Discurso durante a 36ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Elogio a Michel Temer, Presidente da República, pela assinatura de texto que autoriza a construção de uma nova ponte sobre o Rio Paraguai, que irá compor o Corredor Bioceânico.

Autor
Waldemir Moka (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Waldemir Moka Miranda de Britto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL:
  • Elogio a Michel Temer, Presidente da República, pela assinatura de texto que autoriza a construção de uma nova ponte sobre o Rio Paraguai, que irá compor o Corredor Bioceânico.
Publicação
Publicação no DSF de 29/03/2018 - Página 10
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL
Indexação
  • ELOGIO, MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MOTIVO, ASSINATURA, ACORDO INTERNACIONAL, BRASIL, PARAGUAI, ARGENTINA, CHILE, CONSTRUÇÃO, PONTE, RIO PARAGUAI, MUNICIPIO, PORTO MURTINHO (MS), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), POSSIBILIDADE, CORREDOR DE EXPORTAÇÃO, LIGAÇÃO, OCEANO PACIFICO, OCEANO ATLANTICO.

    O SR. WALDEMIR MOKA (PMDB - MS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Meu caro Presidente Antonio Carlos Valadares, primeiro, seja bem-vindo. É o seu retorno à nossa Casa. V. Exª, que é um Senador que tem autoridade moral, um Senador exemplo desta Casa. Eu saúdo a volta do amigo, ao mesmo tempo em que quero dizer que o seu suplente que aqui esteve honrou a sua condição de seu substituto. Grande companheiro, um bom Parlamentar, e que emocionou a todos nós aqui na sua despedida.

    O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Valadares. Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - SE) – Senador Elber Batalha.

    O SR. WALDEMIR MOKA (PMDB - MS) – Senador Elber Batalha.

    E eu tive o prazer aqui de conviver e vi a emoção dele quando conseguiu aprovar, na Comissão de Constituição e Justiça, um projeto de lei. Isso é raro, não é? Entrar como suplente e, em pouco tempo, aprovar um projeto de lei. Então, diga ao Elber que ele deixou uma ótima impressão aqui no Senado.

    Sr. Presidente, o que me traz à tribuna é – e V. Exª deve ter aí. Está na pauta –, na verdade, um texto que foi assinado pelo Presidente Temer, pelo Presidente do Paraguai, pelo Presidente da Argentina e pelo Presidente do Chile, no sentido de que a gente possa fazer o chamado Corredor Bioceânico. E esse Corredor Bioceânico precisa de uma ponte sobre o Rio Paraguai. Essa ponte é uma ponte internacional, e os Presidentes assinaram, em conjunto, um texto que a autoriza. E, na verdade, autoriza também o Corredor, que passa por todos esses países.

    Para nós, de Mato Grosso do Sul, a cidade onde vai ser construída a ponte é Porto Murtinho. Aliás, eu tenho uma ligação muito grande. Embora seja nascido em Bela Vista, eu tenho uma ligação muito forte com Porto Murtinho.

    Isso representa, para Porto Murtinho, na verdade, uma injeção na sua economia, na sua movimentação financeira, porque toda soja hoje produzida, eu imagino, abaixo de Rondonópolis e em toda a região da Grande Maracaju, a produção de Mato Grosso do Sul, não será agora transportada por via fluvial. A ponte é para que a gente possa, em atravessando o Rio Paraguai, ir a Carmelo Peralta, já no Paraguai, e fazer todo o trajeto até os portos, no norte do Chile, de Antofogasta e Iquique. Isso é um sonho de muitos anos lá, em Porto Murtinho, e em toda a região.

    E eu quero dizer a V. Exª que, se isso se tornar realidade eu penso que não tem mais... A Bancada federal de Mato Grosso do Sul colocou como emenda positiva os recursos para o Brasil, que só tem um único investimento a fazer, a metade de uma ponte, porque a outra metade o Paraguai se propõe a fazer.

    Veja V. Exª como é muito pequeno o investimento para um fato muito importante: o Brasil ter acesso ao Pacífico, economizando, se fosse pelo mar, 10 mil milhas marítimas. Isso significa que os nossos produtos chegarão ao continente asiático com preços muito competitivos, e isso, sem dúvida nenhuma, vai representar um avanço muito grande.

    Existem outras alternativas. Eu estive recentemente também em Ponta Porã, mas lá seria um porto seco. E, depois, iria para Concepción. Eu não sei, mas uma obra ou um trajeto não conflita com o outro.

    Então, nós, do Mato Grosso do Sul, queremos agradecer, e eu agradeço aqui ao Ministro-Chefe das Relações Exteriores, nosso colega, Senador Aloysio, que prontamente identificou, colocou o Ministro Parkinson à frente disso, que fez um grande trabalho. Eu estive pessoalmente com o Ministro Parkinson em Assunção, tratando desse assunto. Estive reunido aqui com o Embaixador do Chile, estive reunido com o Embaixador do Paraguai... Eu acho que agora estamos caminhando para o ponto final.

    Eu não sei se nós vamos ter oportunidade, ainda nesta sessão, de votar esse texto, mas, de qualquer forma, eu queria deixar isso registrado.

    E quero fazer justiça também à Comissão de Relações Exteriores. Esse projeto, essa autorização, esteve por muitos meses na Câmara dos Deputados, e, aqui no Senado, em uma semana, o Presidente Collor designou o eminente Senador Pedro Chaves, que é do Estado de Mato Grosso do Sul, que, em uma semana, fez o relatório e conseguiu aprovar, na Comissão de Relações Exteriores, essa autorização, de modo que, agora, esse texto só precisa da aprovação do Plenário, para que possa seguir para a sanção presidencial.

    Então, eu acho que, com isso, a parte da burocracia está resolvida. O que nós temos de fazer agora é iniciar a ponte sobre o Rio Paraguai, enquanto o Paraguai avança com o asfalto, chegando até Carmelo Peralta. Daí, nós vamos ter o trânsito até os portos do norte do Chile, como eu já disse.

    Eu quero agradecer a V. Exª e dizer que nós, do Mato Grosso do Sul, aguardamos com muita ansiedade que essa ponte sobre o Rio Paraguai possa acontecer o mais breve possível.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/03/2018 - Página 10