Discurso durante a 30ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação com a criação da Universidade Federal de Rondonópolis (MT).

Autor
Wellington Fagundes (PR - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Wellington Antonio Fagundes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO:
  • Satisfação com a criação da Universidade Federal de Rondonópolis (MT).
Publicação
Publicação no DSF de 21/03/2018 - Página 110
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO
Indexação
  • ELOGIO, SANÇÃO PRESIDENCIAL, AUTORIA, MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPUBLICA, OBJETO, CRIAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL, RONDONOPOLIS (MT), AGRADECIMENTO, PARTICIPANTE, PROJETO, IMPLANTAÇÃO, CAMPUS UNIVERSITARIO, RESULTADO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, ESTADO DE MATO GROSSO (MT).

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Moderador/PR - MT. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Eu quero agradecer à Senadora Fátima Bezerra, ao Senador Hélio e a todos que assistem à TV Senado e que nos ouvem pela Rádio Senado e por todos os meios de comunicação desta Casa.

    Eu quero aqui, Srª Presidente, trazer a emoção deste momento, por ocupar a tribuna com um sentimento de muita alegria e satisfação. E essa alegria, essa satisfação, Srª Presidente, é exatamente porque acabei de receber, agora há pouco, da Presidência da República, a informação de que o Presidente Michel Temer acaba de assinar a sanção do nosso sonho, que é a criação da universidade federal da minha cidade, cidade de Rondonópolis.

    Por isso, eu trago aqui essa nossa felicidade. Como filho de Rondonópolis, segunda cidade mais importante de Mato Grosso, eu quero aqui dizer que me sinto também, claro, extremamente emocionado. A criação dessa universidade, sem dúvida alguma, é uma das conquistas mais importantes dos últimos tempos de toda a comunidade rondonopolitana – e claro, da região sul e sudeste de Mato Grosso –, afinal, foram dez anos de sonhos e lutas permanentes.

    Quero cumprimentar todos que contribuíram para essa grande conquista. Quero começar pela Profª Analy Polizel, que está aqui presente, Pró-Reitora acadêmica do campus de Rondonópolis, que nos honra com sua presença. À professora Analy, eu quero dizer que todos nós sabemos da sua felicidade e da felicidade de todos aqueles que trabalharam por este momento. Por isso, eu quero aqui agradecer também a todo o Comitê Pró-UFR, atualmente coordenado pela Profª Andréa Santos e, junto com ela, lado a lado, às Profªs Lindalva Novaes, que é minha conterrânea, também de Rondonópolis, amiga de infância, e Antônia Marília, uma lutadora daquele campus, que sempre também me incentivou muito nas lutas e nas labutas políticas.

    Quero aqui ressaltar também o entusiasmo do Prof. Antônio Gonçalves, "Tati", que nos deixou no ano passado, mas com o legado da persistência pela aprovação deste projeto. Da mesma forma, à Profª Soraia Miranda de Lima, também in memoriam.

    Quero aqui deixar os meus agradecimentos às professoras e professores, a começar pela Cecília Fukiko Kamei Kimura; Rosevaldo de Oliveira; Heinstein Frederich Leal Santos; Paulo Isaac; Javert Melo, claro, em nome de todos, eu gostaria aqui de poder citar todos.

    Faço também um agradecimento muito especial ao ex-Reitor Paulo Speller, que é atual Secretário-Geral da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura. Como reitor e, posteriormente, como Secretário do Ministério da Educação, jamais faltou com o empenho para ver esse projeto tramitando. Por muitas, inúmeras vezes, estivemos em audiência com os Ministros para tratar desse assunto. Ele, como Reitor da Universidade Federal também, sempre esteve presente nos apoiando para que chegássemos a este momento.

