Pela Liderança durante a 15ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de visita aos Municípios de São Luís (MA) e de Campo Grande (MS) para participar das cerimônias de filiação do Ex-Governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão, e do Senador Pedro Chaves, do Estado do Mato Grosso do Sul, ao Partido Republicano Brasileiro (PRB).

Registro dos desdobramentos da intervenção federal no Rio de Janeiro.

Registro do encontro do Prefeito do Município do Rio de Janeiro (RJ), Marcelo Crivella, com o Presidente da República, Michel Temer, para tratar de programas sociais para aquela cidade.

Autor
Eduardo Lopes (PRB - REPUBLICANOS/RJ)
Nome completo: Eduardo Benedito Lopes
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS:
  • Registro de visita aos Municípios de São Luís (MA) e de Campo Grande (MS) para participar das cerimônias de filiação do Ex-Governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão, e do Senador Pedro Chaves, do Estado do Mato Grosso do Sul, ao Partido Republicano Brasileiro (PRB).
SEGURANÇA PUBLICA:
  • Registro dos desdobramentos da intervenção federal no Rio de Janeiro.
GOVERNO MUNICIPAL:
  • Registro do encontro do Prefeito do Município do Rio de Janeiro (RJ), Marcelo Crivella, com o Presidente da República, Michel Temer, para tratar de programas sociais para aquela cidade.
Publicação
Publicação no DSF de 28/02/2018 - Página 52
Assuntos
Outros > ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS
Outros > SEGURANÇA PUBLICA
Outros > GOVERNO MUNICIPAL
Indexação
  • REGISTRO, VISITA, LOCAL, MUNICIPIOS, SÃO LUIS (MA), CAMPO GRANDE (MS), OBJETIVO, PARTICIPAÇÃO, CERIMONIA, REFERENCIA, EX GOVERNADOR, ESTADO DO MARANHÃO (MA), PEDRO CHAVES, SENADOR, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), FILIAÇÃO PARTIDARIA, PARTIDO POLITICO.
  • REGISTRO, DECRETO FEDERAL, INTERVENÇÃO FEDERAL, LOCAL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), RELATOR, ORADOR, APREENSÃO, AUSENCIA, RECURSOS FINANCEIROS, COMENTARIO, CRIAÇÃO, COMISSÃO EXTERNA, SENADO, OBJETIVO, ACOMPANHAMENTO, OPERAÇÃO, OBSERVAÇÃO, NECESSIDADE, EFICACIA, ATUAÇÃO, EXERCITO.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, MARCELO CRIVELLA, PREFEITO, MUNICIPIO, RIO DE JANEIRO (RJ), MOTIVO, PARTICIPAÇÃO, GUARDA MUNICIPAL, OPERAÇÃO, INTERVENÇÃO FEDERAL, SEGURANÇA PUBLICA, COMENTARIO, ENCONTRO, MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPUBLICA, OBJETIVO, APRESENTAÇÃO, PROJETO, POLITICA SOCIAL, OBRAS, COMUNIDADE, SOLICITAÇÃO, EMPRESTIMO.

    O SR. EDUARDO LOPES (Bloco Moderador/PRB - RJ. Como Líder. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, obrigado.

    Eu quero cumprimentar todos os que acompanham esta sessão pela TV Senado, pela Rádio Senado e os que nos acompanham pela internet.

    Eu quero, em primeiro lugar, comunicar que, neste final de semana, estive no Maranhão, em São Luís, onde participei do evento de filiação do Vice-Governador do Estado, Carlos Brandão e, junto com ele, de 27 prefeitos, que também se filiaram ao PRB. Foi uma filiação importante, uma vez que a aprovação e o desempenho do Governo lá, juntamente com o Governador Flávio Dino e Carlos Brandão, têm sido reconhecidos pela população do Estado. Foi um evento muito prestigiado, com muitas lideranças. Mais de 60 prefeitos participaram, assim como secretários.

