Fala da Presidência durante a Sessão Solene, no Congresso Nacional

Abertura da sessão solene do Congresso Nacional destinada a comemorar o Dia Internacional da Mulher e a realizar a entrega do Diploma Bertha Lutz às agraciadas em sua 17ª edição.

Autor
Eunício Oliveira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/CE)
Nome completo: Eunício Lopes de Oliveira
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Abertura da sessão solene do Congresso Nacional destinada a comemorar o Dia Internacional da Mulher e a realizar a entrega do Diploma Bertha Lutz às agraciadas em sua 17ª edição.
Publicação
Publicação no DCN de 08/03/2018 - Página 10
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO SOLENE, CONGRESSO NACIONAL, OBJETIVO, COMEMORAÇÃO, DIA INTERNACIONAL, MULHER, REALIZAÇÃO, ENTREGA, DIPLOMA, BERTHA LUTZ.

     O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB-CE) - Sob a proteção de Deus, declaro aberta a sessão solene do Congresso Nacional destinada a comemorar o Dia Internacional da Mulher e a realizar a entrega do Diploma Bertha Lutz em sua 17ª edição.

      Instituído em 2001 pelo Senado Federal, o Diploma Bertha Lutz foi criado para agraciar pessoas que contribuíram na defesa dos direitos da mulher e das questões de gênero no Brasil.

      A premiação recebe o nome da líder feminista Bertha Lutz, que foi Deputada Federal e se empenhou pela aprovação da legislação que deu às mulheres o direito de votar e de serem votadas.

      Em 2018, quando a Constituição Federal completa 30 anos, serão agraciadas com o Diploma Bertha Lutz as 26 mulheres que participaram da Assembleia Nacional Constituinte, Deputadas Federais que ajudaram a escrever uma Carta pioneira na defesa de direitos iguais entre homens e mulheres.

      Entre as agraciadas, seis são homenageadas in memoriam, uma forma de agradecimento ao incansável trabalho que resultou em uma sociedade brasileira muito mais plural e muito mais moderna.

      Agradeço a presença a minha esposa, Mônica Oliveira, ali sentada. (Palmas.)

      Eu convido para compor a Mesa, a Senadora Simone Tebet, Presidente do Conselho do Diploma Bertha Lutz, que veio vestida de verde (palmas); a Senadora Vanessa Grazziotin, Procuradora Especial da Mulher do Senado Federal (palmas); a Deputada Gorete Pereira, Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados (palmas); e a Deputada Soraya Santos, Coordenadora-Geral da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados (palmas).

      Convido também para compor a Mesa as constituintes que estão em exercício de mandato: Senadora baiana Lídice da Mata, Líder do PSB (palmas); Senadora Lúcia Vânia (palmas); minha amiga e companheira Senadora Rose de Freitas (palmas); Deputada Federal e ex-Senadora Benedita da Silva (palmas.).

      Peço à Mesa que coloque mais uma cadeira, porque quero convidar a companheira Deputada Fátima Pelaes, Secretária Nacional de Políticas para Mulheres.

      Agradeço a presença a todos neste auditório lotado. As pessoas podem se sentar nas cadeiras que estiverem vazias. Esta é uma sessão solene, não há problema.

      Composta a Mesa, peço desculpas às demais constituintes, ex-Deputadas, ex-Governadoras, ex-Senadoras que aqui estão, mas não há espaço na mesa para todas.

      Convido todos para, em posição de respeito, cantarmos o Hino Nacional, junto com o Coral do Senado Federal, sob a regência da Maestrina Glicínia Mendes.

(Procede-se à execução do Hino Nacional.)

      O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB-CE) - Nós vamos fazer a exibição de um vídeo. Peço à Secretaria-Geral da Mesa que libere as galerias para as mulheres e a imprensa, para que esta bela homenagem seja vista por todos os brasileiros.

      Convido todos para assistirem ao vídeo produzido pela TV Senado, especialmente para esta solenidade, vídeo que resgata, por meio do Diário da Constituinte, o importante momento histórico protagonizado pelas homenageadas.

(Procede-se à exibição de vídeo.)

