Discurso durante a 25ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem póstuma ao ex-Governador do Estado de Sergipe, Marcelo Déda.

Autor
Elber Batalha (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Elber Batalha de Goes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Homenagem póstuma ao ex-Governador do Estado de Sergipe, Marcelo Déda.
Publicação
Publicação no DSF de 14/03/2018 - Página 62
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MARCELO DEDA, EX GOVERNADOR, ESTADO DE SERGIPE (SE), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

    O SR. ELBER BATALHA (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - SE. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, presto hoje uma homenagem a um dos maiores tribunos da história do Brasil dentro da política. Eu me refiro ao então Governador Marcelo Déda.

    Eu gostaria de fazer um registro sobre a inauguração, no último domingo, Sr. Presidente, dia 11 de março, do monumento construído no Parque da Sementeira, em Aracaju, em homenagem ao inesquecível Marcelo Déda.

    Sob as árvores que o próprio Déda plantou junto com sua esposa, Eliane Aquino, foram depositadas as suas cinzas e também colocada uma cápsula do tempo com uma pequena biografia dele. Sob as árvores, foi erguida uma estátua em que ele está sentado num banco e tem às mãos uma representação do jornal de Simão Dias, A Semana – Simão Dias, terra natal de Marcelo Déda e do então Governador Antonio Carlos Valadares.

    É uma justa homenagem a este ilustre sergipano, um homem público de grande expressão nacional que marcou a sua vida de forma muito efetiva em defesa da liberdade, da democracia e dos princípios éticos.

    Eu tive a felicidade, Sr. Presidente, de ser secretário dele, e também de ter um filho que foi secretário de Marcelo Déda.

    A data foi escolhida especialmente, Sr. Presidente, por ser o dia do 58º aniversário de nascimento de Marcelo Déda. Rodeada de emoção, a solenidade contou com a família: os cinco filhos do ex-Governador; sua mãe, D. Zilda; sua esposa, Eliane Aquino; suas irmãs; além de políticos e admiradores.

(Soa a campainha.)

    O SR. ELBER BATALHA (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - SE) – Registro aqui minha admiração ao ex-Governador Déda e meu carinho a toda a família.

    Esta homenagem é assinada também pela Senadora Lídice da Mata e pelo Senador Elber Batalha de Goes.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.

    Faço aqui o registro de um dos homens mais ilustres que o Brasil já conheceu.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/03/2018 - Página 62