    Quero aqui, da mesma forma, agradecer às Reitoras que vieram posteriormente: Maria Lúcia Cavalli Neder, que sempre também lutou bastante e, com entusiasmo nas audiências que fazíamos, sempre acreditando e persistindo nessa luta; e também à atual Reitora Myrian Serra, que teve problemas de saúde, mas, mesmo adoentada, sempre colocando palavras de incentivo. Por isso, quero trazer os meus sinceros agradecimentos a esses reitores e também a todos os seus companheiros de reitoria, aos companheiros adjuntos, enfim, a toda a reitoria desses três mandatos.

    Não posso deixar de expressar ainda – aí, Senadora Fátima Bezerra, acho que todos nós temos que ser justos – meu agradecimento à Presidente Dilma Rousseff, porque foram muitas reuniões e audiências para que fossem viabilizados os encaminhamentos necessários até o encaminhamento do projeto de lei que cria a Universidade Federal. Aí é importante falar também do Ministro Mercadante, que, em várias audiências, esteve lá nos atendendo para que pudéssemos ter o envio do projeto de lei, que tem que ser de iniciativa do Poder Executivo.

    Eu fiz um projeto de lei indicando a criação da Universidade Federal de Rondonópolis há alguns anos, ainda como Deputado Federal, mas é claro que a iniciativa do Executivo, através da Presidente Dilma, tem que ser aqui muito bem colocada e reconhecida.

     Também quero aqui agradecer aos Parlamentares da Bancada Federal e Estadual de Mato Grosso, que jamais deixaram de lado essa luta. Eu quero aqui cumprimentar especialmente o Deputado Carlos Bezerra, pela sua experiência de vida, por todos os mandatos como Deputado Federal, como prefeito da nossa cidade, como governador, Senador da República e hoje como Deputado Federal, e que é um símbolo de todos nós, políticos do Estado de Mato Grosso. Aí, em nome dele, também o Adilton Sachetti, que foi prefeito de Rondonópolis e que é hoje Deputado Federal. São todos representantes da minha cidade, além do Deputado Valtenir Pereira, que é nascido numa cidade vizinha a Rondonópolis, Juscimeira, da comunidade de São Lourenço de Fátima, em que havia o convento das freiras, onde todas as minhas irmãs tiveram a oportunidade de estudar. Valtenir também sempre lutou conosco. Além do Senador Blairo Maggi, que, como Senador da República aqui, várias vezes, estivemos falando e ele também defendendo esse projeto. E hoje, com certeza – já conversei com ele há poucos dias –, ainda terá a oportunidade de, como Ministro da Agricultura, alocar recursos para que a gente possa preparar esse campo.

    Permita-me ainda destacar o empenho de todos os últimos prefeitos: Percival Muniz, Ananias Filho e José Carlos do Pátio, que é o atual prefeito. E quero lembrar também o meu companheiro, amigo, Deputado, ex-prefeito e prefeito de Rondonópolis, que foi o primeiro prefeito a começar a infraestrutura no campus, fazendo o asfaltamento do acesso do pátio daquela escola, Herminio Barreto. Também destaco o Deputado Sebastião Rezende e a ex-Deputada Federal, hoje Secretária do Ministério do Turismo, que tenho certeza que poderá nos ajudar no campus, Deputada Teté Bezerra.

    Quero também destacar o Prof. Manuel Mota...

    Eu falei o nome desses Parlamentares que são de Rondonópolis, mas em nome de toda a Bancada. Toda bancada sempre esteve nos apoiando.

    Eu quero destacar ainda o Prof. Manoel Mota, meu suplente, que tem relevantes trabalhos na área social e educacional, aposentado da Universidade Federal, mas sempre presente nessa luta.

    Cito ainda o empenho das entidades de classe e clubes de serviço de Rondonópolis alinhados nessa luta, integrando o comitê pró-UFR. Estiveram conosco nessa caminhada Gastão de Matos, da Maçonaria; Valdir Andreatto, da Associação Comercial e Industrial de Rondonópolis, que eu tive a honra de presidir, ainda jovem, logo depois de formado, implantando os meus negócios em Rondonópolis. Com 23 anos, tive oportunidade de ser presidente daquela associação, já começando a luta pela universidade, pela estruturação do campus da universidade, principalmente na implantação, naquela época, do curso de medicina veterinária.

