Discurso durante a 26ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre a atuação da Polícia Militar, que cumpre um mandado de despejo de 700 famílias que ocupam a Fazenda Campo Boi, localizada às margens da rodovia Belém-Brasília, no Município de Ipixuna do Pará.

Autor
Paulo Rocha (PT - Partido dos Trabalhadores/PA)
Nome completo: Paulo Roberto Galvão da Rocha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA FUNDIARIA:
  • Considerações sobre a atuação da Polícia Militar, que cumpre um mandado de despejo de 700 famílias que ocupam a Fazenda Campo Boi, localizada às margens da rodovia Belém-Brasília, no Município de Ipixuna do Pará.
Publicação
Publicação no DSF de 15/03/2018 - Página 67
Assunto
Outros > POLITICA FUNDIARIA
Indexação
  • COMENTARIO, ATUAÇÃO, POLICIA MILITAR, CUMPRIMENTO, MANDADO JUDICIAL, DESPEJO, FAMILIA, OCUPAÇÃO, TERRAS, MUNICIPIO, IPIXUNA (AM), ESTADO DO PARA (PA).

    O SR. PAULO ROCHA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PA. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, para uma comunicação urgente.

    Lá no meu Pará, de novo, há a iminência de um conflito. Lideranças do Movimento Camponês Popular denunciam a ação da Polícia Militar, que está cumprindo um mandado de despejo de 700 famílias que ocupam a Fazenda Campo de Boi, localizada na BR chamada Belém-Brasília, no Município de Ipixuna do Pará. As famílias, Sr. Presidente, já ocupam essa fazenda há três anos, e agora, por ordem judicial do titular da Vara Agrária de Castanhal, a PM está cumprindo um mandado de despejo.

    Essa fazenda, na verdade, é produto da falência de um grande empresário na área de vários setores, conhecido lá do Pará, o Sr. Marcos Marcelino. Essa fazenda foi à falência e está sendo ocupada por 700 famílias.

    Com essa ordem de despejo, o chamado Movimento dos Trabalhadores Rurais contou com a solidariedade da população da região e ocupou agora a BR-010, a chamada Belém-Brasília, em frente à Campo de Boi, de propriedade daquele empresário.

    Qual é a questão? Esse tipo de desocupação tem que ser feita com a cautela que o caso requer, sob o comando da Polícia Militar, porque envolve crianças, famílias, mulheres, idosos que estão naquela ocupação há três anos.

    Portanto, a gente exige do Governo do Estado, o Governador Jatene, que dê um comando à Polícia Militar para que faça...

(Soa a campainha.)

    O SR. PAULO ROCHA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PA) – ...essa desocupação com a devida cautela ou que busque soluções, como tem ocorrido em outros casos de desapropriação, para poder atender à questão agrária no nosso Estado. A gente faz esse apelo publicamente para que não se repitam as tragédias costumeiras quando acontece esse tipo de desocupação. E a reação é justa dos ocupantes daquela fazenda.

    É isso, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/03/2018 - Página 67