Discurso durante a Sessão Conjunta, no Congresso Nacional

Homenagem póstuma ao ex Senador Jonas Pinheiro, do Estado do Mato Grosso do Sul.

Autor
Cidinho Santos (PR - Partido Liberal/MT)
Nome completo: José Aparecido dos Santos
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Homenagem póstuma ao ex Senador Jonas Pinheiro, do Estado do Mato Grosso do Sul.
Publicação
Publicação no DCN de 21/02/2018 - Página 51
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, EX SENADOR, JONAS PINHEIRO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), COMENTARIO, HISTORIA, ATUAÇÃO PARLAMENTAR.

    O SR. CIDINHO SANTOS (Bloco/PR - MT. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Deputados Federais, Deputadas Federais, aproveitei esta oportunidade aqui e subi à tribuna da Câmara dos Deputados, nesta sessão do Congresso Nacional, para homenagear um grande brasileiro que foi aqui por três vezes Deputado Federal e também duas vezes Senador. Estou falando da pessoa do Senador Jonas Pinheiro. No dia de ontem, 19 de fevereiro, fez dez anos de sua morte.

    O Senador Jonas Pinheiro foi natural do Município de Santo Antônio do Leverger, do meu querido Estado de Mato Grosso, esposo da ex-Deputada Federal Celcita Pinheiro. Como eu disse, ele foi Deputado Federal por três mandatos e foi Senador. O primeiro mandato dele, em 1987, foi como Deputado Constituinte, integrando a Subcomissão da Política Agrícola e Fundiária e da Reforma Agrária, da Comissão da Ordem Econômica, onde começou seu trabalho incansável para melhorar a vida do homem do campo.

    Um dos primeiros Parlamentares a ser conhecido como ruralista, Jonas Pinheiro era firme na defesa da agropecuária brasileira, reconhecido pela luta incansável pela redução das taxas de juros dos financiamentos agrícolas e pela facilitação da renegociação das dívidas rurais.

    Um municipalista, amigo de todos, homem íntegro, que honrava os votos dos mato-grossenses.

    Foi eleito Senador da República por duas vezes.

    Muito me honra hoje estar sentado e ocupando a cadeira que foi do querido Senador Jonas Pinheiro no Senado Federal. Para mim, ele foi um mestre. Foi ele quem me iniciou na vida política, ao ver minha disposição de servir à comunidade.

    Na década ainda de 1990, foi por intermédio de Jonas Pinheiro que me filiei ao Partido da Frente Liberal (PFL) e me tornei o primeiro Prefeito do Município de Nova Marilândia, então aos 23 anos.

    Outros grandes políticos do Estado de Mato Grosso também foram apadrinhados por Jonas Pinheiro. Entre eles, o Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que iniciou sua carreira política como suplente do Senador Jonas Pinheiro em 1994.

    Para todos, Jonas Pinheiro é uma referência pelo caráter, pela força, na defesa do nosso Estado e da agropecuária brasileira, pela sua sabedoria. Seu legado é notável, e várias homenagens em prédios públicos, parques de exposição, auditórios, inclusive no Ministério da Agricultura, levam o nome do Senador Jonas Pinheiro.

    As sementes plantadas pelo Senador Jonas frutificam hoje. Temos um setor que não para de crescer. O agronegócio é responsável por 23% do Produto Interno Bruto brasileiro. Tivemos uma safra recorde em 2017 com 240 milhões de toneladas, sendo 60 colhidas no Estado de Mato Grosso, e uma colheita para este ano prevista de 220 milhões de toneladas.

    Hoje somos o celeiro do mundo, graças a homens e mulheres como o Senador Jonas Pinheiro que reconheceram o papel central da agropecuária brasileira e lutaram para que tivéssemos investimentos e políticas públicas para o setor.

    Como diz o ditado, a palavra convence, mas o exemplo arrasta.

    O Senador Jonas Pinheiro era um Parlamentar discreto, mas o seu exemplo de luta e seriedade marcou o Congresso Nacional e é o modelo que eu humildemente tento seguir durante o meu mandato.

(Soa a campainha.)

    O SR. CIDINHO SANTOS (Bloco/PR - MT) – Ao Senador Jonas Pinheiro, nossa lembrança, nossa saudação – ontem, fez dez anos de sua passagem – a toda a sua família: D. Celcita, Giorgio, Giani e seus netos. Quero dizer que Jonas Pinheiro, mais uma vez, foi um dos primeiros Parlamentares ruralistas aqui da Câmara dos Deputados. Hoje, se o agronegócio é o que é, deve-se muito ao empenho e ao trabalho de Jonas Pinheiro.

    Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DCN de 21/02/2018 - Página 51