      O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB-CE) - Eu vou pedir permissão para convidar Mônica Oliveira para fazer parte da Mesa, representando o nosso querido Estado do Ceará, as mulheres cearenses. (Palmas.)

      Nesta sessão solene, estamos reunidos numa combinação que valoriza e destaca de maneira histórica o dia de hoje.

      Simultaneamente, o Congresso Nacional celebra, nesta sessão, solene a entrega do Diploma Bertha Lutz, em sua 17ª edição, e o Dia Internacional da Mulher, mundialmente marcado no dia 8 de março.

      Efetivamente, trata-se de uma iniciativa bastante feliz, pois, este ano, teremos ainda a comemoração dos 30 anos da promulgação da Constituição de 1988.

      Em razão disso, nossas colegas Senadoras propuseram que se concedesse, excepcionalmente, o Diploma Bertha Lutz a todas as 26 mulheres que, como Deputadas, participaram da Assembleia Nacional Constituinte.

      Lamentavelmente, Deputada Vanessa Grazziotin, seis delas já não estão entre nós, o que não nos impede de homenagear suas memórias e o seu trabalho na Constituinte.

      Embora pequena, foi uma bancada feminina que deixou marcas históricas na Constituição Federal em vigor, quando lutou pelos direitos da mulher nas mais variadas frentes. E hoje, aqui, esta bancada feminina inquieta, da qual tenho o prazer de ser Presidente (risos), dá uma contribuição enorme para este País, para esta democracia, não apenas com relação aos direitos das mulheres, mas de todos os brasileiros, representados na Mesa por estas mulheres extraordinárias, que ficam aqui no dia a dia a me aperrear, como se diz no Ceará, para que as coisas possam acontecer.

      Repito que, embora pequena, essa bancada constituinte deixou marcas históricas, tenho certeza. Eu não tive o privilégio de participar daquele momento histórico, mas o acompanhei muito de perto, porque o pai de Mônica foi constituinte -- e era do grupo autêntico do velho MDB. Mas, no dia a dia, tenho o dever de cumprir e fazer cumprir, muitas vezes mal compreendido, a Constituição que todos nós juramos.

      Eu quero dizer que a contribuição da mulher foi não apenas na Constituinte, mas em variadas frentes. Não foi somente, como eu disse, nas questões afetas aquelas mulheres que deixaram suas marcas, mas em vários projetos de lei, em várias mudanças que tivemos de comportamento nas relações humanas em todo o Brasil. Com a sensibilidade social, senso de justiça e inteligência política, elas influenciaram, de maneira decisiva, vários temas do texto constitucional, hoje em vigor.

      Senhoras e senhores, dessas 26 pioneiras, quatro ainda participam ativamente da vida parlamentar. Refiro-me à ex-constituinte e ex-Senadora, que tanto atuou e atua na sua cidade, o Rio de Janeiro, Deputada Federal Benedita da Silva, e às Senadoras Lídice da Mata, a quem me referi há pouco, Lúcia Vânia e Rose de Freitas, que seguem dando suas valiosas contribuições à política nacional e ao dia a dia desta Casa. A elas, obviamente, minha gratidão.

      Não posso deixar de mencionar, entre as homenageadas de hoje, a presença da ex-Senadora Eunice Michiles. Em 1979, ela foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira no Senado Federal (palmas) -- portanto, minha homenagem a V.Exa. --, no Brasil República, pelo voto popular, e, em 1986, Deputada Federal constituinte.

      Temos hoje, felizmente, uma bancada feminina triplicada em relação à da Constituinte de 1988. Reconhecemos, porém, que ela ainda é insatisfatória do ponto de vista de uma representação mais adequada, até porque as mulheres são maioria no Brasil.

      Assim, aqui estamos nós, orgulhosamente, diante dessas pioneiras da vida política do País.

      Minhas senhoras e meus senhores, a outra pioneira que celebramos hoje é Bertha Maria Julia Lutz, que fez parte deste Parlamento e foi referência na defesa dos direitos das mulheres. Sua bandeira inicial foi o voto feminino.

