Discurso durante a 21ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Discurso de despedida do mandato de S. Exª.

Autor
Sérgio de Castro (PDT - Partido Democrático Trabalhista/ES)
Nome completo: Sérgio Rogério de Castro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Discurso de despedida do mandato de S. Exª.
Aparteantes
Armando Monteiro, Elber Batalha, Flexa Ribeiro, Reguffe.
Publicação
Publicação no DSF de 08/03/2018 - Página 70
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • DISCURSO, ENCERRAMENTO, MANDATO, ORADOR, AGRADECIMENTO, GRUPO, SENADOR, COMENTARIO, EXCESSO, PROPOSIÇÃO LEGISLATIVA.

    O SR. SÉRGIO DE CASTRO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PDT - ES. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Obrigado, Senador João Alberto Souza, por esta oportunidade imperdível de fazer esse pronunciamento de despedida.

    Hoje é o meu último dia no exercício da titularidade do mandato de Senador na chapa liderada pelo Senador Ricardo Ferraço, de quem me orgulho muito, de ser suplente. Acho o Senador Ricardo Ferraço um grande Parlamentar.

    A possibilidade do exercício do cargo de Senador sempre foi percebida por mim, mas nunca me foi oferecida pelo Senador Ricardo Ferraço, titular do mandato; e nunca foi solicitada por mim, seu primeiro suplente. Não houve essa conversa entre nós em nenhum momento da nossa convivência, do convite que ele me fez para ser seu suplente. Fui comunicado que assumiria sem aviso prévio. O Senador Ricardo Ferraço estava em Dubai e me telefonou dizendo que eu teria que assumir porque ele ia licenciar-se. Aqui estou, Senador da República.

    Um dia só, teria enriquecido a minha existência, um dia só, teria valido a pena. Foram 120 dias. Para mim nem parece, é verdade.

    Em primeiro lugar, quero agradecer com sinceridade, com emoção, a acolhida que tive e a boa convivência que o tempo permitiu. Uma rica experiência, uma oportunidade imperdível de emprestar a minha fala, de manifestar o meu voto, em prol do crescimento sustentável do Espírito Santo e do Brasil, em prol do aperfeiçoamento da nossa democracia, uma imperdível oportunidade para relacionar-me, bem de perto, com brasileiros e brasileiras de grande valor. Um aprendizado novo na minha vida, uma oportunidade de conhecer melhor, de valorizar mais a atividade política, Sr. Presidente.

    Fiz questão de participar e de prestigiar as iniciativas da Bancada do Estado que represento. Sou associativista. Acredito na força do trabalho coletivo. Tenho mais preocupação com o resultado do que com a autoria. Fiz um planejamento adequado para um exercício de 120 dias de mandato com cerca de 60 dias de recesso e semanas de Proclamação da República e Carnaval. Para não dispersar esforços, escolhi três comissões permanentes para trabalhar, comissões que têm a ver com as minhas habilidades e com as minhas preocupações principais com o Espírito Santo e com o Brasil. Atuei nas Comissões de Assuntos Econômicos, de Assuntos Sociais e de Serviços de Infraestrutura. Fui presença percebida nessas três comissões. Tive frequência de 100% nas sessões do Plenário do Senado e também do Congresso e também de 100% em duas das três comissões – faltei a uma reunião da Comissão de Assuntos Sociais por incompatibilidade com uma audiência externa em ministério para tratar de assunto de interesse do Espírito Santo.

    Não me preocupei em apresentar novos projetos. Protocolei alguns poucos, cuja oportunidade os justificou. Sei que tramitam no Senado e na Câmara dos Deputados cerca de 23 mil projetos, uma irracionalidade na minha opinião. Minha avaliação é a de que todos os grandes problemas brasileiros já foram abordados por esse imenso número de projetos. Não precisamos de mais projetos. Precisamos, sim, priorizar, discutir, votar os projetos existentes, para melhorarmos o nosso País, para consolidarmos a nossa democracia.