    Quero agradecer aqui ao Ivaldi da Silva Nascimento, do Rotary Club, e Miguel Mendes, da Associação dos Transportadores de Carga (ATC). E eu cito esse nome em nome de todos os clubes, de todas as pessoas que compõem essas entidades. Todos indistintamente empunharam a bandeira da criação dessa universidade.

    Cumprimento também os vereadores que estiveram conosco nessa honrosa missão. No dia em que concluímos aqui o processo legislativo, estiveram aqui o Silvio Negri, também professor da Universidade, Thiago Silva, além do Presidente da Câmara Municipal, Vereador Rodrigo Lugli. Em nome deles, eu quero agradecer a todos os vereadores, tanto os que hoje têm mandato como também tantos vereadores que passaram por essa câmara de vereadores e que apoiaram eventos, como o que aconteceu lá na Praça Brasil, um grande evento, com a orquestra sinfônica da universidade, quando lançamos de forma pública essa luta.

    Quero aqui também agradecer a toda a imprensa da minha cidade: jornais, sites, emissoras de rádios, emissoras de televisão, todos sempre engajados nessa luta. Aqui eu agradeço à imprensa, em nome principalmente do jornal A Tribuna, um jornal tradicional, de família tradicional, em nome do Samuel Logrado, toda família Logrado e também da Rádio Clube de Rondonópolis. E aqui eu quero lembrar do nome do Antônio Carlos, que faleceu há pouco tempo, que sempre foi um incentivador e lutador por essa causa.

    Quero aqui também, nesse agradecimento, dizer que, quando da aprovação do projeto da criação da UFR pelo Conselho da UFMT até os dias de hoje, já se passou muito tempo, mas todos tiveram importância exatamente na divulgação e principalmente na motivação de todos para que pudéssemos estar aqui nessa luta. Portanto, uma luta de todos; não de um, dois, de um grupo ou de meia dúzia: uma vitória coletiva.

    Por isso, eu quero aqui expressar os meus agradecimentos, em nome do povo de Rondonópolis, à Senadora Lúcia Vânia, Presidente da Comissão de Educação, que me designou Relator desse projeto aqui no Senado. Ela, que é de Goiás, também teve uma luta muito grande pela criação das duas universidades do Estado de Goiás.

    Quero agradecer ao Senador Anastasia, que presidiu aquela sessão da Comissão de Educação e, claro, também agradecer aqui ao Presidente Eunício, que colocou o projeto... O projeto chegou aqui da Câmara dos Deputados e, tão logo chegou, ultimou-o e, voltando aos nossos trabalhos legislativos, ele já designou a comissão e, claro, como fui Relator na comissão, também me designando como Relator aqui no Plenário. Então, eu agradeço ao Senador Eunício, principalmente por isto ser, digamos, quase algo inédito nesta Casa: votamos na Comissão de Educação de manhã, e, por volta de 20h, 21h, o Presidente Eunício já colocava em apreciação no plenário do Senado da República.

    Com certeza, a história da UFR saberá reconhecer a luta e o esforço de cada um.

    Por isso, Srª Presidente, a Universidade Federal de Rondonópolis chega vencendo poderosas malhas burocráticas, diante das quais resta criarmos uma nova orientação legislativa, para que possamos ajudar a induzir a expansão do ensino e também do conhecimento.

    Rondonópolis já merecia essa universidade há muito tempo. De qualquer forma, com obstinação, tiramos esse projeto do papel. Nossa Rondonópolis está entre as cidades que mais crescem no Brasil. É o segundo maior Produto Interno Bruto de Mato Grosso, resultado da disseminação de tecnologia e da gestão empresarial no campo, o que lhe proporciona dinamismo econômico e competitividade no setor do agronegócio e, claro, também, principalmente, da agroindústria e dos serviços, como cidade polo de uma vasta região. É um polo de produção que contribui para fazer de Mato Grosso o campeão nacional de produção de soja, algodão e carne, além de milho, sorgo, cana-de-açúcar, enfim, tantos outros produtos da produção agropecuária.