      A despeito de uma vida profissional bastante ativa, como a segunda mulher a ingressar no serviço público brasileiro, mantinha contatos constantes com os movimentos feministas da Europa e dos Estados Unidos.

      Em 1919, ela fundou a Liga para a Emancipação Intelectual da Mulher, embrião da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, criada em 1922.

      Nesse mesmo ano, representou o Brasil na Assembleia Geral da Liga das Mulheres Eleitoras, nos Estados Unidos da América.

      Na ocasião, foi eleita Vice-Presidente da Sociedade Pan-americana, entidade que integrava a luta feminina nas Américas.

      Mas foi só em 1932, graças às milhares de companheiras, que ela conseguiu mobilizar, que as mulheres do Brasil alcançaram o direito ao voto, com edição do Código Eleitoral por Getúlio Vargas.

      Essa inegável conquista, para a época, não bastava para elas. Bertha Lutz e suas companheiras continuaram pressionando e, finalmente, asseguraram a inclusão do direito de voto das mulheres no texto da Constituição de 1934.

      Bertha Lutz viria a assumir o mandato de Deputada Federal, devido à morte do Deputado Cândido Pessoa, em julho de 1936.

      Permaneceu na Câmara dos Deputados até 1937, quando o Estado Novo dissolveu os órgãos legislativos do País.

      No Ano Internacional da Mulher, em 1975, Bertha Lutz foi convidada pelo Governo brasileiro a integrar a delegação do País no 1º Congresso Internacional da Mulher, na cidade do México.

      Esse foi seu último ato público em defesa da causa feminina e da igualdade de gênero.

      Hoje, se olharmos para o que acontecia no mundo há 100 anos, temos a sensação de que vivíamos situações impossíveis como se fossem estórias de ficção.

      Vejam, por exemplo, que o Dia Internacional da Mulher, que também estamos celebrando nesta sessão, comemorado desde 1910, só foi oficialmente chancelado nas Nações Unidas, em 1977, exatamente, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.

      Continham avanços? Continham sim. Entretanto, mais de 40 anos depois da instituição da data, é necessário manter acesa todas as chamas dessas lutas femininas, como vimos recentemente nos episódios de denúncia de assédio sexual no campo das artes, dos esportes, com grande repercussão nos Estados Unidos e, na Europa, por exemplo.

      Essa é uma das lutas incessantes, que só terá fim quando os direitos das mulheres forem plenamente respeitados, quando a cultura masculina superar o atraso do machismo e o atraso da violência provocada pelo machismo. (Palmas.)

      Antes de encerrar, gostaria de homenagear a Senadora Emília Fernandes, que teve a oportuna iniciativa de criar o Diploma Bertha Lutz, que preserva a memória da luta dessa pioneira e serve de estímulo e inspiração para s mulheres de todo o Brasil. (Palmas.)

      Nesta semana, como todos sabem, estamos debatendo a violência contra todos, tema tão importante. Temos várias matérias a serem votadas, como a que trata do estupro coletivo e vários outros apresentados pelas Senadoras.

      Raríssimas vezes, vi um plenário tão lotado, tão silencioso, como o de hoje para homenagear as mulheres brasileiras. É essa justa ideia que nos permite estar comemorando a luta da mulher brasileira na mesma homenagem que prestamos às 26 Deputadas que, pioneiramente, participaram da Assembleia Nacional Constituinte, deixando uma marca histórica na vida política nacional.

      Parabéns a todas as mulheres do Brasil, parabéns a todas as constituintes que ajudaram a construir a nossa Constituição, que já ultrapassa, graças a Deus, 30 anos. Vivemos, com todas as dificuldades, em um dos melhores regimes do mundo: a democracia. (Palmas.)

      Passemos à entrega do Diploma Bertha Lutz, que será feito à frente da Mesa.

      Convido a Senadora Simone Tebet, Presidente do Conselho do Diploma Bertha Luz, para entregar o diploma às primeiras agraciadas. (Pausa.)

      Convido a Sra. Anna Maria Rattes para receber o Diploma Bertha Lutz. (Palmas.)

(Procede-se à entrega do diploma.)

      O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB-CE) - Convido a Sra. Deputada Federal Benedita da Silva para receber o Diploma Bertha Lutz. (Palmas.)

