Discurso durante a 23ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Homenagem às mulheres parlamentares pelo desempenho de suas atividades no Congresso Nacional.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Homenagem às mulheres parlamentares pelo desempenho de suas atividades no Congresso Nacional.
Publicação
Publicação no DSF de 09/03/2018 - Página 45
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, COMEMORAÇÃO, DIA INTERNACIONAL, MULHER, ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, FEMINISMO.

    O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Srª Presidente, Senadora Ângela Portela, Srªs e Srs. Senadores, senhoras e senhores telespectadores da TV Senado, ouvintes da Rádio Senado, minhas senhoras e meus senhores, eu não poderia subir à tribuna no dia de hoje, 8 de março, senão para homenagear as mulheres do nosso País, em especial as mulheres do meu Estado de Rondônia.

    Vejo com entusiasmo as celebrações em homenagem às mulheres desde o dia de ontem aqui, no Senado Federal, em uma sessão especial de homenagem, e também na Câmara dos Deputados.

    O debate amplo dos direitos de igualdade é uma conquista para todos nós. Não se pode negar que está em curso uma transformação nas instituições e na estrutura familiar, já que as mulheres têm assumido cada vez mais um papel de protagonismo.

    A pesquisa do Ipea "Retrato das Desigualdades" verificou que o número de lares chefiados por mulheres subiu de 23% para 40% entre 1995 e 2015. A maior participação feminina nas decisões familiares indica uma mudança do padrão social. O modelo patriarcal tem cedido espaço ao ambiente doméstico mais democrático.

    Entendemos que é importante a liderança compartilhada dentro de casa, superando uma longa história de opressão, mas esperamos que esse equilíbrio alcance também os espaços da vida pública. As mulheres merecem ampliar sua participação nos ambientes do trabalho e da política.

    Dois anos atrás, eu presidia a uma reunião de uma comissão do Senado Federal em que nós recepcionamos uma delegação de Parlamentares da Suécia, do Parlamento sueco. E eu vi que a maior parte daquela delegação eram mulheres e perguntei qual era o percentual de mulheres no Parlamento da Suécia. E me responderam que era, simplesmente, 48%; 48% do Parlamento sueco, naquele momento, era representado pelas mulheres.

    Depois, eu tive a curiosidade de entrar na internet para pesquisar alguns Parlamentos mundo afora. E encontrei um em que, se não me falha a memória, 65% dos Parlamentares são mulheres. Então, muitos países avançaram muito nesse debate e nessa conquista feminina na política. E o Brasil precisa, sem dúvida nenhuma, avançar mais. Todas as vezes em que eu tive a oportunidade de relatar projetos aqui, no Senado Federal, que beneficiassem as mulheres ou que pudessem abrir um espaço para elas, isso eu fiz.

    Voltando aqui do parêntese, Srª Presidente, a mesma pesquisa do Ipea que citei, "Retrato das Desigualdades", mostrou também que a participação das mulheres no mercado de trabalho, em termos quantitativos, manteve-se constante nos últimos 20 anos. Portanto, o campo profissional não acompanhou a projeção alcançada na esfera domiciliar. As mulheres ocupam cada vez mais espaço no lar, como chefe de família, mas não estão ocupando esse mesmo espaço na esfera pública, no campo de trabalho.

    Na política, igualmente, a participação feminina é bastante significativa, porém isso se deve mais à qualidade de representação do que ao número de cadeiras. Cerca de 15% dos assentos do Senado e apenas 10% da Câmara são ocupados por mulheres.

    Eu parabenizo as mulheres do Parlamento, aqui, do Senado Federal, as Senadoras. Parabenizo as Deputadas Federais. E lá está a minha esposa, Deputada Marinha Raupp, já há seis mandatos consecutivos, defendendo as mulheres de Rondônia, defendendo as mulheres do Brasil. Ela, como professora, como psicóloga, como mãe de família, tem também se dedicado.

    Então, esse pequeno percentual de mulheres no Senado e na Câmara acaba tendo uma representatividade maior pela garra, pela determinação das mulheres no Parlamento brasileiro. Não é uma representação ideal, uma vez que a população feminina é maioria no País, mas há uma clara evolução quando comparamos com legislaturas de décadas anteriores. Porém, é preciso avançar mais rapidamente.

    Em todos esses anos, temos visto que o apoio a ações inovadoras conduz à construção de novos espaços e ao fortalecimento da igualdade. Nesse contexto, ressalto a pertinência do Diploma Bertha Lutz, que premia as mulheres de destaque no desempenho de suas atribuições. Esse é o propósito do prêmio, que está na 17ª edição. E, neste ano, tivemos a oportunidade de fazer justiça às 26 Deputadas constituintes, que ajudaram a escrever a Constituição cidadã de 1988. Não poderia haver melhor escolha para o momento, uma vez que, em 2018, celebramos 30 anos da entrada em vigor da Constituição cidadã, Constituição de 1988.

    Por isso, parabenizo as 26 Deputadas constituintes que receberam ontem esse prêmio. Algumas delas ocupam atualmente cargos de Senadoras, Deputadas e continuam prestando um forte apoio à política do País. É claro que há vereadoras, prefeitas, governadoras espalhadas por todo o Brasil, também representando as mulheres.

    Considero oportuno estender as homenagens a todas as nobres colegas Parlamentares pelo desempenho de suas funções no Congresso Nacional, com inegável competência. V. Exªs são também autoras da atual Constituição, em razão das inúmeras emendas que são aprovadas aqui todos os anos, emendando essa mesma Constituição.

    Por fim, devo dizer que considero que a luta pelos direitos de igualdade segue em direção a uma representação justa nos Poderes da República.

    Parabenizo, na pessoa da Deputada Marinha Raupp e na pessoa da Presidente neste momento, Senadora Ângela Portela, todas as mulheres dos nossos Estados, especialmente as mulheres de Rondônia, e do Brasil pelos avanços alcançados. Espero que os próximos anos sejam ainda mais prósperos em conquistas.

    Para encerrar, Srª Presidente, quero dizer que eu e a Deputada Marinha Raupp temos trabalhado pela melhoria da saúde da mulher no Estado de Rondônia. Cito, como exemplo, a inauguração e o credenciamento do Hospital do Câncer. Com o empenho da Deputada Marinha e nosso, houve o credenciamento e a busca de recursos para esse hospital. Eles têm contado também com a nossa participação. Recentemente, liberei R$2 milhões para comprar tomógrafos, equipamentos sofisticados para a prevenção e o tratamento de câncer nas mulheres. Há algumas clínicas da mulher no Estado, trabalho da Deputada Marinha.

    A Casa da Mulher Brasileira haveremos de construir em Porto Velho. Já temos o terreno, já temos um convênio. E vamos acelerar esse projeto tão importante para combater a violência contra a mulher em Porto Velho e em todo Estado de Rondônia.

    Essas eram as minhas palavras, Srª Presidente, desejando sempre sucesso cada vez mais e que Deus possa iluminar as mulheres, que possa dar sabedoria, que possa dar força, coragem, que elas têm muito, garra e determinação para continuarem nessa luta pela igualdade em nosso País.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/03/2018 - Página 45