    Como é uma região que se destaca pelo agronegócio e pela agricultura familiar, será importantíssima a contribuição dessa universidade, com a oferta sistemática de uma formação focada nas carências profissionais da nossa região. Com a criação da Universidade Federal de Rondonópolis, almeja-se o atendimento das necessidades sociais e regionais, como, por exemplo, a acessibilidade da população à educação de nível superior numa vasta região que contempla 18 Municípios. E é muito mais do que isso, além da formação, da pesquisa e da extensão. Há o trabalho, inclusive, já destacado da universidade federal no campus de Rondonópolis, através do curso da terceira idade, propiciando às donas de casa o conhecimento da lida e da economia doméstica, propiciando também às senhoras de idade, principalmente, o conhecimento de como ter uma melhor terceira idade, como melhor curtir a vida. Esse programa é um programa de sucesso. Inclusive, tive a oportunidade, como Deputado Federal, de colocar recursos para construirmos o Centro da Terceira Idade dentro do campus da universidade federal e depois, inclusive, fora da universidade, como outro grande centro de apoio à terceira idade do nosso Município.

    Aí eu quero também aqui registrar que a nossa cidade, Rondonópolis, é líder de 18 Municípios, que comemoram juntos essa conquista e que eu quero citar: Primavera do Leste, Campo Verde, Tesouro, Guiratinga, Poxoréu, Dom Aquino, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Pedra Preta, São José do Povo, Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari e São Pedro da Cipa. Aí vamos incluir Paranatinga e Santo Antônio do Leste. E eu quero citar aqui, em nome de todos esses prefeitos, o Prefeito Alexandre Russi, que é o Presidente do consórcio de desenvolvimento regional. Já tivemos reuniões, na semana passada, com o Prefeito Alexandre liderando esse trabalho de apoio à universidade. E vamos trabalhar em conjunto com os prefeitos para que possamos ter uma universidade integrada, para promover o desenvolvimento de toda a região.

    Com a UFR, busca-se também a relação recíproca entre o desenvolvimento social e econômico e o acesso à educação por toda a sociedade, como também a inter-relação entre ensino, pesquisa e extensão no contexto cultural, socioambiental, econômico e político da região e, por fim, claro, o fortalecimento da política de interiorização e democratização do ensino superior.

    Criada a universidade com a sanção presidencial agora há pouco – que vai ser publicada amanhã no Diário Oficial da União; portanto, essa assinatura é um ato pelo qual, amanhã, com a publicação, claro, teremos a oficialização para todo o Brasil –, vamos buscar agora a sua consolidação de forma diferenciada, com a participação efetiva da sociedade organizada, que terá um papel preponderante com participação no conselho diretor, que é composto por representantes da universidade, entes políticos como prefeituras e câmaras de vereadores, representantes da sociedade civil organizada e, claro – por isso, aqui eu citei também –, o consórcio regional de desenvolvimento, representando os prefeitos.

    Já temos acordado com toda a sociedade da região sul e sudeste de Mato Grosso a realização de um seminário, marcado e já aprovado na Comissão de Educação do Senado, agora para o dia 13 de abril, exatamente para podermos refletir sobre a universidade que nós queremos para a nossa região e com qual vocação ela se apresentará aos desafios que a sociedade espera superados. Vamos reunir especialistas que vão ajudar nesse direcionamento e também na definição de um modelo de participação de toda a sociedade.