      A constituinte Benedita da Silva apresentou 93 emendas e teve 25 delas aprovadas. (Palmas.)

(Procede-se à entrega do diploma.)

      O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB-CE) - Convido a Sra. Eunice Michiles para receber o Diploma Bertha Lutz. (Palmas.)

      A constituinte Eunice Michiles apresentou 193 emendas e teve 54 delas aprovadas. (Palmas.)

(Procede-se à entrega do diploma.)

      O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB-CE) - Convido a Sra. Irma Passoni para receber o Diploma Bertha Lutz. (Palmas.)

      Peço à Mônica Oliveira, minha esposa, que faça a entrega do diploma à Sra. Irma Passoni, uma das constituintes mais ativas.

      A constituinte Irma Passoni apresentou 226 emendas e teve 71 delas aprovadas. (Palmas.)

(Procede-se à entrega do diploma.)

      O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB-CE) - Convido a Senadora Vanessa Grazziotin, Procuradora Especial da Mulher do Senado Federal, para entregar o diploma às próximas agraciadas. (Pausa.)

      Convido a Senadora Lídice da Mata, minha amiga e líder, para receber o Diploma Bertha Lutz. (Palmas.)

      A constituinte Lídice da Mata apresentou 196 emendas e teve 32 delas aprovadas. (Palmas.)

(Procede-se à entrega do diploma.)

      A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB-AM) - Ela é do meu partido, PCdoB. (Risos.)

      O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB-CE) - Se eu fosse Presidente, ela teria todas as emendas aprovadas, porque eu não ia aguentá-la no meu ouvido todos os dias. (Risos.) Brincadeira, minha querida.

      Convido a Sra. Lúcia Braga, esposa do meu querido amigo Wilson Braga, que está aqui entre nós, e que também foi Parlamentar, para receber o Diploma Bertha Lutz. (Palmas.)

      A constituinte Lúcia Braga apresentou 117 emendas e teve 32 delas aprovadas. (Palmas.)

(Procede-se à entrega do diploma.)

      O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB-CE) - Estou começando a desconfiar de que os trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte foram feitos só por mulheres. O Dr. Ulysses Guimarães apenas teve o privilégio de presidi-las.

      Convido a Senadora Lúcia Vânia para receber o Prêmio Bertha Lutz. (Palmas)

      A constituinte Lúcia Vânia apresentou 143 emendas e teve 48 delas aprovadas. (Palmas.)

(Procede-se à entrega do diploma.)

      O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB-CE) - Convido a ex-Senadora, ex-Governadora e Secretária de Estado Maria de Lourdes Abadia para receber o Diploma Bertha Lutz. (Muito bem! Palmas.)

(Procede-se à entrega do diploma.)

      O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB-CE) - Convido a Deputada Gorete Pereira, Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, para entregar o diploma às próximas agraciadas. (Pausa.)

      Convido a Sra. Maria Lúcia Melo de Araújo para receber o Diploma Bertha Lutz. (Palmas.)

      A constituinte Maria Lúcia Melo de Araújo apresentou 11 emendas e teve duas delas. (Palmas.)

(Procede-se à entrega do diploma.)

      O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB-CE) - Convido a cearense Moema São Thiago para receber o Diploma Bertha Lutz. (Palmas.)

      A constituinte Moema São Thiago apresentou 98 emendas e teve 30 delas aprovadas. (Palmas.)

(Procede-se à entrega do diploma.)

      O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB-CE) - Convido a Sra. Myriam Portella para receber o Diploma Bertha Lutz. Convido, para acompanhá-la, a Deputada Iracema Portella, sua filha, esposa do Senador Ciro Nogueira, que é muito atuante nesta Casa.

      A constituinte Myriam Portella apresentou 174 emendas e teve 53 delas aprovadas. (Palmas.)

(Procede-se à entrega do diploma.)

      O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB-CE) - Convido a Deputada Soraya Santos, Coordenadora-Geral da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados para fazer a entrega do diploma às próximas agraciadas.

      Convido a Sra. Raquel Cândido para receber o Diploma Bertha Lutz. (Palmas.)