    Voltando do Maranhão, ontem, eu estive em Campo Grande, também participando de um evento de filiação. Dessa feita, participei da filiação do nosso companheiro aqui no Senado, o Senador Pedro Chaves, que agora integra os quadros do PRB. Então, agora, aqui no Senado, o PRB conta com 2 Senadores. Foi também, da mesma forma, um evento prestigiado, um evento com várias lideranças, com vários prefeitos, com pessoas que também vão se filiar ao PRB acompanhando a liderança do Senador Pedro Chaves, que já é um candidato à reeleição no Senado e já tem o nosso apoio. Ali, nós conhecemos um pouco mais da história do Senador, que agora abrilhanta os quadros do PRB, trazendo para o PRB a sua história, a sua biografia. Um homem empreendedor, um homem ligado à educação, dono de universidade particular, reitor. Foi aqui Relator, inclusive, da matéria sobre o ensino médio. Eu quero parabenizá-lo e dizer que o Senador Pedro Chaves é muito bem-vindo ao PRB.

    Também quero, neste momento, voltar a falar aqui da segurança pública, uma vez que, na semana passada, eu fui o Relator aqui do decreto de intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro. Eu quero já trazer alguns fatos, algumas coisas que vão enriquecer, certamente, esse assunto.

    Primeiro, eu já manifestei a minha preocupação, que reitero aqui, de que nós temos que trabalhar para que não faltem recursos para essa intervenção no Estado do Rio de Janeiro. Não podem faltar recursos. Inclusive, nós também já conversamos sobre isso. Aqui, semana passada, foi aprovado um requerimento da criação de uma comissão externa para acompanhar, passo a passo, toda a operação. Inclusive, eu já falei isto: nós vamos prezar, claro, para que os direitos humanos sejam garantidos e preservados.

    Eu também apresentei aqui uma preocupação, que quero reforçar. Eu li hoje que alguns moradores da Vila Kennedy citaram e informaram à imprensa que, durante o final de semana, alguns traficantes, alguns criminosos ali começaram a sair da comunidade. O Exército fez uma operação – acho que ficou ali em torno de 24 horas – e depois saiu. E, no final de semana, alguns criminosos, segundo informações – o que está escrito – de moradores, começaram a sair. É uma preocupação para a qual nós aqui já chamamos a atenção. Eu me lembro muito bem de que, na época da instalação das UPPs, uma semana antes ou até mais, já se dizia qual era a próxima comunidade que seria ocupada pela UPP. E, quando chegava lá a polícia, ela dizia que tomou, ocupou a comunidade, e não houve nenhuma troca de tiros, nenhuma apreensão. Por quê? Porque, com uma semana de antecedência, sendo avisados de qual era a comunidade que seria ocupada, certamente, os criminosos tinham oportunidade de se mudarem, de irem para outra comunidade ou para outra cidade. E nós não podemos permitir que o mesmo aconteça nesse quadro da intervenção. Os Secretários de Segurança do Estado de Minas, de São Paulo e também do Espírito Santo já mostraram essa preocupação e se reuniram, inclusive, por causa das questões da fronteira.

    Nós queremos que a ação realmente seja efetiva e que ela realmente produza os resultados que vão além... Como eu falei aqui, só a presença das Forças já traz um sentimento diferente na população, já traz um sentimento de segurança, já traz um sentimento melhor, mas nós temos que, realmente, ver as ações efetivas no combate da criminalidade no Estado do Rio de Janeiro.

    Agora, também vi que, ontem, na Via Dutra, já, resultado desse trabalho, foram apreendidos, numa picape, 15 fuzis e 33 pistolas que estavam a caminho do Rio de Janeiro, segundo a matéria, em direção ao Complexo do Alemão. Então, 15 fuzis apreendidos, 33 pistolas, quer dizer, segundo cálculos, em torno de R$1 milhão o valor dessa apreensão.