    Reputo como importante se discutir de que forma vamos concretizar a criação dessa universidade, buscando os recursos necessários para seu desenvolvimento, não permitindo descontinuidades que tanto prejudicam o ente público. Inclusive, como Líder do Bloco Moderador, já tive oportunidade de fazer a minha indicação para que eu possa estar presente também na Comissão Mista de Orçamento, porque será fundamental, exatamente, já discutirmos o Orçamento do ano que vem para incluir na proposta, principalmente na peça orçamentária, no Orçamento a ser aprovado, a inclusão da nossa Universidade Federal de Rondonópolis.

    Por isso, eu quero aqui dizer aos acadêmicos, pais, mestres e tutores que quero reafirmar ainda que, acima de tudo, vamos trabalhar para construir uma nova universidade como sonhamos e pela qual lutamos tanto, mas fundamentalmente uma universidade que traga o desenvolvimento socioeconômico e ambiental para a região, que participe das atividades de desenvolvimento do Município, da melhoria de vida da população...

(Soa a campainha.)

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Moderador/PR - MT) – ... e da formação política de nossos futuros líderes, preparando as novas gerações para os desafios que o desenvolvimento sugere.

    Agora neste momento, Pró-Reitora Analy, nós estamos aqui com um grande evento acontecendo em Brasília, que é o 8º Fórum Mundial da Água. Discutir esse líquido imprescindível à nossa vida é fundamental, e a universidade, com certeza, tem esse papel. Lá, hoje, nesse debate, eu pude dizer exatamente que Rondonópolis, que Mato Grosso detém um potencial agroambiental muito forte. Nós queremos promover o desenvolvimento, mas o Pantanal é Patrimônio da Humanidade, é o maior manancial de água do mundo. Tudo isso será papel da futura Universidade Federal de Rondonópolis, que está praticamente colada no Pantanal. Nós até pensamos em outros...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Moderador/PR - MT) – ... nomes. (Fora do microfone.)

    Pensamos que essa nossa universidade poderia ter o nome de Universidade do Pantanal, mas, por sugestões, enfim, decidimos que fosse Universidade Federal de Rondonópolis, com toda essa vocação, é claro, do desenvolvimento, principalmente do desenvolvimento sustentável, respeitando o meio ambiente.

    Por isso, Srª Presidente, como bem expressa o conceito filosófico, o capital da universidade é o cérebro, e o papel da universidade é, sem dúvida, desenvolvê-lo.

    Sempre tenho dito que uma obra física é muito importante para o desenvolvimento de uma cidade, de uma região: uma estrada, a pavimentação de uma rodovia – tenho lutado tanto aqui por essa questão da infraestrutura da nossa região e do nosso País como Presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transporte e Armazenagem –, uma ponte, a construção de um centro de convenções. Enfim, essas são obras que valem muito para a sociedade...

(Soa a campainha.)

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Moderador/PR - MT) – ... e para a valorização do cidadão. Porém, nada pode ser maior, mais engrandecedor que proclamar o futuro, como é a criação de uma universidade pública, o centro do conhecimento.

    Com esse ato do Presidente Temer – eu quero aqui agradecer de forma especial ao Presidente – é que se dá o efetivo passo para consolidar, de forma objetiva, o desenvolvimento de mentes criativas e, é claro, vocacionadas para ajudar a resolver os problemas do futuro da sociedade e também da humanidade.

    Senadora Fátima Bezerra, encerro aqui o meu pronunciamento, agradecendo a tolerância de V. Exª e falando do meu entusiasmo. Agradeço a V. Exª, que, como membro da Comissão de Educação do Senado, teve uma participação efetiva não só com seu apoio à tramitação desse projeto, mas também...

(Soa a campainha.)

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Moderador/PR - MT) – ... com seu voto e sua defesa para a criação da nossa Universidade Federal de Rondonópolis.

    Analy, com certeza, valeu a pena sua presença aqui em nome de todos aqueles que compõem a Universidade Federal de Rondonópolis.

