Fala da Presidência durante a Sessão Conjunta, no Congresso Nacional

Resposta à questão de ordem apresentada pelo Deputado Orlando Silva, referente à necessidade de parecer da Comissão Mista de Orçamento para apreciação de Projeto de Lei do Congresso Nacional.

Autor
Eunício Oliveira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/CE)
Nome completo: Eunício Lopes de Oliveira
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
CONGRESSO NACIONAL:
  • Resposta à questão de ordem apresentada pelo Deputado Orlando Silva, referente à necessidade de parecer da Comissão Mista de Orçamento para apreciação de Projeto de Lei do Congresso Nacional.
Publicação
Publicação no DCN de 21/02/2018 - Página 74
Assunto
Outros > CONGRESSO NACIONAL
Indexação
  • RESPOSTA, QUESTÃO DE ORDEM, AUTORIA, DEPUTADO FEDERAL, ORLANDO SILVA, ASSUNTO, AUSENCIA, PARECER FAVORAVEL, COMISSÃO MISTA, ORÇAMENTO, REGISTRO, PRESIDENTE, CONGRESSO NACIONAL, DESIGNAÇÃO, RELATOR, PROFERIMENTO, PARECER, PROJETO DE LEI DO CONGRESSO NACIONAL (PLN).

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Só um minuto. Senão, eu vou ter que desligar os microfones. Só um minutinho. Eu vou dar a palavra a todo mundo, sem nenhum problema.

    O SR. LUIZ CARLOS HAULY (PSDB - PR) – Eu estou com a palavra, Presidente? O Presidente anterior me passou a palavra.

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Só um minuto, só um minuto, só um minuto, só um minuto.

    Houve o levantamento de uma questão de ordem. O Deputado Orlando diz que eu estou com pressa. Eu não estou, não estou. Eu estou aqui muito tranquilo.

    A única coisa é que eu quero esclarecer. Primeiro, eu não sei como é que fecha essa conta de aprovar 2 bilhões para os Municípios brasileiros, que nós estamos aprovando aqui nesta noite para os Municípios brasileiros. Como é que o Deputado diz que houve um corte de 5 para entregar 2? Não é verdade. Não é verdade. O valor é de 2 bi e não de 5 bilhões para os Municípios brasileiros, de remanejamentos feitos pela área econômica.

    Segundo ponto que eu quero responder: a CMO tinha até o dia 19/02, ontem, para dar parecer, conforme calendário publicado pela Presidência do Congresso Nacional. Não teve parecer. Portanto, não tendo parecer, o Presidente do Congresso Nacional pode, sim, na sua prerrogativa legal, nomear relator de Plenário. Foi nomeado o Senador Pedro Chaves.

    Eu indefiro a questão de ordem. Se V. Exª quiser recorrer à Comissão de Constituição e Justiça, é regimental, V. Exª poderá fazer. Agora, eu vou só dizer a V. Exª que, no art. 100 do Regimento Comum, diz-se o seguinte: "Se a Comissão, no prazo fixado, não apresentar o seu parecer, o Presidente do Senado [Federal], feita a publicação das emendas, convocará sessão conjunta para a apreciação da matéria, quando designará Relator que proferirá parecer oral". Portanto, eu cumpri o Regimento e quero que V. Exª compreenda.

    O SR. LUIZ CARLOS HAULY (PSDB - PR) – Sr. Presidente.

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Calma.

    O SR. ORLANDO SILVA (PCdoB - SP) – Presidente, eu agradeço as suas...

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Calma. Eu quero ouvir o Deputado Orlando, o que ele vai...


Este texto não substitui o publicado no DCN de 21/02/2018 - Página 74