Pela Liderança durante a 36ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Exposição da atual situação da mobilidade urbana na cidade de Recife.

Registro da filiação de Henrique Meirelles ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Autor
Fernando Bezerra Coelho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PE)
Nome completo: Fernando Bezerra de Souza Coelho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
TRABALHO:
  • Exposição da atual situação da mobilidade urbana na cidade de Recife.
ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS:
  • Registro da filiação de Henrique Meirelles ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Publicação
Publicação no DSF de 29/03/2018 - Página 25
Assuntos
Outros > TRABALHO
Outros > ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS
Indexação
  • APREENSÃO, SITUAÇÃO, MOBILIDADE URBANA, TRANSPORTE, MUNICIPIO, RECIFE (PE), ESTADO DE PERNAMBUCO (PE).
  • REGISTRO, FILIAÇÃO, HENRIQUE MEIRELLES, PARTIDO POLITICO, MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (MDB), ELOGIO, ATUAÇÃO, MINISTRO, ECONOMIA.

    O SR. FERNANDO BEZERRA COELHO (PMDB - PE. Como Líder. Sem revisão do orador.) – Muito obrigado, Sr. Presidente.

    Venho hoje a esta tribuna para tratar de problema que aflige os cidadãos de praticamente todas as grandes cidades brasileiras, mas que, no caso de Recife, assume contornos dramáticos: a mobilidade urbana.

    Recife recebeu, pelo segundo ano seguido, o triste título de trânsito mais lento do País, em pesquisa realizada entre as dez maiores cidades brasileiras, superando metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro.

    Segundo o Índice 99 de Tempo de Viagem (ITV 99), aplicativo de transporte urbano utilizado como termômetro dos congestionamentos, nos horários de pico – de 7h às 10h, pela manhã, e de 17h às 20h durante a noite –, os percursos na cidade levam em média 77% mais tempo do que em horários de tráfego livre. Enquanto Recife atingiu a marca de 77%, em São Paulo e no Rio de Janeiro, cidades bem maiores, o acréscimo de tempo foi de 69%.

    Entre os destaques negativos estão o bairro de Dois Unidos, na Zona Norte da nossa capital, o trecho da BR-408, nas imediações da Arena Pernambuco, a saída de Recife pela rodovia BR-232, no Curado, além de áreas centrais como os bairros da Ilha do Leite, Derby, Coelhos e Boa Vista.

    Ilustrativamente, Sr. Presidente, pode ser citado o tráfego da Via Mangue, importante saída da Zona Sul do Recife, alvo de polêmica, porque os motoristas de carro viram o tempo de viagem triplicar depois da implantação da Faixa Azul na Avenida Antônio de Goes, no Pina. Se houvesse uma rede semaforizada mais moderna, com controle de tráfego em tempo real, os especialistas acreditam que poderia haver um ganho imediato de 15% a 20% na fluidez do trânsito naquela região.

    Além dessa constatação da escassez de investimento em mobilidade, o pouco que se investe investe-se mal.

    Nesse quadro preocupante da mobilidade urbana da capital do Estado de Pernambuco, toda a população sofre e paga um preço alto, seja o trabalhador, seja o estudante, a dona de casa, o empresário. A rotina de trabalho torna-se mais cansativa com o tempo ocioso gasto em congestionamentos, saindo-se mais cedo de casa e retornando-se mais tarde, subtraindo-se horas de convívio familiar, descanso e lazer. Gasta-se mais com combustível, aumenta a poluição. Perde-se para outras capitais na cada vez mais acirrada disputa por competitividade, pois o setor produtivo não nos deixa esquecer de que tempo é dinheiro. O cidadão vê o dinheiro dos impostos sendo mal aplicado em área tão sensível à qualidade de vida.

    Seja na mobilidade urbana, seja no crescimento econômico, na geração de emprego, a população enxerga e sente na pele que tanto Recife como o Estado de Pernambuco vão ficando para trás, vão perdendo o dinamismo, o protagonismo regional de que desfrutávamos há alguns anos.

    Mas quero deixar aqui uma palavra de esperança. Quero firmar minha convicção de que podemos mudar esse cenário e estou certo de que Pernambuco quer mudar. Essa mudança vai acontecer com muito trabalho, competência e seriedade. Por isso, renovo o meu compromisso com essa empreitada.

    Sr. Presidente, para concluir, gostaria de registrar aqui a decisão do Ministro Henrique Meirelles de se filiar ao partido do Movimento Democrático Brasileiro, o MDB. Na realidade, isso coloca o MDB no jogo da sucessão presidencial.

(Soa a campainha.)

    O SR. FERNANDO BEZERRA COELHO (PMDB - PE) – O Ministro Henrique Meirelles é o grande condutor de uma política econômica que vem trazendo resultados importantíssimos para a sociedade brasileira: a inflação abaixo de 3%, os juros da Selic no menor patamar da sua história, o crescimento econômico recuperado com projeção de crescimento de 3% e, sobretudo, o emprego.

    Quanto ao emprego, nos primeiros meses de janeiro e fevereiro, já há mais de 130 mil contratos formais de emprego, apontando-se para a geração de mais de um milhão de empregos formais neste ano.

    No ano passado, o Brasil gerou algo em torno de um 1,6 milhão de novos postos de trabalho. A maior parte foram empregos informais, apenas 400 mil empregos formais. Mas neste ano vão ser duas vezes e meia a mais, e vai haver um volume total de contratos de trabalho de mais de 2,5 milhões.

    Portanto, é com muita alegria...

(Soa a campainha.)

    O SR. FERNANDO BEZERRA COELHO (PMDB - PE) – ... é com muita confiança, com muito entusiasmo que a gente quer aqui registrar a decisão do Ministro da Fazenda de se filiar ao MDB, para colocar o seu nome à disposição do nosso Partido, para que ele possa construir – quem sabe? – ou a candidatura à eleição do atual Presidente Temer, compondo como um candidato à Vice-Presidência da República ou até mesmo, daqui até julho, quando o Presidente vai se definir pela reeleição ou não, o nome do Ministro Henrique Meirelles ser uma alternativa para que o MDB possa participar da sucessão presidencial.

    Portanto, quero aqui registrar e reconhecer o trabalho exitoso do Ministro da Fazenda à frente da equipe econômica, equipe econômica essa que continua para que a gente possa colher ainda mais resultados ao longo deste ano de 2018.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/03/2018 - Página 25