Fala da Presidência durante a 29ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Anúncio da abertura do Fórum Mundial da Água, em Brasília.

Autor
Jorge Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Jorge Ney Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
MEIO AMBIENTE:
  • Anúncio da abertura do Fórum Mundial da Água, em Brasília.
Publicação
Publicação no DSF de 20/03/2018 - Página 9
Assunto
Outros > MEIO AMBIENTE
Indexação
  • ANUNCIO, ABERTURA, FORUM, AMBITO INTERNACIONAL, AGUA.

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) – Eu queria, cumprimentando a todos e todas que nos acompanham pela Rádio e TV Senado, dizer que hoje nós estamos aqui tendo a abertura oficial do Fórum Mundial da Água. Eu estava desde cedo nessa abertura. No fim de semana, participei, lá na UnB, do fórum alternativo. Quero cumprir a todos da sociedade civil que os fazem – são dois fóruns –, e amanhã nós vamos ter o nosso evento parlamentar, um fórum, a partir das 9 horas. E o Senador Paim, a Senadora Vanessa Grazziotin, que está aqui, a Senadora Regina Sousa, todos nós estamos com o propósito de trabalhar essa questão tão fundamental, que é a questão da água.

    O Brasil sedia o grande debate mundial, Senador Paim. Trata-se do 8º Fórum Mundial, a primeira vez que ocorre no hemisfério sul.

    Eu só lamento – eu acabei de vir lá do Itamaraty – a. pouca presença de líderes mundiais. Eu não sei se é o prestígio do Brasil que diminuiu mundo afora – não quero fazer juízo sobre o Governo. Estou aqui na Presidência do Senado –, mas é muito ruim ver um tema que é sinônimo de vida ou de morte como a água e, na hora em que nós temos o 8º Fórum Mundial, nós termos uma baixíssima – eu diria até quase... Insignificante eu não diria, porque alguns poucos vieram, pelo menos uns seis chefes de Estado, mas é lamentável, porque esse é um tema que diz respeito ao interesse da vida no Planeta, como nós temos falado. E o Brasil sediar este evento, que está até muito bem organizado, diga-se de passagem... O Conselho Mundial da Água e o Governador do Distrito Federal fizeram um grande trabalho – os próprios responsáveis –, mas é lamentável que um tema dessa importância...

    Eu participei de um debate ontem, domingo, no Ministério Público Federal, um colóquio promovido pelo Judiciário e pelo Ministério Público Federal com Parlamentares. Foi muito bom, muito importante, mas confesso que fico me perguntando o que é que está acontecendo para, num tema como esse, que diz respeito à vida, com quase, Senador Paim, 1 bilhão de pessoas no mundo que não têm água, que não têm acesso à água, 2 bilhões que não têm acesso ou que não têm saneamento básico, na hora em que o mundo inteiro tem oportunidade de debater, os líderes não vêm ao Brasil. Talvez sejam esses tempos terríveis que o Brasil está vivendo, que nem mesmo num tema tão importante como esse a gente atrai as lideranças mundiais, para voltarem aqui. Eles, que já vieram em tantos outros eventos no passado, agora parece que se negam a vir.

    Com a palavra V. Exª, Senador Paulo Paim.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/03/2018 - Página 9