos com o prefeito de Agrestina, com o prefeito de Joaquim Nabuco, estivemos com o prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, com o prefeito de Salgueiro, no sertão central de Pernambuco, e todos procurando viabilizar convênios que possam ajudar na promoção do desenvolvimento das suas cidades, dos seus Municípios.

    Por outro lado, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, também tivemos aqui a oportunidade, nesta semana, como Presidente da Comissão Especial que vai regulamentar o novo Código Comercial brasileiro, de iniciar uma série de audiências públicas. E, nesta semana, tivemos a presença do Ministro João Otávio de Noronha, que teve a oportunidade de falar de todo o trabalho que foi feito para a apresentação do anteprojeto, numa iniciativa que considero de fundamental importância para melhorar o ambiente de negócios no nosso País.

    Nós teremos uma agenda a cumprir, que foi definida pelo nosso Relator, o Senador Pedro Chaves, com diversas audiências aqui na Comissão Especial, mas também audiências fora de Brasília – em São Paulo, no Mato Grosso do Sul e em Pernambuco. E queremos votar a proposta do Senador Pedro Chaves já no mês de junho, mais tardar início de julho, antes do recesso legislativo do meio do ano.

    Tive a oportunidade de conversar com o Senador Eunício Oliveira e pedir o empenho dele para que essa matéria pudesse ser pautada entre as prioridades das propostas que serão levadas à deliberação deste Plenário, e obtive dele uma resposta positiva no sentido de que ele envidará os esforços para poder pautar esta matéria, que considero importantíssima para que a gente possa, de fato, avançar com uma agenda que possa ampliar as possibilidades de crescimento do nosso País.

    Quero aqui destacar que todos os indicadores que estão sendo divulgados, desde o início do ano, apontam para uma firme recuperação da economia brasileira. Já existem prognósticos de crescimento em torno de 3,5%, e o que eu gostaria de sublinhar é que estaremos assistindo, este ano, à volta do emprego formal, do emprego com carteira assinada, e, sobretudo, de empregos mais qualificados.

    A estimativa do Banco Central do Brasil é para a contratação de janeiro a dezembro de mais de 1 milhão de empregos de carteira assinada. Isso significará quase três vezes mais do que registramos no ano de 2017, o que, de certa forma, consolida aquilo já está traduzido nos números da inflação, que, no ano passado, ficou abaixo da meta do Banco Central, fixada no limite mínimo de 3%, e a inflação foi de 2,95%.

    Também a taxa de juros. Estamos vivendo um período em que a taxa de juros é a menor da nossa história recente. Essa taxa de juros vai contribuir muito para a volta do investimento privado, sobretudo do pequeno e do médio empresário brasileiro, esses, sim, são responsáveis por quase 2/3 dos empregos de carteira assinada neste País. Portanto, essa taxa de juros também será um instrumento animador da economia brasileira.

    Os dados sobre o crescimento da arrecadação federal vai permitir que a trajetória de crescimento da dívida pública possa ser interrompida e, consequentemente, os juros pagos pelo Tesouro Nacional no lançamento dos seus títulos possam ser negociados a taxa de juros cada vez menor.

    Portanto, eu quero aqui compartilhar com os meus colegas essa minha confiança, esse meu otimismo com a economia brasileira neste ano de 2018, que certamente vai assinalar a volta do Brasil a taxas de crescimento mais adequadas às necessidades da nossa gente, da nossa população.

    O Brasil, um País com quase 200 milhões de habitantes, com uma população ainda muito jovem, precisa crescer sempre acima de 3%, 4% para gerar os empregos que a juventude reclama e que precisa para poder obter salário e para sustentar as suas famílias.

    E queria encerrar, Sr. Presidente, pedindo para poder fazer o registro nos Anais desta Casa, do Senado Federal, do artigo de hoje do articulista da Folha de S. Paulo, Reinaldo Azevedo, sob o título "Intervenção pode revelar governo real". Reinaldo Azevedo chama a atenção para o medo dos adversários do Presidente Michel Temer de que a ação no Rio revele o bom Governo que ele faz. Portanto, esse é o resumo do artigo do Reinaldo Azevedo.

    Eu tenho absoluta certeza de que, embora a intervenção possa ser criticada, e a gente respeita as opiniões em sentido contrário, essa decisão do Governo Federal, do Presidente da República, está em sintonia com o desejo da população do Rio de Janeiro, que se sentia acuada, sobretudo, diante da impotência da ação do governo do Estado.

    A intervenção federal dá uma esperança, e a gente espera que esses resultados possam ser colhidos ao longo dos próximos meses, até o final do ano, quando a intervenção será suspensa, e nós iremos ter o resultado das eleições democráticas lá no Rio e no Brasil inteiro.

    Oxalá, a gente espera que um novo momento possa ser inaugurado no Rio de Janeiro, a partir de janeiro do próximo ano, e que essa intervenção contribua para trazer paz, para trazer segurança, para trazer esperança para que os cariocas voltem a resgatar a sua autoestima e a confiança em dias melhores para o Estado do Rio de Janeiro e para o nosso País.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.

DOCUMENTO ENCAMINHADO PELO SR. SENADOR FERNANDO BEZERRA COELHO.

(Inserido nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

    Matéria referida:

     – "Intervenção pode revelar governo real", Folha de S. Paulo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/02/2018 - Página 27