    Nas votações de que participei, votei sempre com conhecimento do que estava votando, estudei os projetos, conversei com a assessoria, formei juízo para dar o meu voto. Votei com o entendimento do que seria melhor para o Espírito Santo e para o Brasil, Sr. Presidente.

    Saibam do meu respeito à tribuna e ao Plenário do Senado, do meu cuidado em me expressar com relevância, com conteúdo, com consequência, preocupado em apontar o que pode ser feito, para que os temas tratados nos meus discursos tenham uma evolução para um resultado, uma entrega de alguma coisa de valor para a sociedade brasileira.

    Reitero a esperança de que estejamos bem mais perto de onde desejamos chegar do que da escravidão, abolida no País há 130 anos, como eu tive oportunidade de falar aqui mesmo nesta tribuna quando eu tomei posse, Sr. Presidente. Concordo, Senador Armando Monteiro, que, ao longo do tempo, temos aperfeiçoado a nossa democracia. Compartilho, Senador Elber Batalha, da ansiedade de que tenhamos uma evolução mais rápida.

    Com a história da minha caminhada enriquecida por este período de exercício do mandato de Senador da República, sigo a postos no mandato, cuja titularidade é do Senador Ricardo Ferraço, na condição de Senador suplente ativo, me dedicando, me empenhando, me esforçando muito para continuar aprendendo, continuar ajudando o Espírito Santo e o Brasil a serem melhores para todos nós.

    O Sr. Armando Monteiro (Bloco Moderador/PTB - PE) – Senador.

    O SR. SÉRGIO DE CASTRO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PDT - ES) – Mais uma vez...

    O Sr. Armando Monteiro (Bloco Moderador/PTB - PE) – Senador, eu gostaria de fazer um brevíssimo aparte só para registrar, meu caro Senador e amigo Sérgio de Castro, que V. Exª teve um desempenho nesta Casa que não me surpreendeu, pela sua postura, pela sua dedicação ao mandato, sobretudo, pela forma com que V. Exª se relacionou com os seus pares e pela absoluta sintonia que V. Exª revela com uma agenda de modernização do País, com a qual eu sabia que V. Exª se identificava pela sua trajetória vitoriosa de empresário e de empreendedor notável, que plantou empreendimentos neste País inteiro e, particularmente, meu caro Senador João Alberto, no meu Estado, onde o grupo liderado pelo Senador Sérgio de Castro tem investimentos muito expressivos no setor industrial. Então, meu caro Sérgio, eu quero dizer que foi, para nós, uma honra poder tê-lo aqui na nossa convivência quotidiana. Não se afaste desta Casa. Tenho certeza de que V. Exª estará sempre alinhado com os interesses do País, qualquer que seja a sua missão. Um abraço, acompanhado do testemunho do meu apreço e do meu respeito.

    O Sr. Elber Batalha (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - SE) – Senador.

    O SR. SÉRGIO DE CASTRO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PDT - ES) – Muito obrigado, Senador Armando Monteiro.

    O Sr. Flexa Ribeiro (Bloco Social Democrata/PSDB - PA) – Senador Sérgio.

    O Sr. Elber Batalha (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - SE) – Sr. Presidente, eu gostaria de apartear o ilustre Senador Sérgio de Castro. Senador Sérgio, é com grande satisfação...

    O SR. PRESIDENTE (João Alberto Souza. PMDB - MA) – O aparte está concedido.

