Fala da Presidência durante a 20ª Sessão de Debates Temáticos, no Senado Federal

Encerramento da sessão de debates temáticos destinada a discutir a questão da violência e da segurança pública.

Autor
Eunício Oliveira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/CE)
Nome completo: Eunício Lopes de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA:
  • Encerramento da sessão de debates temáticos destinada a discutir a questão da violência e da segurança pública.
Publicação
Publicação no DSF de 07/03/2018 - Página 92
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA
Indexação
  • ENCERRAMENTO, SESSÃO DE DEBATES TEMATICOS, AGRADECIMENTO, PRESENÇA, AUTORIDADE, DISCUSSÃO, VIOLENCIA, SEGURANÇA PUBLICA, BRASIL.

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Bom, antes de encerrar, gostaria imensamente de agradecer a presença dos nossos convidados ilustres aqui, que ficaram desde 2h da tarde até as 20h30, para debatermos um tema que é extremamente caro à população brasileira nos dias de hoje.

    Esta Casa, desde quando eu a assumi, criou mecanismos de debates em relação a dois temas que entendíamos prioritários. Quando a crise econômica era avassaladora no Brasil, nós criamos aqui um tema, um viés de um tema, que era fundamental na geração de emprego, de renda e desenvolvimento, que era a microeconomia. Pautamos e aprovamos aqui no Senado cerca de 16 projetos direcionados para o crescimento da economia através da microeconomia. Depois, nós conseguimos aqui fazer, criar um grupo de trabalho permanente em relação a essa questão da segurança pública.

    Então, eu acho que nós estamos cumprindo o papel que nos foi delegado pela sociedade brasileira de estarmos afinados com a sociedade em termos de temas que digam respeito não às corporações apenas, mas em temas que digam fundamentalmente, dialoguem fundamentalmente com a sociedade brasileira.

    Já entendíamos antes dessa crise, pois tivemos que fazer a intervenção no Estado do Rio de Janeiro. E eu lembro que o Gen. Etchegoyen e o Gen. Luna estavam presentes quando o Presidente da República consultou todos nós, como membros do Conselho da República e como membros do Conselho de Defesa Nacional, sobre a intervenção na cidade do Rio de Janeiro na questão da segurança pública. É uma intervenção civil, que muitos imaginam, General, que seja uma intervenção militar. Ela é uma intervenção civil comandada por alguém experiente, que é um militar das Forças Armadas brasileiras.

    Então, o Congresso Nacional, o Senado da República, no fechamento do ano passado e durante todo o ano passado, debateu essas duas questões que entendíamos nós prioritárias para a sociedade brasileira.

    E, hoje, eu acho que esta sessão temática – que tomou inclusive a sessão ordinária e deliberativa desta Casa – preencheu um vazio necessário, que foi exatamente esse debate com a presença de todos aqueles que manejam o dia a dia com a segurança pública e com todos nós aqui. Talvez seja a maior participação que já tive aqui de inscrições de Senadores, Senador Jorge Viana, no sentido de que todos nós, de mãos dadas, independentemente de coloração partidária, independentemente de pensamento político ou ideológico, nos unamos em torno de causas que venham a dialogar com a sociedade brasileira.

     Portanto, eu acho que esta Casa, no dia de hoje, mais uma vez, cumpre o seu dever para com o cidadão brasileiro, que, anonimamente, nos colocou aqui para representá-lo.

    Então, eu queria agradecer a presença de todos os senhores e a paciência de ficar aqui durante quatro, cinco, seis horas, ouvindo e debatendo. Tenho certeza de que sairão daqui com o sentimento que vem das ruas, trazido pelos representantes do povo, que são os Senadores e Senadoras e membros do Congresso Nacional.

    Agradecendo a presença de todos que aqui vieram e a todos que nos assistiram até esse horário, eu declaro encerrada a sessão de debates temáticos, agradecendo, mais uma vez, a presença das autoridades que aqui vieram e aqui se dispuseram a fazer um debate franco, limpo, transparente, que é o que todos nós desejamos.

    Muito obrigado a todos e boa noite.

    Está encerrada a sessão.

(Levanta-se a sessão às 20 horas e 34 minutos.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/03/2018 - Página 92