      A constituinte Raquel Cândido apresentou 75 emendas e teve 23 delas. (Palmas.)

(Procede-se à entrega do diploma.)

      O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB-CE) - Registro, com prazer, a presença do Governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, colega Senador, que veio prestigiar esta solenidade. (Palmas.)

      Convido a ativa constituinte Rita Camata para receber o Diploma Bertha Lutz. (Palmas)

      A constituinte Rita Camata, que disse que agora é nonna, apresentou 218 emendas e teve 66 delas. Teve uma atuação bastante significativa. (Palmas.)

(Procede-se à entrega do diploma.)

      O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB-CE) - Convido a Senadora Rose de Freitas para receber o Diploma Bertha Lutz. (Palmas.)

      Convido a Ministra Fátima Pelaes, se a Deputada Gorete Pereira permitir, para fazer a entrega do diploma à S.Exa.

      A constituinte Rose de Freitas apresentou 87 emendas e teve 13 delas aprovadas. (Palmas.)

      A Senadora Rose de Freitas é muito atuante nesta Casa. Todos nos orgulhamos muito de seu trabalho. (Palmas.)

(Procede-se à entrega do diploma.)

      O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB-CE) - Convido para receber o Diploma Bertha Lutz das Sras. Beth Aziz e Sandra Cavalcanti a constituinte Moema São Thiago, que as representa neste ato. (Palmas.)

      Para fazer a entrega do Diploma, convido a Senadora Lídice da Mata.

(Procede-se à entrega do diploma.)

     O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB-CE) - Registro, com prazer, a presença da Deputada Federal Alice Portugal, da Bahia, Líder do PCdoB.

      Concedo a palavra à Sra. Moema São Thiago.

      A SRª MOEMA SÃO THIAGO - Sr. Presidente, é uma honra estar com todos vocês aqui, sobretudo com as minhas companheiras. Eu me sinto honrada em representar as Deputadas Beth Aziz e Sandra Cavalcanti, companheiras.

      A Deputada Beth Aziz escreveu um parágrafo e me pediu que o lesse para todos:

Chegamos a Brasília para mudar o País e a Nação com mandato que nos foi concedido com honestidade e lisura de pleito. Não precisamos de lições para escrever uma democracia respeitável e resguardá-la para todo o sempre.

Sras. Constituintes, depois desse sublime mister, só nos resta aplaudir aqueles que memorizaram esse nosso ato histórico.

Obrigada. (Palmas.)

      O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB-CE) - Para receber o diploma da Senadora Marluce Pinto, convido o Sr. Celso Dias Santos, que a representa neste ato.

      Convido a Senadora Ângela Portela, de Coreaú, para fazer a entrega do diploma -- na minha primeira eleição, todos da cidade de S.Exa., Coreaú, e do meu saudoso e querido amigo Luiz Dico, votaram em mim.

      A constituinte Marluce Pinto apresentou 53 emendas e teve 16 emendas aprovadas. (Palmas.)

(Procede-se à entrega do diploma.)

      O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB-CE) - Para receber o diploma da Sra. Sadie Hauache, convido a Sra. Nafice Bacry Valoz, que a representa neste ato. (Palmas.)

      Eu convido a Deputada Benedita da Silva para fazer a entrega.

      Sadie Hauache apresentou 132 emendas e teve 51 emendas aprovadas. (Palmas.)

(Procede-se à entrega do diploma.)

      O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB-CE) - Nesta sessão, eu vou pedir um pouco de silêncio para que possamos prestar uma homenagem às Parlamentares constituintes in memoriam.

      Para receber o diploma, in memoriam, da Sra. Abigail Feitosa, convido o Sr. Joaquim Alves Feitosa Neto. (Palmas.)

      Como Deputada Federal constituinte, Abigail Feitosa apresentou 166 emendas, teve 29 delas aprovadas e ainda foi membro da Comissão de Sistematização. (Palmas.)

      Para entregar o diploma, convido a Senadora Lídice da Mata.

(Procede-se à entrega do diploma.)

      O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB-CE) - Para receber o diploma, in memoriam, da Sra. Cristina Tavares, convido o Sr. Luís Ricardo Tavares de Lira.