    O Sr. Elber Batalha (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - SE) – Desculpe-me, Sr. Presidente, mas a emoção é tamanha. Sabe por quê? Porque está se despedindo o meu querido Sérgio de Castro, o que eu farei daqui a quinze dias. Tenho sempre comigo dizer o seguinte, Sr. Presidente: quem o pouco não agradece o muito não merece. E nós temos a felicidade, neste Senado da República, de sermos auxiliados por uma figura como é o Bandeira, que não nos deixa na mão, de sermos auxiliados por toda esta Casa, como o Zezinho, que é essa figura alegre, e de ter a sua participação em nome do Espírito Santo. Repito que eu farei isso na próxima semana. Esperei por 16 anos e nunca medi esforços para continuar amigo do meu ídolo que é o Senador Antonio Carlos Valadares. A minha missão maior ainda, meu querido Senador Sérgio, é substitui-lo, como o senhor tem a missão de substituir o seu titular. Eu substituí o Senador Valadares, que há 24 anos – o que, no final, fará – ninguém teve a felicidade de ocupar sua tribuna, mas eu continuei na espera, porque quem o pouco não agradece o muito não merece. Parabéns pela sua passagem aqui! Eu me somo a V. Exª. Quando chegamos aqui, numa conversa, disse: "Vou sair primeiro." Eu disse: "Eu saio depois." E nós vamos sair com o dever cumprido, com a consciência tranquila do dever cumprido. Parabéns, Sérgio! Volte sempre a esta Casa! Você merece! Você é um Senador eterno! A história não lhe tira mais o título de Senador da República Federativa do meu País. Parabéns, Sérgio!

    O SR. SÉRGIO DE CASTRO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PDT - ES) – Muito obrigado, Senador Elber Batalha.

    O Sr. Flexa Ribeiro (Bloco Social Democrata/PSDB - PA) – Permita-me um aparte, Senador Sérgio?

    O SR. SÉRGIO DE CASTRO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PDT - ES) – Pois não, Senador Flexa Ribeiro.

    O Sr. Flexa Ribeiro (Bloco Social Democrata/PSDB - PA) – Senador Sérgio de Castro, V. Exª se despede hoje desta passagem aqui pelo Senado Federal, mas a sua presença é indelével para a Casa, para o Senado, que vai ficar nos Anais do Senado Federal. V. Exª foi, junto comigo, Diretor Vice-Presidente da CNI, na década de 90. V. Exª era Presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo; eu estava Presidente da Federação das Indústrias do Pará; e tínhamos o Senador Armando Monteiro...

    O SR. SÉRGIO DE CASTRO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PDT - ES) – Como nosso Presidente.

    O Sr. Flexa Ribeiro (Bloco Social Democrata/PSDB - PA) – ... como nosso Presidente lá na CNI, logo em seguida. Então, foi uma satisfação muito grande quando eu soube que V. Exª iria substituir o Senador Ferraço por 120 dias. E, nesses 120 dias, como foi dito no seu pronunciamento, houve o recesso nesse intervalo, mas, nos poucos dias da sua passagem por aqui, o trabalho de V. Exª para o desenvolvimento do seu Estado do Espírito Santo e do nosso País ficará, como eu lhe disse, registrado. Tenho certeza de que V. Exª retornará a esta Casa: ou o Senador Ferraço lhe dará outra chance, outra oportunidade de que V. Exª retorne aqui para o nosso convívio; ou, então, será eleito lá pelo povo do Espírito Santo como Senador nas próximas eleições de outubro. É isto que eu desejo ao amigo: muita paz, muita saúde, felicidades e vitórias.

    O SR. SÉRGIO DE CASTRO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PDT - ES) – Muito obrigado, Senador Flexa Ribeiro.

    Eu, Presidente, vou encerrar com emoção, com sincera emoção...

    O Sr. Reguffe (S/Partido - DF) – Senador Sérgio, apenas um aparte.

    O SR. SÉRGIO DE CASTRO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PDT - ES) – Concedo-lhe o aparte.

    O Sr. Reguffe (S/Partido - DF) – Eu também quero aqui deixar o meu abraço a V. Exª. Quero dizer que foi muito boa a convivência com V. Exª neste tempo em que V. Exª esteve aqui. V. Exª engrandeceu a população do Estado do Espírito Santo, representando com dignidade a população daquele Estado aqui, no Senado Federal, neste tempo em que V. Exª esteve aqui. Queria deixar este registro e deixar o meu abraço a V. Exª.

    O SR. SÉRGIO DE CASTRO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PDT - ES) – Muito obrigado, Senador Reguffe, um grande amigo, um exemplo, uma inspiração.

    Eu, encerrando com sincera emoção, mais uma vez, agradeço a todos, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, por esse inesquecível período de rica e respeitosa convivência.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/03/2018 - Página 70