    Então, são ações que começam a mostrar resultados, e nós temos que realmente buscar isso.

    E, aproveitando, saindo do aspecto da operação em si, eu quero aqui parabenizar e cumprimentar o nosso Prefeito do Rio de Janeiro, já foi companheiro nosso aqui, no Senado, o Prefeito Marcelo Crivella, que hoje esteve aqui, em Brasília, e eu pude acompanhá-lo no que posso chamar de uma verdadeira peregrinação, começando na primeira agenda com o Presidente Michel Temer – eu e o Prefeito Crivella dela participamos –, e o Prefeito falava sobre a questão social de tudo isso. Inclusive, o Presidente Michel Temer perguntou ao Prefeito sobre a participação da Guarda Municipal dentro dessa operação de intervenção, e o Prefeito garantiu que os 8 mil homens que ele tem na sua Guarda Municipal – inclusive, reforçando o trabalho na questão de Copacabana –, a Guarda Municipal da cidade do Rio de Janeiro, vão participar de forma efetiva também, o que é importante nessa integração total de todas as forças para esse momento de intervenção.

    O Prefeito apresentou ao Presidente o seu projeto na questão social, porque não adianta apenas o cerco, a ocupação, um eventual confronto sem que se criem oportunidades também, porque muitos dos jovens, dos garotos que hoje estão no crime alegam que falta oportunidade. Não há oportunidade de emprego, não há oportunidade de estudo, e o Prefeito Crivella trouxe um projeto, então, macro, já bem amplo, no sentido da questão social.

    Ou seja, há ocupação, há intervenção, mas a Prefeitura já vai entrar com obras nas comunidades; obras na construção de creches, de escolas; também na ampliação, criação de ruas dentro das comunidades; qualificação também dos jovens, quer dizer, o aspecto social importante. Claro que, para isso, também são necessários recursos, e é exatamente isso que o Prefeito Crivella veio buscar, uma vez que havia um empréstimo – ele comentou isso com o Presidente Temer na primeira agenda –, um empréstimo que estava quase às portas para sair para a Prefeitura do Rio de Janeiro, um empréstimo junto ao Banco do Brasil, em que a Prefeitura dava todas as condições, todas as garantias e o empréstimo iria sair, mas, devido a uma orientação do TCU, julga-se necessário que todo e qualquer empréstimo tenha a aprovação do Tesouro Nacional.

    Daí, nós saímos dali, da agenda com o Presidente Temer, fomos até o Presidente do Banco do Brasil; depois, do Presidente do Banco do Brasil, nós fomos ao Tesouro Nacional conversar com a Secretária; da Secretaria, nós fomos até...

(Soa a campainha.)

    O SR. EDUARDO LOPES (Bloco Moderador/PRB - RJ) – ...o Ministro Moreira Franco para conversar sobre isso, para ver o que nós podemos resolver, uma vez que, claro, para aprovação do Tesouro Nacional, o processo é mais demorado. Isso mostra o quanto nós estamos empenhados e queremos que realmente, efetivamente, o Rio de Janeiro venha ter dias melhores, segurança para o povo, oportunidades...

    Então, esse projeto social da Prefeitura, já idealizado pelo Prefeito e sua equipe, é um projeto maravilhoso. Eu quero aqui parabenizar o nosso Prefeito Crivella e que realmente a gente consiga esses recursos para colocar o projeto em prática ...

(Soa a campainha.)

    O SR. EDUARDO LOPES (Bloco Moderador/PRB - RJ) – ... porque eu tenho a certeza de que isso vai ajudar muitas pessoas.

    Sr. Presidente, eu agradeço a oportunidade e fica aqui o nosso registro. Vamos continuar acompanhando... Creio que, quando da formação dessa comissão externa, nós estaremos presentes para acompanhar, passo a passo, toda a ação da intervenção federal no nosso Estado do Rio de Janeiro.

    Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/02/2018 - Página 52