      Eu vou pedir uma permissão à Mesa e aos agraciados.

      Eu era muito jovem quando cheguei a Brasília, e acompanhava, Senadoras Lídice da Mata e Rose de Freitas, na casa do velho Paes de Andrade, que já não está mais entre nós, as reuniões do chamado Grupo Autêntico do MDB, que lutava, naquele momento, que tinha a coragem de fazer o enfrentamento à ditadura militar. E conheci Monica.

      Quando a Deputada Cristina Tavares estava na casa do Paes de Andrade, na Quadra 302, Bloco A, ela era uma das mais ativas do Grupo Autêntico. Eu tenho convicção de que foi uma das mais ativas constituintes brasileiras. (Palmas.)

      Por isso, eu vou pedir permissão à Mesa para que Monica possa fazer a entrega do diploma, in memoriam, de Cristina Tavares. Ao fazer isso, estou homenageando Cristina Tavares e o Grupo Autêntico do MDB do Brasil, que deu uma grande contribuição para a redemocratização deste País, com a participação inclusive do seu pai, nosso querido Ramez Tebet.

      Cristina Tavares apresentou 227 emendas e teve 95 emendas aprovadas. Vejam a atuação dessa extraordinária pernambucana, que, lamentavelmente, já não está entre nós, deve estar nos braços de Deus. (Palmas.)

(Procede-se à entrega do diploma.)

      O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB-CE) - Para receber o diploma, também in memoriam, da Sra. Dirce Tutu Quadros, convido o Sr. Jânio Quadros Neto.

      E como nós estamos homenageando as mulheres, eu vou convidar a nossa Diretora-Geral da Casa, Dra. Ilana Trombka, para fazer a entrega. (Palmas.)

      Tutu Quadros apresentou 56 emendas e teve 9 emendas aprovadas na Constituinte. (Palmas.)

(Procede-se à entrega do diploma.)

      O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB-CE) - Para receber o diploma, in memoriam, da Sra. Márcia Kubitschek, eu convido o Sr. André Octavio Kubitschek e a Sra. Anna Christina Kubitschek para receberem o diploma. Ela, neta de Juscelino e filha de Márcia; ele, bisneto de Juscelino Kubitschek e filho do ex-Senador Paulo Octavio.

      Convido a Senadora Rose de Freitas para fazer a entrega.

      Márcia Kubitschek apresentou 42 emendas e teve 17 emendas aprovadas. Foi membro da Subcomissão da Educação, Cultura e Esportes e da Comissão da Família, Educação, Cultura e Esportes, da Ciência e Tecnologia e da Comunicação.

(Manifestação no plenário: Bravo, Márcia! Palmas.)

(Procede-se à entrega do diploma.)

      O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB-CE) - Para receber o diploma, in memoriam, da Sra. Rita Furtado, convido a Sra. Adriana Gomes Furtado Andreoli.

      Convido a Senadora Lúcia Vânia para fazer a entrega do diploma. (Palmas.)

      Rita Furtado apresentou 66 emendas e teve 19 aprovadas.

(Procede-se à entrega do diploma.)

      O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB-CE) - Para receber o diploma, in memoriam, da Sra. Wilma de Faria, convido a Sra. Deputada Estadual Márcia Maia.

      Convido a nossa Diretora de Comunicação, a Dra. Angela, e a Senadora Fátima Bezerra para fazerem a entrega do diploma. (Pausa.)

      A nossa Diretora de Comunicação não está aqui. A Senadora Fátima Bezerra fará a entrega do diploma. (Palmas.)

      Wilma de Faria Maia apresentou 82 emendas e teve 26 aprovadas. (Palmas.)

(Procede-se à entrega do diploma.)

      O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB-CE) - Convido para fazer uso da palavra a Senadora Simone Tebet.

      Estão me dizendo aqui que existe um acordo entre as mulheres para cada uma falar por 5 minutos. Quem sou eu para cortar o microfone das mulheres nesta Casa.

      A Senadora Simone Tebet tem a palavra.


Este texto não substitui o publicado no DCN de 08/03/2018 - Página 10