    A SRª PRESIDENTE (Fátima Bezerra. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – Senador Wellington, antes de V. Exª assumir a Presidência dos trabalhos para que eu possa fazer uso da tribuna, eu quero compartilhar deste momento tão bonito na sua vida. V. Exª, durante o tempo todo, falou de forma emocionada, porque V. Exª sabe claramente o valor que tem essa conquista para a juventude de Mato Grosso – um sonho sonhado por muitos que foi abraçado. Quero também destacar a justeza de V. Exª, que, além de agradecer ao Governo Federal, que está sancionando o projeto de lei aprovado por nós que cria a Universidade Federal de Rondonópolis, não se esqueceu aqui de fazer justiça e de dizer que quem mandou esse projeto de lei para o Congresso Nacional foi a Presidenta Dilma Rousseff, fruto da luta de vocês. Permita-me fazer esse registro. Eu fico muito feliz. Afinal de contas, não há como apagar, negar o legado dos governos do PT, de Lula e Dilma, na área de educação, na expansão extraordinária que nós vivenciamos durante esse último período.

    Só para se ter uma ideia, com essas três novas universidades, nós vamos para 65 universidades. Rondonópolis, Jataí e Delta do Parnaíba já estão com os projetos de lei aprovados. Há mais dois também...

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Moderador/PR - MT. Fora do microfone.) – Catalão também, que foi iniciativa da Presidenta.

    A SRª PRESIDENTE (Fátima Bezerra. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – Com certeza.

    Há mais dois projetos de lei de iniciativa da Presidenta Dilma que estão para ser aprovados aqui.

    O fato é que, com essas cinco novas universidades instaladas, criadas, o Brasil passará a ter 68 universidades, das quais 23 foram iniciativas dos governos Lula e Dilma em um período de 13 anos. Isso é uma verdadeira revolução, se considerarmos ainda o déficit de escolarização da nossa juventude, de 19 a 24 anos, fora das nossas universidades. Então, quero aqui só isto, Senador: compartilhar com você e aqui com as professoras, ou seja, dizer da minha alegria, porque esse é o legado dos governos do PT. Se Dilma não tivesse enviado esse projeto de lei para cá, hoje V. Exª não estaria aqui nesta tribuna celebrando essa importante conquista que o povo do Mato Grosso, especialmente a juventude do Mato Grosso, conquista neste exato momento. Isso nos enche o coração de esperanças, Senador Wellington Fagundes, porque abrir escolas, universidades significa avançarmos rumo à cidadania do nosso povo. Então, através de você, permita-me, na condição de professora, compartilhar isso com os professores e professoras, com os servidores da Universidade Federal de Mato Grosso e, especialmente, repito, com a juventude que será a grande beneficiária de mais essa conquista extraordinária que Mato Grosso do Sul consegue neste exato momento.

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Moderador/PR - MT. Fora do microfone.) – Mato Grosso.

    A SRª PRESIDENTE (Fátima Bezerra. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – Mato Grosso, aliás.

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Moderador/PR - MT. Fora do microfone.) – Senadora Fátima, inclusive, há um ditado que é muito claro: ninguém faz nada sozinho...

(Soa a campainha.)

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Moderador/PR - MT) – Há um ditado que diz que ninguém faz nada sozinho. Eu quero aqui também agradecer à minha equipe, por meio do Arthur, que é o Chefe de Gabinete, e também a toda a equipe que está aqui. Vou ter a oportunidade, daqui a pouco... E vou pedir à Mariza que aqui está, representando a nossa equipe, mas há outras pessoas que estiveram com ela, lutando... Então, Arthur, em seu nome, como Chefe de Gabinete, quero aqui agradecer por esse trabalho, porque não foi fácil. Com certeza, tivemos muita, muita, muita luta. Por isso, em nome de toda a minha equipe, aqueles lá de Mato Grosso também, enfim, todos que trabalharam para que pudéssemos chegar a este momento...

    Com honra, assumo a Presidência, Senadora Fátima Bezerra, para que V. Exª possa fazer o seu pronunciamento.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/03/2018 - Página 110